Raspberry Pi Zero, o novo computador que custa menos de 5 euros

Pi_Zero_v1.2

A Raspberry Pi Foundation lançou o novo Raspberry Pi Zero, um mini computador que custa apenas 5 dólares (um pouco menos que 5 euros).

No entanto, o modelo em nada se assemelha a um computador normal.

Trata-se de uma pequena placa, mais pequena que um cartão de crédito, e traz apenas o necessário tal como um processador e memória, para que possa ser instalado um sistema operativo.

No entanto é preciso ligar os dispositivos periféricos adicionais nomeadamente um monitor ou televisão assim como rato e teclado, para que possa ser utilizado como um computador normal.

O microcomputador é tão barato que será uma oferta da revista The MagPi, a revista oficial do Raspberry, na edição do próximo mês.

O seu baixo custo associado a uma boa performance vai facilitar o acesso a este tipo de máquinas a todos os utilizadores, e permitir concretizar projectos para os quais o modelo anterior se torna insuficiente.

A placa computacional programável tem umas dimensões de apenas 65x30mm, 5mm de altura, e vem equipado com um processador Broadcom BCM2835com um core ARM11 de 1 GHz, o que o torna cerca de 40% mais rápido que o Pi original.

Tem 512MB de memória RAM, uma saída mini-HDMI com suporte vídeo em 1080p a 60 FPS, e duas entradas MicroUSB para energia e transferência de dados.

A máquina tem um conector GPIO de 40 pinos compatível com as ligações dos modelos A+/B+/2B.

O conceito do Raspberry Pi surge quando um grupo de investigadores do Reino Unido quiseram criar um computador de baixo custo destinado a ensinar as crianças a programar.

As primeiras unidades foram lançadas em 2012.

Categoria:Notícias

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Luís Barros