Mercado livre de eletricidade já representa 70% do consumo

SXC

foto: sxc

foto: sxc

O mercado livre de eletricidade ganhou cerca de 60 mil clientes em setembro, totalizando 1,99 milhões de clientes, e representou 70% do consumo total, segundo dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O resumo informativo do mercado liberalizado de eletricidade, divulgado pela ERSE, indica que, o consumo anualizado em mercado aumentou cerca de 1,3% relativamente a agosto, abaixo da taxa de crescimento médio mensal de 1,5% registada desde setembro de 2012.

A EDP, a Endesa e a Iberdrola, os três principais operadores de mercado, representavam, em conjunto, em setembro, cerca de 86% dos fornecimentos de energia no mercado livre e detinham cerca de 94% dos clientes que operam neste mercado.

Segundo os dados divulgados pelo regulador, a EDP Comercial continuou a ser o principal operador no mercado livre, quer em número de clientes (com cerca de 84% do total), quer em consumos (com cerca de 45% dos fornecimentos).

Desde o final de 2012 e até setembro entraram no mercado liberalizado mais de 927 mil clientes, tendo o consumo em mercado livre subido 20% em setembro, face a igual mês de 2012, para 30 836 GWh.

A quase totalidade dos grandes consumos está já no mercado livre, mas os consumidores domésticos, apesar do crescimento visível registado desde o final de 2012, representam ainda cerca de 35% do total do segmento.

O processo de liberalização do mercado retalhista de energia elétrica está em período de transição, com a liberalização plena a ocorrer no final de 2015.

ZAP / Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here