Especificações gerais

Rede 2G GSM 850 / 900 / 1800 / 1900
Rede 3G HSDPA 850 / 900 / 1900 / 2100
SIM Mini-SIM
Anunciado 2011, Março
Lançado 2011, Outubro
Dimensões 230.9 x 157.8 x 8.6 mm (9.09 x 6.21 x 0.34 in)
Peso 453 g (1.00 lb)

ver mais

Qual é o tamanho ideal que um tablet deverá ter? 10 polegadas como o iPad? 7 polegadas como o Archos 70? Ou deverá ser ainda mais pequeno do que 7, como o Samsung Galaxy Note? A resposta mais segura é dizer que ninguém sabe. E, ainda bem. Afinal de contas, se todos tivessemos as mesmas necessidades e a mesma visão do mundo, que cinzento ele seria. Achamos, que a Samsung também partilha desta visão, e portanto criou o Samsung Galaxy Tab 8.9, um tablet Android que é um meio-termo entre os mais pequenos e os maiores. E, nós consumidores, agradecemos. Está disponível em pelo menos três opções, Wi-Fi 16 Gb, e 3G 16 Gb em branco, e 3G 16 Gb em preto (entre 376 e 487 euros a 16/04/2012).

 

A Samsung é de facto um dos grandes players do mundo dos tablets Android, algo que parece justificável, dada a sua opção em tentar cobrir várias opções, criando produtos para nichos e sub-nichos de mercado.

Neste artigo, vamos olhar para o Samsung Galaxy Tab 8.9 que, aparentemente parece dizer-nos que a Samsung acha o Samsung Galaxy Tab 10.1 demasiado grande e o Samsung Galaxy Tab 7.0 Plus demasiado pequeno.

Ou então tenta saber qual é a palavra que os utilizadores têm a dizer sobre este assunto.

O que é verdade é que o que se perde em dimensão de ecrã não se verifica muito, já que a resolução é mantida, e ganhasse em termos de usabilidade.

Pode-se arriscar dizer que o Samsung Galaxy Tab 8.9 é um dos melhores tablets do momento, fino, leve, resistente e em resposta ao iPad da Apple, suporta Flash. Uma boa escolha para ler livros digitais, ou e-books, navegar na web ou ver o e-mail.

É em tudo semelhante ao Samsung Galaxy Tab 10.1, trazendo ambos o Android 3.2 Honeycomb, um sistema operativo que foi desenhado especialmente para tablets. Relembre-se alguns tablets de 7 polegadas utilizam Android 2 que foi pensado para smartphones, e por isso, poderão nem sempre aproveitar toda a dimensão de ecrã disponível.

A opção ideal para couch surfing.

O hardware

O tablet Android Samsung Galaxy Tab 8.9 tem um tamanho 12% inferior ao Samsung Galaxy Tab 10.1. A diferença pode não parecer muito vísivel, mas claro que, é uma dimensão que torna menos cansativa a sua utilização.

Pesa 465 gramas, menos 100 gramas que o Samsung Galaxy Tab 10.1, tendo como dimensões, 230,9 mm de altura, 157,8 mm de largura e 8,6 mm de comprimento.

São estas dimensões inferiores e um menor peso, um fator extra a favor da portabilidade, mas que poderão sacrificar a experiência no caso da sua utilização para multimédia, nomeadamente para filmes.

Traz três botões de hardware, um para ligar/desligar e dois para controlar o volume do áudio.

O ecrã brilhante é um dos principais argumentos de venda do Samsung Galaxy Tab 8.9, e que permite obter uma resolução de 1280 x 800 pixeis, tratando-se de um TFT LCD 16:9, algo que é notável dada a dimensão física do ecrã, e por isso pode-se aferir que a densidade do pixel é bastante boa.

O processador é mais do que suficiente para a grande maioria dos jogos.

Quando a Samsung decidiu lançar este tablet Android, comprimindo o Samsung Galaxy Tab 10.1 num tamanho mais pequeno, parece ter feito um esforço em não comprometer nenhuma das suas funcionalidades. E achamos que fez bem.

Afinal de contas, este tablet Android recebe um processador dual-core, o mesmo ecrã brilhante, com uma boa visão de ângulos, suporte para Bluetooth, GPS e duas câmaras HD, uma à frente (3 megapixéis) e outra atrás (2 megapixéis).

Contudo mantêm-se as limitações do tablet Android Samsung Galaxy Tab 10.1, já que não existe a possibilidade de expansão de memória microSD, e o facto de termos que utilizar o adaptador da Samsung para carregar a bateria interna.

Não tem output de HDMI, contudo, existem adaptadores opcionais como um adaptador HDMI que permite ligar à televisões HD.

Em termos de aspeto, os materiais utilizados na construção deste tablet Android não parecem ser tão interessantes como os do iPad 2 e diga-se de passagem que a diferença de preço para este não é assim tão grande.

