Especificações gerais

Rede 2G GSM 850 / 900 / 1800 / 1900
Rede 3G HSDPA 850 / 900 / 1900 / 2100
Rede 4G LTE 700 (dependente da região)
SIM Mini-SIM
Anunciado 2011, Setembro
Lançado 2011, Outubro
Dimensões 146.9 x 83 x 9.7 mm (5.78 x 3.27 x 0.38 in)
Peso 178 g (6.28 oz)

ver mais

Foto de dois Samsung Galaxy Note lado a lado.

Não é uma chatice os tablets não darem para fazer telefonemas? E os smartphones não têm um ecrã demasiado pequeno? Pois bem, o Samsung Tablet Galaxy Note N7000 pretende ser a solução que acomoda essas duas – e até outras – necessidades numa só, um híbrido resultante da fusão desses dois dispositivos. Propõe um ecrã de alta resolução e uma bateria de longa duração como os tablets, e permite ser telefone, mas com uma dimensão que permite caber num bolso. E até, nem se pode dizer que não é bem sucedido nesse objetivo.

 

Os tablets são uma das modas do momento, e até nem é de admirar que o sejam, já que para certos propósitos têm todas as características para encaixar como uma luva no que pretendemos. Têm ecrãs maiores e uma maior resolução do que os smartphones e uma bateria com tempo de vida superior aos portáteis.

Por isso mesmo, muitas pessoas sentem-se fascinadas por eles, e acabam por adquirir um.

Mas, existe sempre um “mas”. Não fazem o que os smartphones fazem. Não são telemóveis e não cabem num bolso normal.

Como, a ideia de ter que andar com dois aparelhos sempre connosco não parece ser a mais confortável, especialmente quando um deles não cabe dentro do bolso razoável, a Samsung procurou dar respostas a esta questão.

Lançou o Samsung Tablet Galaxy Note, com o slogan “It’s all in the screen size”, e como quem não quer se prender nem a um conceito, nem a outro, dá-lhe o nome de “smartlet”. Um misto de smartphone e tablet.

Não há muitos smartphones no mercado que podem fazer frente ao Galaxy S II, mas parece-nos que o Samsung Tablet Galaxy Note até poderá faze-lo.

Hardware e design

Refira-se que tem um design bonito e interessante, apresentando as bordas ligeiramente arredondadas.

Utiliza o mesmo hardware que o Galaxy S2, apenas tendo sido aumentado o clock rate dos cores do processador em 200 MHz, e esta semelhança deve-se ao facto de que as vendas do Galaxy S2 têm sido boas, assim como os resultados dos testes e elogios da comunidade.

Tem uma espessura de 9,65 milímetros, sendo que é cerca de 1 mm mais grosso do que o Samsung Galaxy S2.

O ecrã refletivo e brilhante está embebido numa moldura de prata polida, o botão de volume e do power estão na borda, a caneta Stylus está inserida por debaixo, sendo que a tampa superior da mesma tem a mesma cor da moldura do ecrã.

No topo tem uma entrada de áudio de 3,5 mm, e um carregador microUSB na parte inferior que não são cobertos.

De lado poderia ter um botão para a câmara, e o botão para fazer lock da interface/ecrã é se calhar demasiado proeminente.

Ligações, Flash e GPS

Todas as formas de conectividade avançada vêm oferecidas, e apresenta também, suporte para Flash.

Ao nível da navegação por GPS, e infelizmente, o Samsung Tablet Galaxy Note N7000 vem só com o Google Maps com ajuda por voz. Este dispositivo dado o seu tamanho e espessura, certamente, poderia ser utilizado no carro para navegação GPS.

Bateria

Ao contrário da maioria dos smartphones que têm baterias até 1600 mAh, o Samsung Tablet Galaxy Note N7000 vem com uma bateria de 2500 mAh sendo que demora mais do que 2,5 horas a carregar.

E, para uma utilização normal, que seja ver e-mails, navegar na internet ou em outras redes semelhantes utilizando 3G/WiFi, pode durar um dia e meio ou dois.

