Android L – O Que Precisa de Saber!

O Android L, a maior atualização da história do Android aproxima-se a passos largos. Neste artigo vai ficar a saber o essencial sobre o novo Android.

 

Segundo Sundar Pichai, vice-presidente sénior do Google e responsável máximo por projetos como o Android e o Chrome, o Android L será a maior atualização que o sistema operativo móvel da Google sofreu até à data.

Além de um design radicalmente renovado, o Android L promete apresentar novidades a nível da interação com o ambiente circundante, apostando também de forma vincada nos comandos de voz.

Já disponível para os programadores proprietários de um Nexus 5 ou de um NExus 7, é de esperar que o lançamento oficial do Android L ocorra durante o Outono deste ano.

A designação final do Android L ainda não é conhecida (será mesmo Lollipop?), mas algumas das novidades já foram relevadas.

Vamos então olhar para as principais alterações já conhecidas sobre o novo Android L.

interface do android L

Material Design

A alteração mais visível no Android L diz respeito à interface. A nova interface recebeu o nome de Material Design e como a designação sugere, inspira-se em materiais como tinta e papel.

É um visual que parece ter ido buscar alguma inspiração ao Google+, primando por uma aparência clean e simples.

É notório o trabalho realizado a nível de profundidade de pixels, que confere uma renovada sensação de profundidade aos diferentes elementos.

Mas as alterações a nível de design não se ficam pelo novo jogo de cores. A nível funcional também existem diversas alterações.

Os três botões omnipresentes no sistema operativo Android (Home, Voltar e Menu) surgem completamente renovados, representando agora figuras geométricas.

Já o gerenciador de aplicações mostrar as últimas apps utilizadas sob a forma de flipchart.

O Menu de Ferramentas exibe agora um menu dividido em dois níveis que permite acesso aos atalhos da configuração, permitindo também consultar as notificações.

O teclado padrão do Android também sofreu alterações, mostrando agora as letras lado a lado, sem a antiga divisão.

Também é evidente o cuidado que existiu em tornar a renovação visual do Android L transversal a todo o SO, com aplicações como a calculadora a serem renovadas de acordo com a nova identidade visual.

Project Volta – Menor Consumo de Energia

O “Project Volta” é a nova aposta da Google para reduzir o consumo de energia no Android L.

Para alcançar tal objetivo, foi criada uma plataforma que garante mais alguns minutos de bateria. O Project Volta consiste numa divisão do sistema, exclusivamente focada em melhorar a vida útil de uma carga de bateria.

A plataforma assenta em ferramentas como o Battery Saver e o Battery Historian, mas também na maior preocupação em facultar aos programadores mais informação sobre a utilização de energia por parte das suas aplicações.

Segundo a Google, estas novas ferramentas de poupança de energia permitem aumentar a duração da bateria do Nexus 5 em cerca de 90 minutos.

Pode não parecer muito, mas em algumas circunstâncias estes minutos adicionais de bateria podem ser de grande utilidade.

novas notificações android L

Notificações Dinâmicas

No Android 5.0 (ou Android L), as notificações continuam a funcionar como antes (deslizando para baixo), mas também a este nível existem novidades.

Possivelmente, a alteração mais relevante neste campo diz respeito às novas notificações dinâmicas que surgem dentro das aplicações.

Apesar de a Google garantir que estas notificações serão apresentadas de forma natural e não invasiva, os utilizadores poderão optar por desativar esta função.

O novo painel de notificações também será integrado no ecrã de bloqueio, facilitando assim a consulta de informação, mesmo quando o ecrã está bloqueado.

abas do browser chrome Android L

Chrome

O browser da Google também irá surgir de cara lavada, acompanhando a alteração visual imposta pela interface Material Design.

Em termos de funcionalidade, a ideia passa por tornar o Chrome mais intuitivo. Por exemplo, a visualização de múltiplos separadores ficará mais fácil.

Melhor Performance Geral

Uma vez que um dos grandes objetivos do Android L é proporcionar uma melhor experiência aos utilizadores, é com agrado que vemos que este novo sistema operativo promete ser mais rápido e mais eficiente.

Apresentando suporte para processadores a 64 bits, otimização a nível do suporte a GPU’s e diversas outras melhorias ao nível do multitasking, áudio, etc, o Android 5 L tem tudo para agradar aos utilizadores.

Uma Maior Ligação Entre Diferentes Produtos

Com a introdução do Android L, a Google também mostra que está empenhada na missão de conciliar ainda mais produtos com o ecossistema Android.

Quando falamos em produtos, estamos a referir-nos a uma grande panóplia de coisas, desde relógios, a carros até a equipamento doméstico.

Basicamente, gigante norte-americana quer tornar o Android (ainda) mais presente na nossa vida, através da concilição do seu sistema móvel com novos produtos e novos serviços.

Google Play de Cara Lavada

No lançamento do Android L, a Google também aproveitou para apresentar algumas alterações no Google Play.

Uma das principais alterações reside na utilização do Google Play para distribuir atualizações de segurança ao sistema operativo.

Assim, os utilizdores poderão ficar tranquilos, sabendo que o seu dispositivo com Android L recebe frequentemente novas atualizações de segurança.

O Google Play também irá controlar com novos controlos de privacidade, facultando aos utilizadores um maor poder sobre os acessos das aplicações instaladas.

interface android l

Que Dispositivos Irão Receber Primeiro o Android L?

Esta é uma pergunta que não tem uma resposta concreta. Dita a lógica, que poderemos esperar que seja um smarpthone ou tablet Nexus a estrear o Android 5.0.

Alguns rumores falam na possibilidade de ser lançado em breve o Nexus 8, podendo ser esse o modelo escolhido para introduzir o Android L no mercado.

Contudo, nesta altura apenas podemos falar de rumores e de suposições, já que não foi feito qualquer anúncio oficial por parte da Google.

Resta-nos aguardar com alguma expetativa, para ver quando poderemos “colocar as mão” num novo dispositivo capaz de potenciar todas as qualidades do Android L.

A Maior Alteração de Sempre

O Android L representa a maior evolução do ecossitema Android até à data. Com esta atualização, o Android não evoluiu apenas em termos estéticos, mas alcançou uma performance mais estável e otimizada.

Adicionalmente, o Android L promove uma maior ligação como novos produtos e serviços, colocando o sistema operativo móvel da Google, cada vez mais no centro das nossas vidas.

Ao olhar para este Android L, é impossível não ficarmos com água na boca relativamente ao que aí vem a seguir.

Categoria:Análises

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: André Alface

Junto à praia há mais tempo para escrever e até a tecnologia ganha outro colorido e outra vivacidade. Encontram-me por aqui, sobretudo a escrever sobre as novidades do mundo Android.