Em termos de bateria, traz uma bateria 6100 mAh, sendo referido oficialmente pela Samsung que dura 10 horas. O que é certo é que durará menos do que a do Samsung Galaxy Tab 10.1 que traz uma bateria de 7100 mAh.

A concorrência

Em termos de concorrência não existem muitas opções a não ser o Archos 70 de 7 polegadas.

Claro que, esta opção do Archos 70 é claramente inferior. Qualidade de construção, resolução (1024 x 768 pixeis) e tempo de bateria (7 horas) inferiores, e claro que, também um preço bastante inferior.

O que não gostamos

Não tem ligação HDMI nativa, e claro que, poderá obtê-la com adaptadores, mas infelizmente esses mesmos adaptadores são fáceis de perder.

O preço é um pouco alto comparativamente com outros modelos tablet Android, mas até é compreensível, já que pagamos este valor, pelo seu ecrã excepcional e por ser fino e leve.

O que gostamos

Este tablet Android, o Samsung Galaxy Tab 8.9, vem com o sistema operativo Android Honeycomb, em conjunto com o TouchWiz (mais à frente) desenvolvido pela própria Samsung.

As suas dimensões e peso, são também, um argumento a favor, já que os tablets Android não são uma tecnologia de opções afuniladas. Felizmente cada consumidor tem necessidades diversas, e assim sendo, poderá querer optar por diferentes opções.

Pode-se dizer que de facto, a Apple tem vendido muitos iPads, mas isto não é razão para se dizer que as pessoas não preferissem opções mais compactas. Se calhar, apenas não existiriam na altura, ou apenas desconheciam.

Por isso, e a seu favor damos destaque claramente ao facto de este tablet Android ser o ideal para caber nas mãos, sem que pareça um smartphone gigante.

Ainda a seu favor, o facto de trazer de origem suporte para Adobe Flash, sendo um argumento a seu favor, e onde o iPad fica em desvantagem, principalmente se você for fã dos jogos da Zynga.

O tamanho

O tamanho num tablet Android é importante, e neste caso, o Samsung Galaxy Tab 8.9 parece o Samsung Galaxy Tab 10.1 mais pequeno. Design quase igual mas com dimensões inferiores.

Ainda assim é grande o suficiente para ver páginas web e documentos, e mais importante ainda, dada a sua resolução, dá-lhe um espaço de interface que é mais do que suficiente para podermos trabalhar com facilidade.

Claro que, o Samsung Galaxy Tab 10.1 não é muito mais caro e acabará por ter mais espaço de ecrã, mas o que é certo é que este tablet Android é mais leve e mais pequeno, sendo assim mais fácil de transportar durante um grande periodo de tempo, mais fácil de escrever com ele e coloca-lo sobre o joelho.

TouchWiz

Uma das vantagens que os tablets Android Samsung Galaxy Tab 10.1 e 8.9 é que trazem instalado por defeito a interface TouchWiz, o que oferece uma otimização interessante da experiência Android.

No fundo, trata-se de uma bandeja de aplicações que se localizam no fundo do ecrã, e incluem notas, calculador, calendário, barra de ferramentas, entre outros, e que se esconde da interface até que nos dirigimos para o fundo do ecrã.

Assim que uma aplicação é executada, fica aberta no topo das aplicações já em execução.

Pensamentos finais

O Samsung Galaxy Tab 8.9 é um tablet Android, que é uma versão ligeiramente mais leve do que o Samsung Galaxy Tab 10.1. Simplesmente isso.

Ainda assim, é sem dúvida um dos tablets Android do momento. Caso a sua prioridade é ver e-books e ler e-mails, e não faz muita questão de ver filmes e séries então esta é uma boa escolha. Ainda mais se fizer questão de prescindir das 100 gramas extra do iPad da Apple e do Samsung Galaxy Tab 10.1.

Trata-se de um passo intermédio entre os tablets de 7 polegadas e os de 10 polegadas.

Se quiser saber um pouco mais sobre este tablet Android existem algumas reviews que recomendamos:

No fim a decisão está entre mais ecrã ou menos peso, e se gosta de Android e não se importa de ter um ecrã pequeno então este tablet Android deverá ser o caminho.

Qual é a sua opinião?

O que pensa sobre este tablet Android, Samsung Galaxy Tab 8.5? Já conhecia? Já tem um? Está satisfeito? Ou está a pensar comprar? Deixe-nos o seu comentário.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

E como não há nada como ver as coisas ao vivo, fica aqui este unboxing deste tablet Android. Cortesia da TechnoBuffalo.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , ,

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress

HTC One: Uma Autêntica Maravilha Tecnológica

smartphone HTC One

Sony Xperia Z: Finalmente Um Smartphone Sony de Topo

smartphone sony xperia z