Consumidores recebem faturas da EDP com milhares de euros a mais por erros na leitura

A elétrica não nega que as leituras feitas pela empresa apresentem valores excessivos, mas garante que o número de reclamações é reduzido.

O Jornal de Notícias avança que os clientes da EDP estão a reportar erros nas leituras de contadores feitas pela empresa.

As contagens estão erradas e são excessivas, acabando por se traduzir em faturas que ultrapassam o valor habitual em cinco ou seis vezes. A fornecedora de eletricidade não nega, mas garante que as reclamações são em número reduzido. Além disso, “não foi registado um aumento no número de reclamações por erro de leitura nos últimos meses”, esclarece a empresa.

O jornal apresenta casos concretos de clientes surpreendidos com faturas de milhares de euros para pagar, como o o proprietário de uma pastelaria, que costuma pagar 700 euros por mês e no mês passado recebeu uma fatura de quase quatro mil euros.

A Deco também recolheu reclamações de consumidores que dão conta que a EDP “conseguiu ler, a 11 de dezembro, valores muito superiores aos que constam hoje – dia 17 de dezembro”. Depois de indicar os valores concretos, o cliente concluiu que “o valor faturado subiu e muito”.

Para a EDP, a melhor solução passa por serem os clientes a “dar a contagem”, como fizeram saber a uma cliente que, ao contactar a empresa, ficou a saber que “é uma empresa à parte que faz as leituras e que eles simplesmente aceitam os valores que lhes são transmitidos”.

Segundo a Renascença, no final de Dezembro, o secretário de Estado da Energia anunciou que, a partir de Janeiro, os consumidores podem regressar ao mercado regulado se considerarem que o preço é mais vantajoso.

ZAP //

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