Sistema operativo

Traz o sistema operativo Android na versão 2.3 pré-instalado, mas já foi anunciado que poderá ser feito o upgrade até à versão 4.0.

E com o hardware que traz, com processador dual-core e 1 GB de RAM, é expectável que funcione de forma rápida e estável.

Multimédia

Ao nível do multimédia (som, áudio e câmara), este smartphone é igual ao HTC 4G.

Traz uma câmara com resolução de 8 megapixéis, que é possivelmente inferior à qualidade de imagem do iPhone 4S, e processador dual-core com captura de vídeo Full HD. Este poderá ser mesmo o seu grande argumento.

Contudo, pelo facto de não ter botões laterais para a câmara e dado o seu tamanho, o fotografar e gravar poderá não ser das melhores experiencias.

Mas que vantagens traz?

Em primeiro lugar, refira-se o seu caráter de inovação. Afinal de contas é um conceito que traz algo de novo ao mercado.

Depois, e essencialmente:

  • O ecrã Touchscreen de 5.3″ AMOLED Super que tem um milhão de pixeis
  • Processador Dual Core, com 1 GB de Ram
  • Bateria de 2500 mAh
  • Vem com a versão 2.3 do Android, mas que é possível de upgrade até à versão 4.0
  • A estilete Stylus Pen que permite desenhar e tomar notas manuscritas

E desvantagens?

Para começar, o seu tamanho também poderá ser um problema.

Isto porque não pode ser colocado confortavelmente em qualquer bolso, é mais difícil de o utilizar com a mão durante um telefonema do que um comum smartphone, para além de que fotografar e gravar poderá não ser fácil.

Não tem uma tecla dedicada à câmara, e fica a faltar um bom software de GPS.

Em conclusão

À primeira vista refira-se que o Samsung Tablet Galaxy Note é um produto, um tanto ou quanto estranho, e sobre o qual é difícil de perceber em que categoria de dispositivos ele poderá encaixar-se.

A sua aposta é nas pessoas que estarão dispostas a perder um pouco de mobilidade, mas que ao mesmo tempo querem um ecrã grande para utilização diária.

Os tablets são híbridos, e supostamente são uma solução que ficam entre um smartphone e um computador portátil, mas não são o ideal para substituir nem um, nem outro. Claro que, o
Samsung Tablet Galaxy Note poderá substituir com maior facilidade um smartphone do que um tablet, apesar de não ser também a escolha perfeita para todas as situações.

Em termos de desempenho não parece estar à aquém das exigências, e mesmo vídeos em HD não parecem empurrar o dispositivo para os seus limites.

Mas fantástico é, o seu ecrã de 5.3″ AMOLED de cores brilhantes e com uma resolução de 1280×800 pixeis.

Utilizar um dispositivo destes poderá estar fora da zona de conforto de algumas pessoas, e muitos até poderão perguntar se ele algum dia poderá substituir um tablet. Parece-nos que o objetivo da Samsung é mesmo esse, aliando-lhe também todas as valências de um smartphone.

Mas, para os mais exigentes, ver um filme num display de 5.3 polegadas não é a mesma coisa do que num de 10 polegadas.

A solução ideal poderá ser mesmo ter o melhor tablet na mesa do café ou no escritório, e um Galaxy Note para levar connosco sem dificuldades, e que cabe na grande maioria dos bolsos.

Dificilmente todos os telemóveis algum dia serão como o Samsung Tablet Galaxy Note, e para a Samsung este é apenas um passo arrojado, tentando ir mais além do que a concorrência, e tentando trazer novas ideias para o mercado.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Deixamos-lhe este vídeo com uma análise ao Samsung Tablet Galaxy Note pela NewGadgetsDE.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress

HTC One: Uma Autêntica Maravilha Tecnológica

smartphone HTC One

Sony Xperia Z: Finalmente Um Smartphone Sony de Topo

smartphone sony xperia z

Sony Xperia T: O Smartphone do James Bond

smartphone xperia t

Sony Xperia E – O Smartphone Acessível da Sony

smartphone sony xperia e

Sony Xperia J – Análise: Mais Do Que “Uma Cara Bonita”?

dois sony xperia j