Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

O que dizer quando uma startup lança um smartphone e faz toda a indústria estremecer? É o que aconteceu com a OnePlus, a empresa que lançou o OnePlus One, o smartphone que está a deixar muita gente a salivar.

 

Construir um smartphone não é tarefa fácil, construir um excelente smartphone e colocá-lo no mercado a uma fração do preço habitual em produtos do mesmo nível, muito menos.

Mas o que para muitas pessoas poderia parecer uma tarefa impossível, foi concretizado pela startup OnePlus, uma recém-chegada à indústria dos dispositivos móveis que iniciou o seu percurso em grande estilo, ao colocar no mercado o One Plus One.

Apenas à venda online, o OnePlus One pode ser adquirido por 299 dólares. Um preço extremamente apelativo, atendendo à excelência do software que apresenta.

A OnePlus vem demonstrar que não é preciso ter a dimensão do Google para colocar no mercado um excelente smartphone, com um preço bastante competitivo.

Vamos então ver o que vale este OnePlus One.

smartphone android oneplus one

Design

Esteticamente, não podemos considerar o OnePlus One o smartphone mais bonito do mercado, mas apesar de não ser nenhum prodígio em termos de design, consegue apresentar um visual moderno e completamente enquadrado com os padrões atuais.

Com um ecrã de 5.5 polegadas encontra-se já próximo do conceito de phablet, mas assenta de forma razoável na palma da mão. O facto de ter apenas 0.35 polegadas de espessura ajuda certamente nesse aspeto.

O chassis é plástico, com acabamentos em mate na parte traseira – fazendo lembrar o Nexus 5. Ainda no que fiz respeito à capa traseira, esta apresenta uma textura levemente ruborizada, por forma a possibilitar um manuseio mais firme.

A qualidade de construção é surpreendentemente robusta e promete satisfazer até os utilizadores mais exigentes.

traseira oneplus one branco preto

Ecrã

O OnePlus One ostenta um excelente ecrã de 5.5 polegadas, capaz de exibir as cores de forma extremamente nítida, ou não apresentasse uma densidade de píxeis de 404 pp.

Atividades como ler, ver filmes ou fotografias são cumpridas com distinção.

De notar que alguns dos ícones que vem incluídos por padrão não têm a melhor qualidade, o que faz com que pareçam pouco nítidos no ecrã.

Não se trata de qualquer problema com a qualidade do ecrã, mas sim do design pouco cuidado destes ícones.

Hardware

O OnePlus One vem equipado com um processador quad-core a 2.5 GHz e tem 3 GB de RAM.

Em termos de memória interna existem duas versões, a versão com 16 GB e a mais recente versão com 64 GB (este tem o custo de 349 dólares).

Não existe outro equipamento, dentro da mesma gama de preço, que apresente o mesmo nível de hardware. Em termos do nível do processador, o OnePlus One está ao nível do HTC One M8 e do Samsung Galaxy S5.

Contudo, consegue ultrapassar ambos os dispositivos em termos de memória RAM, já que apresenta 3G, contra os 2 GB do Galaxy S5 e do M8.

Em diversos testes de benchmark disponíveis online, o OnePlus One bateu por uma ligeira vantagem quer o Samsung Galaxy S5, quer o HTC One M8.

Este facto é ainda mais impressionante, quando olhamos para a etiqueta de preço deste recém-chegado e vemos que não custa sequer metade, em relação aos referidos equipamentos.

Software

O sistema operacional que “vive” dentro deste dispositivo é o Cyanogen, uma ROM alternativa do Android.

Quem tem acompanhado com interesse o desenvolvimento de ROM’s Android alternativas, já conhece certamente o nome Cyanogen.

O OnePlus One resulta exatamente da combinação de esforços da OnePlus com a Cyanogen. No início do desenvolvimento do projeto, a OnePlus anunciou no seu blog:

“A equipa CyanogenMod irá trabalhar juntamente connosco para combinar o melhor hardware com o melhor software”.

A versão Cyanogen que equipa este dispositivo torna-o altamente personalizável, oferecendo aos utilizadores a possibilidade de alterar por completo o aspeto do seu dispositivo.

Além de se fazer acompanhar por diversos temas, o Cyanogen permite ainda que os utilizadores façam o download de muitos outros.

É verdade que algumas pessoas podem sentir-se um pouco perdidas, no meio de tantas opções de personalização, mas na nossa perspetiva este é um dos pontos mais positivos a favor do OnePlus One.

oneplus one preto

Câmara

Nem tudo podia ser perfeito num dispositivo com este preço. A câmara deste dispositivo não está ao mesmo nível das melhores câmaras do mercado.

O OnePlus One apresenta uma câmara com 13 MP com abertura f/2, que apesar de algumas limitações, consegue apresentar uma qualidade competente.

A câmara secundária tem 5 MP, o que é satisfatório.

A câmara principal apresenta funcionalidades como: auto focus, zoom digital e flash dual led.

Em termos de vídeo, este smartphone grava a 1080 Full HD, o que é mais um ponto a seu favor.

Bateria

O OnePlus One tem uma bateria de 3100mAh, que está ao nível das baterias com melhor capacidade do mercado.

Infelizmente, a bateria não é removível, o que quanto a nós é o principal aspeto negativo deste smartphone.

Com um uso normal e não excessivamente intensivo é relativamente fácil chegar até ao final do dia sem ter que carregar o dispositivo.

Avaliação Final

Temos reconhecer que o OnePlus One conseguiu fazer o que muitos pensavam ser impossível: comercializar um dispositivo de topo, por um preço bastante aceitável.

E este feito foi alcançado sem serem feitas grandes cedências – o desempenho é fantástico, a duração da bateria é aceitável e o sistema operativo oferece um fantástico nível de personalização.

A câmara fica-se pelo razoável, mas está em linha com o padrão acessível em dispositivos de gama média-alta.

O único aspeto que não nos agradou de todo, foi o facto da bateria não ser removível. Mas é um pequeno pecado que estamos dispostos a perdoar.

E agora a grande pergunta: Onde comprar o OnePlus One? De momento, apenas é possível adquirir este fantástico dispositivo no site da empresa fabricante (http://oneplus.net) e apenas com convite de alguém que já possua o dispositivo.

Também é possível ganhar um convite participando numa das muitas atividades promovidas pela OnePlus.

    Prós

  • A melhor relação qualidade-preço
  • Sistema Operativo altamente personalizável
  • Já referimos o preço?!
    Contras

  • Bateria não removível
  • Apenas acessível através de convite

Foto: Marques Brownlee

Categoria:Análises

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: André Alface

Junto à praia há mais tempo para escrever e até a tecnologia ganha outro colorido e outra vivacidade. Encontram-me por aqui, sobretudo a escrever sobre as novidades do mundo Android.