Análise ao LG G3 – terá a LG dado o salto para a frente da corrida?

A LG tem vindo a posicionar-se de forma sólida no segmento de “super smartphones” e agora, com lançamento do LG G3 passou a posicionar-se na pole position do mercado Android. Vamos conhecer o LG G3 mais ao pormenor.

smartphone lg g3

 

A LG pode ainda não ter o glamour e o peso que outras marcas de smartphones apresentam. Os smartphones da LG não possuem o carisma de um iPhone, não são tão valorizados quanto a gama Samsung Galaxy, contudo estão progressivamente a conquistar o seu próprio espaço entre os dispositivos de gama.

No G3 a LG limitou-se a fazer aquilo que tem feito ultimamente: apostou forte no hardware, tornando este modelo um dos mais poderosos da atualidade, como já se antecipava (Recorde a notícia de lançamento http://poweruser.aeiou.pt/noticias/lg-lanca-g3/)

O LG G3 apresenta caraterísticas inovadoras, como a utilização de um sistema laser de autofocus na sua câmara ou a apresentação de um ecrã Quad HD (apenas o Oppo Find 7 já havia apresentado um ecrã QHD).

Outras caraterísticas relevantes incluem: maior poder de processamento, memória aumentada, carregamento wireless, capacidade de armazenamento expansível e bateria removível.

Podemos mesmo afirmar que o LG G3 foi concebido por forma a ir de encontro às principais expectativas da maioria dos utilizadores de smartphones, quebrando tendências como a opção por baterias não amovíveis ou a impossibilidade de utilizar um cartão microSD.

Este dispositivo possui até uma função IR, que lhe permite transformar-se num controlo remoto de televisão.

Vamos analisar mais em pormenor o LG G3.

Design

Com um ecrã de 5.5 polegadas não subsistem dúvidas: este é um smartphone enorme. Apesar do seu grande peso, o G3 pesa apenas 149 gramas. Desta forma, é mais leve do que rivais como o HTC One M8 ou o Sony Xperia Z2, os quais até são um pouco mais pequenos.

Em termos de design, o LG G3 mescla a elegância com o contemporâneo, mas se tivéssemos que escolher uma palavra para definir o visual deste equipamento, então o termo escolhido seria: discreto.

As cores metálicas podem induzir em erro, sugerindo tratar-se de um equipamento metálico, quando na verdade trata-se apenas de plástico. Apesar disto, reconhecemos que a tinta utilizada retira um pouco daquele “toque plástico”.

Pela positiva, temos que referir o facto da capa traseira ser removível, permitindo-nos trocar a bateria e adicionar um cartão MicroSD.

A possibilidade de trocarmos de bateria ou de utilizarmos um cartão para expandir a memória oferece mais liberdade aos utilizadores, permitindo-lhes tirar melhor partido do seu dispositivo.

Apesar da construção em plástico, admitimos que o LG G3 tem um visual premium e é incrivelmente ergonómico, considerando a sua dimensão.

ecrã do lg g3

Ecrã

O ecrã de 5.5 polegadas deste smartphone é um dos seus principais atributos. O ecrã 2560 x 1440 QHD (Quad HD) consegue exibir uns fantásticos 534 pixels por polegada.

Para que possa perceber a verdadeira qualidade deste ecrã, temos que voltar a incorrer na tentação de fazer comparações. O ecrã retina do iPhone 5S tem “apenas” 326 ppi e o Galaxy S5 exibe 432 ppi.

Este ecrã é um LCD IPS, o que significa que os ângulos de visualização são mais do que generosos, incluindo sobre exposição direta do sol.

Para compensar o gasto energético produzido pelo ecrã QHD, a LG inclui algumas melhorias que contribuem para aumentar a eficiência a nível de consumo de energia.

Ainda assim, quando colocamos o brilho no máximo, o consumo energético é considerável.

A bateria de 3,000mAh parece algo insuficiente, principalmente levando em consideração o ecrã QHD. Contudo, como sabemos a “obrigatoriedade” de carregar o dispositivo todos os dias é transversal a todos os equipamentos desta gama.

Hardware

Sendo conhecida a aposta da LG em hardware de ponta, não é de estranhar que o G3 venha equipado com o que de melhor existe no mercado atualmente.

O processador Quadcore Snapdragon 801 corre a 2.5Gh e é auxiliado por 2 GB de memória RAM para a versão de 16 GB e 3 GB de RAM para a de 32 GB.

A versão do Snapdragon 801 que equipa o LG G3 é a mais rápida, sendo a mesma que está presente no Galaxy S5.

Para o utilizador comum, tudo isto significa uma performance fluída e um equipamento capaz de correr os jogos mais exigentes do mercado.

Software

Em termos de software, o LG G3 registrou uma grande evolução. O novo UI da LG é mais contemporâneo, com algumas notas a fazer lembrar o design Apple, tornando assim a navegação mais apelativa.

O centro de notificações é acessível arrastando a partir do topo, tal como acontece com a generalidade dos dispositivos Android.

Uma caraterística de segurança interessante é a inclusão do Knock Code, que permite desbloquear o dispositivo através de uma sequência específica de toques no ecrã.

Também presente está a função KnockOn, que permite ligar ou desligar o ecrã com um toque duplo.

Para tirar melhor partido da dimensão das 5.5 polegada do dispositivo, o G3 tem uma opção de ecrã dividido que permite correr duas aplicações em simultâneo, uma em cima da outra.

O Smart Keyboard da LG é também uma boa inclusão, oferecendo aos utilizadores um teclado mais amigável.

smartphone lg g3 android

Câmara Fotográfica

O LG G3 apresenta uma câmara fotográfica de 13 MP, que se destaca pelas novidades introduzidas.

O aspeto mais interessante desta câmara é o foco de laser automático, capaz de focar em apenas 0.276 segundos. Assim, é possível captar rapidamente uma fotografia tocando apenas no ecrã.

Em termos de captura de vídeo, o G3 consegue filmar a 4k e apresenta também a capacidade de gravar vídeo em slow motion, a 120 fps.

Numa altura em que a moda das selfies está mais forte do que nunca, o G3 não descurou esse aspeto e oferece uma câmara de qualidade superior ao habitual. Esta câmara frontal possui 2.1 MP e consegue fotografar com uma qualidade razoável mesmo em condições de pouca luminosidade.

Também é de salientar a função de controlo por gestos. Basta levantar a mão em frente ao smartphone e fechar o punho, para que a contagem de 3 segundos se inicie.

Em alternativa ao comando por gestos, também é possível usar comandos de voz para tirar fotografias.

Avaliação Final

O melhor elogio que podemos fazer a este LG G3 é que de facto, trata-se do melhor smartphone feito pela LG.

Em termos globais é um excelente dispositivo, pecando apenas pela construção em plástico e pela bateria algo limitada para o seu hardware.

É claro que aspetos como a excelência do seu hardware e do seu desempenho, a qualidade da sua câmara e as melhorias a nível de UI, fazem do LG G3 um dos melhores dispositivos Android do mercado.

    Prós

  • Hardware
  • Câmara Fotográfica
  • Interface Melhorado
    Contras

  • O desempenho da bateria poderia ser melhor
  • Merecia uma construção mais “premium”

Foto: Marques Brownlee

Categoria:Análises

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: André Alface

Junto à praia há mais tempo para escrever e até a tecnologia ganha outro colorido e outra vivacidade. Encontram-me por aqui, sobretudo a escrever sobre as novidades do mundo Android.