Acabaram-se as rodinhas. Esta bicicleta para crianças nunca cai

jyrobike

A pensar nos miúdos que estão a aprender a andar de bicicleta, uma empresa norte-americana desenvolveu a Jyrobike, a bicicleta que se equilibra sozinha e elimina a necessidade do uso de rodinhas auxiliares pelas crianças.

A Jyrobike possui um sofisticado mecanismo na roda da frente, alimentado por uma bateria recarregável, que funciona como um giroscópio, fornecendo uma força estabilizadora. É isso que corrige a direcção da bicicleta, mantendo a criança em linha recta, caso ela se desequilibre durante o percurso. Um aviso sonoro alerta para a necessidade de recarregar a bateria.

«Faça bem logo à primeira. Ensine a sua criança a andar de bicicleta numa tarde», é o lema da Jyrobike que, embora ainda não tenha chegado às lojas, já está a ser comercializada online.

Para já, são dois os modelos disponíveis para venda, sendo também possível adquirir apenas a roda com o giroscópio para encaixar numa outra bicicleta. Os preços variam entre os 125 euros e os 300 euros.

 

O conceito original foi desenvolvido por alunos da Thayer School of Engineering, nos Estados Unidos, como parte de um projecto de pós-graduação. O primeiro protótipo foi premiado pelo Break Through Award, um conceituado prémio que distingue projectos inovadores.

Em 2013, o empresário inglês Robert Bodill comprou os direitos e lançou uma campanha de crowdfunding com o intuito de dar continuidade ao projecto, conseguindo arrecadar todo o valor necessário.

CG/ZAP

|  Casal de Arouca faz negócio de broas com as abóboras dos vizinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here