McDonald's explica como faz as suas batatas fritas

A McDonald’s resolveu mostrar ao mundo como faz as suas batatas fritas, numa campanha de marketing que aposta na transparência. E sim, são feitas mesmo com batatas… e com mais 17 ingredientes.

Ao abrigo de uma estratégia de promoção que aposta na honestidade (assim dizem eles), como forma de cativar e de fidelizar os consumidores, a McDonald’s desvenda os segredos da confecção das suas batatas fritas.

Num vídeo que tem como apresentador o engenheiro electrónico Grant Imahara, que ficou conhecido pela sua participação no programa de televisão “MythBusters”, do Discovery Channel, que coloca à prova vários mitos urbanos, a McDonald’s exibe os bastidores de todo o processo de produção. Já actuou desta forma quanto aos famosos “Chicken McNuggets” e relativamente aos tão apreciados hambúrgueres, e agora mostra como faz as suas batatas fritas.

Começando pelo interior de uma fábrica da McDonald’s, Grant Imahara guia os espectadores por todo o processo até, finalmente, chegar à origem: a batata na terra. Mas, pelo meio, a transformação envolve 17 ingredientes.

Depois de devidamente descascadas e partidas as batatas, estas são previamente fritas numa mistura que inclui óleo de canola, óleo de soja, óleo de soja hidrogenado, sabor natural de carne de vaca, trigo hidrolisado, ácido cítrico e dimetil polissiloxano (um agente anti-espuma feito de silicone que é usado para evitar que o óleo salpique).

Segue-se a adição de dextrose, de pirofosfato ácido de sódio e de sal. A fritura final das batatas é feita nos restaurantes da marca com óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja, óleo de soja hidrogenado, TBHQ (um anti-oxidante), ácido cítrico e mais dimetil polissiloxano.

Este vídeo surge no âmbito da campanha da McDonald’s “Our Food, Your Questions” (A nossa comida, as vossas perguntas) e constitui uma resposta da multinacional norte-americana perante as críticas persistentes de que a sua comida não é saudável e face às dúvidas quanto à qualidade e à origem dos produtos que serve.

SV, ZAP

1 COMENTÁRIO

  1. Com tantos ingredientes que quase ninguém conhece, ainda fico com menos vontade de entrar num McDonald´s onde nunca comi nada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here