facebook-trolls-nicola-brookes

O Tribunal de Brighton obrigou o Facebook a divulgar os dados de IP e a morada do utilizador que maltratou e humilhou Nicola Brookes, através de um perfil falso criado na rede social e que apresentava Nicola como uma pedófila e traficante de drogas.

Nicola Brookes explicou que “sofreu uma enxurrada de abusos e bulling” na sequência de um perfil falso que foi criado com o seu nome, usado para enviar mensagens comprometedoras para outras raparigas.

A mulher levou o caso à justiça e pediu ao Tribunal que obrigasse o Facebook a divulgar o nome dos abusadores que fizeram uma verdadeira campanha online para denegrir o seu nome. Os abusadores retiraram ainda o email de Nicola e acompanharam-na até aos fóruns em que ela participava, deixando também calúnias, abusos e comentários depreciativos.

As mensagens dos abusadores começaram a surgir no perfil de Nicola depois dela ter feito um comentário sobre o concorrente Frankie Cocozza ao programa X Factor. Provavelmente a opinião de Nicola não agradou a estes utilizadores que decidiram montar uma autêntica “caça às bruxas”.

De acordo com a decisão do Tribunal, o Facebook terá mesmo de divulgar os detalhes dos computadores dos abusadores, para que estes sejam descobertos e entregues à justiça.

O porta-voz do Facebook disse a propósito que “não há lugar para o assédio no Facebook, mas infelizmente uma pequena minoria de indivíduos mal intencionados existem online, tal como offline (…) respeitamos as nossas obrigações legais e trabalhamos aplicando a lei para garantir que essas pessoas sejam levadas à justiça”.

Facto é que este episódio vem mais uma vez alertar e levantar a questão da segurança dos dados dos utilizadores do Facebook e, sobretudo, da possibilidade de se criarem perfis paralelos e alternativos, sem um eficaz cruzamento de informação.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , ,

Sou licenciada em comunicação e trabalho em consultoria na mesma área: estratégia de marketing, comunicação de empresas e estudos de mercado.

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao Sony Xperia Z1 – serão suficientes as specs?

smartphone sony xperia z1

Análise ao LG G3 – terá a LG dado o salto para a frente da corrida?

ecrã do lg g3

Análise ao LG G Flex – o ecrã curvo, será o futuro?

lg g flex ecrã curvo

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L