Conheça a Tagged, a terceira maior rede social da atualidade, saiba como é que ela se reinventou por forma a sobreviver e finalmente obter lucros e por último, conheça os seus aspetos positivos e os negativos.
O Início e a Reinvenção
O Tagged surgiu sensivelmente na mesma altura que o Facebook, e tal como o seu grande concorrente é baseado nos Estados Unidos.
Os seus fundadores, Greg Tseng e Johann Schleier-Smith, pretendiam criar uma espécie de “Yahoo para adolescentes ou a próxima MTV”.
Desta forma, o Tagged concentrou-se inicialmente nos adolescentes norte-americanos.
Em 2006, mais uma vez na mesma altura que o Facebook, a rede social decide internacionalizar-se e expandir-se a nível mundial.
É nessa altura que o Facebook começa a ganhar um nível de popularidade crescente, muito a custo de novas funções como as aplicações.
O Tagged acompanhou o desafio, lançando características semelhantes.
Contudo, o crescimento da rede havia estagnado e os seus responsáveis, rapidamente perceberam que teriam que optar por outro caminho e definir outros objetivos.
Assim, em 2007, o propósito da rede passou a ser “ajudar as pessoas a fazer novas relações”, algo descrito como “descoberta social”.
Este conceito pretendia opor-se ao conceito tradicional de rede social, que tem por base a manutenção do contacto com quem já se conhece.
Assim, o Tagged conseguiu superar as dificuldades, e é hoje em dia, uma das redes sociais que regista um maior crescimento.
Está presente em 220 países e disponível em 18 línguas, possuindo mais de 100 milhões de utilizadores registados e rendimentos superiores a 32 milhões.
Um fator interessante, é que cerca de 80% dos membros do Tagged também utilizam o Facebook, o que prova que ambas as redes sociais podem coexistir de forma sustentada.
Em dezembro de 2011, o grupo que detém o Tagged comprou o hi5, adicionando assim mais 230 milhões de utilizadores ao total de membros das redes sociais do grupo.
Prós e Contras
Começando pelos pontos positivos, o Tagged é uma das redes de maior crescimento na atualidade. Os perfis são altamente personalizáveis. Existe um vasto e crescente número de aplicações, incluindo algumas bastante populares como Mafia Wars ou Poker.
O grande ponto negativo do Tagged acaba por ser o seu comportamento em relação ao spam.
Esta rede social pedia acesso ao endereço de email e password do utilizador, por forma a ter acesso ao livro de endereços e enviar convites de forma repetitiva, a todos os que ainda não se encontravam na rede.
Este procedimento no mínimo questionável manchou de alguma forma a reputação do grupo e deu origem a vários processos em tribunal.
Processos que terminaram na obrigatoriedade de a empresa pagar avultadas somas de multa e concordar em alterar os seus procedimentos promocionais.
Existem outros aspetos negativos, como o design pouco user-friendly, que torna a navegação no site algo complexa.
Todo o design parece algo arcaico e amador, quando comparado com outras redes sociais da atualidade.
O processo de registo também é algo questionável no que diz respeito à privacidade do utilizador.
Por último, um reparo para a tradução para o nosso português (de Portugal), que revela algumas gralhas, que são inadmissíveis num projeto desta amplitude.
Apesar de tudo…
Apesar do seu grande crescimento e da sua capacidade para se reinventar e sobreviver no mundo difícil e altamente competitivo das redes sociais, o Tagged continua revelar grandes carências.
Aspetos como o design, funcionalidade, e até a interação entre a comunidade continuam em patamares inferiores aos da sua concorrência.
Se a isto juntarmos os procedimentos pouco éticos no que toca ao envio de spam, e outros aspetos como anúncios algo duvidosos e a presença de bots de spam, então fica claro que o Tagged continua vários passos atrás.
Deixe-nos o seu comentário
O que pensa desta rede social? Já a experimentou?
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Veja abaixo (canal WatchTheDaily) o vídeo onde é entrevistado um dos fundadores desta rede social.
Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.


























Eu uso o tagged , gosto muito , também tinha conta no facebook , mas deletei , não suportava mais aquele tal de memes (ou sei lá como se chama isto ) e os comentário idiotas e impertinentes das crianças de 15 anos , no começo parecia legal e fui aceitando bastantes convites , mas percebi que estava entupido de crianças , não só o meu , mas de muitos amigos , ai deletei essa merda , unica coisa que sinto saudades do facebook que ainda não tem no tagged , são albuns de fotos , mas no geral é bem legal