Manuscritos da Biblioteca do Vaticano agora disponíveis na Internet

23.vatican.span

Foto: New York Times


Os cibernautas vão passar a ter à disposição 256 manuscritos da Biblioteca do Vaticano, graças a um projeto que pretende facilitar, através da rede, o acesso a mais de 80 mil documentos. Esses 256 documentos são de grande valor e foram digitalizados graças a uma tecnologia da NASA. Entre os textos podem-se encontrar obras de Homero, Platão, Sófocles, Hipócrates, e, também, os manuscritos judeus mais antigos presentes nos primeiros livros italianos que remontam ao Renascentismo.

Os primeiros 256 de 80 mil manuscritos da Biblioteca do Vaticano que estarão totalmente à disposição dos cibernautas, estes são verdadeiras jóias do Vaticano e estarão à distância de alguns cliques.

Até agora, estes documentos estavam protegidos mediante grandes medidas de segurança, onde apenas 250 especialistas qualificados os poderiam consultar, os quais passam a estar totalmente acessíveis a qualquer pessoa através de suas casas.

Para a sua digitalização foi utilizada uma tecnologia desnvolvida pela NASA há 40 anos, denominada Fits (sistema de transporte flexível de imagens, sigla em inglês), a qual era utilizada para conservar as imagens das suas missões espaciais.

Esta tecnologia que veio permitir que os manuscritos não fossem danificados pela sua consulta excessiva foi a força impulsionadora para este projeto fruto de uma parceria entre a Biblioteca do Vaticano e uma biblioteca de Oxford.

Categoria:Notícias

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Andreia Montez

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
PowerUser - Receba no seu e-mail dicas de tecnologia, tutoriais e análises.
Não mostrar mais