Android: será justa a hegemonia deste sistema operativo?

android-homem-salto-google

Foto: Éole Wind

Android é o Sistema Operativo (SO) mais falado no momento. Tem como base os mesmos fundamentos do Linux e está a ser desenvolvido pela Google, que adquiriu a empresa que teve a primeira ideia, a Android, Lda. O objetivo principal é criar uma interface que permita a manipulação direta, por isso é tão comum nos smartphones e nos tablets. Ou seja, para usar o sistema operativo Android basta ter um dispositivo com ecrã sensível ao toque.

O mundo ao alcance de um toque

O utilizador que usa o SO Android conhece todo o significado desta simples frase: Tem o mundo nos seus dedos.

Apenas com um smartphone e uma ligação à internet, utiliza apenas os dedos ou uma caneta própria para ter acesso a todas as funções. É possível manipular objetos, navegar na internet, consultar a agenda ou mesmo escrever com o teclado virtual. De forma simples e intuitiva, o SO Android chegou e conquistou o mercado dos clientes mais exigentes.

O sistema mais usado a nível mundial

android-varias-roupas

Foto: etnyk

Apesar de existirem vários concorrentes de renome, o dispositivo com o SO Android é o mais vendido. Chegou e conquistou.

Curiosamente, a Google confirmou que em 2014 havia mais de 1 bilião de utilizadores de Android ativos.

Efetivamente, o número de aplicações para este sistema não para de aumentar a cada dia. Em julho de 2013 já era possível encontrar aplicações para este sistema operativo com 50 biliões de downloads.

Saliente-se que nessa altura o mercado dispunha de aproximadamente um milhão de aplicações. Outro dado interessante e que vale a pena salientar é que mais de 70% dos programadores desenvolvem aplicações para este sistema.

O segredo do sucesso

android-bolos

Foto: Parisa

Não se sabe ao certo qual é o segredo do sucesso deste sistema, mas o fato de ser tão prático e versátil é uma das caraterísticas mais salientadas. Outro aspeto a considerar o fato de ser um código aberto. Quer isto dizer que qualquer programador poderá oferecer o seu trabalho para melhorar e desenvolver novas funcionalidades deste sistema. A maior parte dos dispositivos é, porém, lançada com uma combinação de software livre e privado.

Sendo um software de baixo custo, é muito procurado por empresas de tecnologia que querem uma resposta eficiente, prática e económica.

As versões de Android

DSC_0092

Foto: samthor

Uma curiosidade interessante é que, sendo este sistema um sistema operativo simples e intuitivo, pode-se quase que dizer que vem adoçar as nossas vidas, tal como a sobremesa depois de uma refeição. Assim, segundo esta perspetiva, cada versão do Android surge no mercado com o nome de uma sobremesa. Confirme qual a versão que está a usar e cruze a informação com a nossa lista. Depois, bom, depois deixe-se simplesmente envolver pelo doce sabor a Android…(complete com a sua sobremesa).

A lista das versões de Android

  • Android 5.0, Lollipop
  • Android 4.4, Kit Kat
  • Android 4.1, Jelly Bean
  • Android 4.0, Ice Cream Sandwich
  • Android 3.0, Honeycomb
  • Android 2.3, Gingerbread
  • Android 2.2, Froyo
  • Android 2.0, Eclair
  • Android 1.6, Donut

Ou então, olhando para a lista, escolha aquela que mais lhe possa parecer interessante.

android-lollipop-ecra

Foto: Downloadsource.es

Com toda a versatilidade e praticidade típica deste sistema, o mais natural é estarmos todos atentos para descobrir qual será a próxima sobremesa…quer dizer, a próxima versão Android. Será, garantidamente, repleta de inovações.

Categoria:Análises

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Luís Barros