Mel e chá de ervas podem fazer mal aos bebés

foto:  Daniel Lobo / wikimedia

foto: Daniel Lobo / wikimedia

Os chás de ervas e o mel, utilizados para acalmar os bebés face a desconforto, dores de dentes ou cólicas, podem desencadear doenças, alerta a Deco em artigo publicado online esta sexta feira.

Colocar mel na chupeta de crianças até aos 2 anos ou dar chá de ervas para acalmar os incómodos de uma gripe ou constipação podem ser perigosas, de acordo com um estudo recente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, citado pela Deco.

De acordo com o mesmo estudo, além do mel, os chás de ervas podem levar ao botulismo infantil, uma doença causada pela colonização do trato intestinal por esporos de neurotoxina da bactéria C. botulinum, bastante comum nestes alimentos. O primeiro sintoma é a obstipação, seguida de fadiga progressiva e falta de apetite, entre outros.

Pelas suas características, o mel não pode sofrer tratamentos térmicos que destruam a bactéria C. botulinum. Também a água quente utilizada nos chás não destrói os esporos da C. botulinum e pode mesmo ativar a sua germinação.

Há no entanto formas seguras e eficazes de acalmar o bebé, sugeridas pela Deco: pegue no bebé ao colo, empurre-o no carrinho ou abane o berço, dar-lhe um banho quente costuma ajudar, assim como acalmá-lo com a ajuda do chamado ruído branco: o aspirador, o secador de cabelo, a água a correr, entre outros.

Se estes truques não resultarem, fale com o pediatra ou com o médico de família, para verificar se não existem outras causas. Mudanças na dieta ou alguns medicamentos podem ajudar.

AJB, ZAP

|  Consumidores com televisão+net+voz gastam mais na factura da luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here