Será o Sony Xperia J o smartphone que irá ajudar a Sony a reconquistar parte do mercado que perdeu? Leia a nossa análise a este equipamento e descubra qual é a resposta.

dois sony xperia j

 

Após uma fase em que a unidade de smartphones da Sony parecia procurar a sua própria identidade, poderemos estar a assistir ao ressurgimento em força da empresa com sede em Tóquio.

Depois do Sony Xperia T, o equipamento de topo da gama Xperia, ter conquistado o agente secreto mais famoso do mundo em Skyfall, era urgente lançar um equipamento capaz de se afirmar no segmento intermédio.

Será que o Sony Xperia J está à altura desse objetivo? E será que tem o que é necessário para ajudar a Sony a recuperar o mercado perdido no mundo dos smartphones?

Vamos procurar as respostas para estas perguntas ao longo desta análise.

Design

Apreciar o design de um smartphone é sempre subjetivo e é isso que sentimos quando olhamos para o Sony Xperia J.

Se por um lado não deixa de ter aquele visual “muito Sony”, que tem milhões de fãs por todo o mundo, por outro sentimos que falta qualquer coisa para fazer este dispositivo brilhar.

Também são notórias as semelhanças com o seu irmão mais caro, o Sony Xperia T, o que nem é assim tão positivo. É como se estivéssemos perante o irmão rico mais bem vestido e o irmão pobre com um vestuário um pouco mais discreto.

Ao nível da construção não há muito que enganar: o plástico é quase omnipresente. Do painel traseiro até à faixa lateral que simula um efeito cromado, tudo é feito de plástico.

Os três botões capacitativos incluídos no fundo do ecrã também são algo questionáveis e quebram as normativas recomendadas pela Google para dispositivos Android. Mas podemos viver com isso.

detalhes do sony xperia J

Especificações

Chegados às especificações técnicas, aquela parte das análises tão apreciadas pelo pessoal mais conhecedor, somos obrigados a franzir o sobrolho.

Um processador de um só núcleo de 1 GHZ, GPU Adreno 200 e 512 MB de RAM não são propriamente caraterísticas capazes de impressionar a maioria dos utilizadores.

São na verdade especificações muito modestas, para um equipamento de gama intermédia lançado no final de 2012.

O ecrã de 4 polegadas, pelo contrário, apresenta uma qualidade inquestionável e é claramente um dos pontos fortes deste dispositivo. A resolução de 854×480 permite uma qualidade de visualização bastante assinalável.

Câmara

Nos últimos anos a Sony tem conseguido destacar-se no que à fotografia diz respeito. Como tal, era de esperar que o Sony Xperia J aqui tivesse um dos seus maiores méritos.

Infelizmente, a Sony decidiu não utilizar a sua tecnologia Exmor R no Xperia J, o que resultou numa simples câmara de 5 MP algo limitada.

A câmara secundária é uma simples câmara VGA. Nada mais há a acrescentar sobre este aspeto.

Que deceção senhores da Sony!

parte de trás do sony xperia j

Outros Aspetos

Apesar do Sony Xperia J contar com o Android Ice Cream Sandwich por defeito, já é possível fazer o upgrade para Jelly Bean.

O interface criado pela Sony apresenta algumas funções úteis como desbloquear o ecrã arrastando o dedo para a esquerda, o que permite ativar de imediato a aplicação da câmara fotográfica.

Desta forma é mais fácil apanhar um daqueles momentos “Kodak” que surgem quando menos esperamos.

E finalmente, terminamos com um ponto positivo. A bateria de 1750 mAh do Sony Xperia J garante um nível de autonomia superior à apresentada pela maioria dos smartphones.

Avaliação Final

Apesar de estarmos perante um equipamento equilibrado, com um design sofisticado e uma qualidade de construção razoável, o Sony Xperia J falha claramente em aspetos cruciais. Por 179,90 euros, existem outras possibilidades no mercado.

    Prós

  • Qualidade do ecrã
  • Duração da bateria
  • Design típico da Sony
    Contras

  • Câmara fotográfica de fraca qualidade
  • Performance geral
Android Authority

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , , , , ,

Junto à praia há mais tempo para escrever e até a tecnologia ganha outro colorido e outra vivacidade. Encontram-me por aqui, sobretudo a escrever sobre as novidades do mundo Android.

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao Sony Xperia Z1 – serão suficientes as specs?

smartphone sony xperia z1

Análise ao LG G3 – terá a LG dado o salto para a frente da corrida?

ecrã do lg g3

Análise ao LG G Flex – o ecrã curvo, será o futuro?

lg g flex ecrã curvo

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L