imagem: video dreamwishgroup

Não restam dúvidas, com a Internet cada vez mais presente em todos os momentos do dia a dia de cada indivíduo, seja no computador ou smart-phone, a televisão não pode ficar de fora. O conceito tradicional de ver televisão, de forma passiva e sem interacção, mudou e tende, mesmo a terminar, a passos largos.

 

A contribuir para esta profunda alteração está no investimento das grandes marcas de aparelhos televisivos no mercado da SMART TV, que está a revolucionar a área, integrando a Internet no aparelho tradicional. 2011 é, certamente, um ano de catapulta e afirmação deste tipo de tecnologia, e a concorrência entre as diversas marcas está a ser “feroz”.

Um dos lançamentos que tem feito frenesim é a LG Smart TV

Com um interface simples, funcional e personalizável à medida de cada utilizador, alguns dos argumentos da marca passam por tentar, ao máximo, retirar partido da interacção entre o espectador/utilizador e a sua televisão. Vamos focar alguns dos pontos fortes apresentados pela LG, para tentar perceber o conceito “so smart, it’s simples” que serve de mote para esta apresentação.

imagem: video dreamwishgroup

Grandes Apostas da LG Smart TV

Comando Magic Motion

imagem: video dreamwishgroup

Optar por visualizar diversas opções presentes num painel de controlo, onde é possível navegar na Internet, ver televisão, aceder a aplicações e redes sociais é uma experiência totalmente diferente que a visualização tradicional de um programa de televisão. A LG dá resposta a esta necessidade, simplificando esta interacção através de uma novidade – o Comando Magic Motion.

Este é, para a LG, a ponto chave da simplificação desta tecnologia, pois através deste, sensível ao movimento do braço, basta apontar e clicar na opção que o utilizador pretende. O Comando Magic Motion já vem incluído em algumas das gamas de televisores da LG, ou  poderá ser adquirido como acessório, funcionando em qualquer um  dos outros televisores.

Painel de controlo

O interface customizável é outro dos pontos fundamentais apresentados. No painel central é possível personalizar os atalhos que visualiza, bastando arrastar de um lado para o outro o  ícones, bem como ter acessível, ao mesmo tempo, televisão, as principais aplicações adquiridas, atalhos para redes sociais, streaming video e web browser.

imagem: video dreamwishgroup

Aplicações

A LG tem disponível mais de uma centena de aplicações para o utilizador, que poderá, facilmente, instalá-las na sua televisão e personalizá-las com todos os seus dados, tendo sempre o conteúdo acessível através de um clique.  
Estamos em crer que há medida que o sucesso da tecnologia aumente, o número de aplicações, já bastante razoável, tenderá a crescer.

Web browser

A pesquisa e visualização de páginas de Internet também está acessível através do painel de controlo da LG Smart TV. Pode navegar pelos endereços que pretender, e gravar os seus favoritos para visualização futura.

Estes ficarão guardados em formato de thumbnail no fundo do ecrãn, onde a qualquer momento pode clicar e recuperar o conteúdo.

imagem: video AVforumsTV

Sincronização entre dispositivos

Fundamental para permitir a mobilidade e ponto central para utilizadores que pretendem que toda a informação seja centralizada, é a sincronização possível entre a LG Smart TV e os outros dispositivos – computador e smart-phone. Desta forma é possível ter sempre o conteúdo que visualizaou anteriormente, aplicações, favoritos actualizados, esteja a aceder em casa, no trabalho ou em viagem.

Imagine: está a ver em casa um filme que não conseguiu terminar, no entanto através da sincronização com o seu smart-phone, poderá continuar a vê-lo na hora de almoço do trabalho, a partir do ponto onde o deixou de ver na televisão. Sem dúvida um aspecto fundamental para o sucesso deste tipo de tecnologia!

Upgrades possíveis

A questão económica é outro factor a ter em consideração. Ao adquirir-se a LG Smart TV o cliente tem acesso a futuros upgrades do software por valores bem mais económicos do que adquirir uma nova televisão, podendo sempre ter acesso às mais recentes novidades, com um investimento controlado. 

Serão estes argumentos suficientes para sustentar a ideia da LG em “so smart, it’s simple?”. O tempo nos dará a resposta, mas esta terá uma concorrência que não vai baixar os braços. Estamos, mesmo, no ano das SMART TV’s.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Tags: , ,

Empresa: Criar Comunicação Licenciada em Comunicação Multimédia, exerce funções de Gestora de Conteúdos e de Redes Sociais na Criar Comunicação.

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress

HTC One: Uma Autêntica Maravilha Tecnológica

smartphone HTC One

Sony Xperia Z: Finalmente Um Smartphone Sony de Topo

smartphone sony xperia z