Internet Archive e BitTorrent juntam-se para dar legalmente filmes e livros

O Internet Archive associou-se ao BitTorrent para disponibilizar cerca de 1 milhão de ficheiros que podem ser descarregados de forma totalmente legal. Esses ficheiros incluem filmes, livros, concertos ao vivo, entre outros.

Trata-se de uma colaboração inesperada entre o Internet Archive e o BitTorrent. É o apoio de uma organização tão reconhecida como o Internet Archive, ao mundo dos torrents e do P2P.

E quando se fala de BitTorrent, Pirate Bay e de todas as outras plataformas ou portais que se dedicam aos torrents e protocolos P2P, pensa-se logo em pirataria. Mas, neste caso, é a tecnologia de partilha a ser utilizada para um fim completamente legal.

Isto porque permite que possam ser obtidos torrents que dão acesso a conteúdos legais, num total de mais ou menos 1 milhão de ficheiros, e que passam a estar disponíveis em Archive.org.

Trata-se de uma ótima notícia tanto para o BitTorrent, como para o Internet Archive, e claro que também para os utilizadores.

Assim os servidores do Internet Archive estarão menos sobrecarregados, já que não irão proporcionar downloads diretos para os seus ficheiros e irão utilizar os seus utilizadores como “sementes”.

Depois, também os interessados irão poder descarregar os ficheiros de forma muito mais rápida, já que também a proximidade física irá ser considerada aquando do download.

Nestes ficheiros legais poderão ser encontrados desde filmes clássicos como o “The night of the living dead”, “Cleópatra” e “Dressed to kill”, e também livros, audiobooks, concertos ao vivo, e muito mais.

Categoria:Notícias

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Luís Barros