Pais de alunos da Trofa criam cartão que dá descontos

Marcelo Camargo / ABr

-

Para “dar o peito à crise” a Federação das Associações de Pais do Concelho da Trofa (FAPTROFA) lançou o cartão “Escola +” que dá descontos aos alunos e famílias aderentes em serviços e no comércio local.

António Ferreira é pai de uma menina de 11 anos, que frequenta a EB 2-3 da Trofa, e de um rapaz de 18 que está a concluir os estudos na Escola Secundária deste concelho.

Aderiu ao cartão “Escola +” logo no início do presente ano lectivo porque queria aproveitar de imediato os descontos em material escolar e livros. Entretanto inscreveu o filho na natação com total isenção na inscrição e com 5% de desconto na mensalidade.

“Quer num momento de crise quer em qualquer outro, é uma ideia com excelentes vantagens. Reduzir os custos do dia-a-dia é muito importante. Serve de incentivo para as famílias. As famílias podem tirar daqui para pôr ali. Poupar na natação e comprar aquele livro que estava adiado”, descreveu, à Lusa, António Ferreira.

Motivar e ajudar os pais de crianças e jovens da Trofa a dedicarem-se à educação e bem-estar dos filhos apesar da crise e ajudar a promover o comércio local foram os objectivos que levaram a FAPTROFA a lançar o “Escola +” em Setembro de 2013.

Seis meses depois do lançamento, a iniciativa conta com 1500 alunos aderentes, sendo que este número se multiplica por três, uma vez que os descontos são extensíveis a pai e mãe.

A federação criou uma página no Facebook, onde são divulgados os aderentes e condições oferecidas.

Os responsáveis dizem ter como expectativa alcançar os 5000 alunos no ano lectivo 2014/15, ou seja, as 15.000 pessoas.

Na Trofa este cartão é visto, pelas famílias, como uma “espécie de cartão jovem concelhio“. Já os comerciantes entendem que é “um cartão-de-visita” das suas lojas.

Depois da “forte” adesão por parte de livrarias e papelarias no arranque do ano escolar, segundo o presidente da FAPTROFA, José Maria Oliveira, foi a vez de “agarrar” os serviços.

O “Escola +” atinge descontos na área da pediatria na ordem dos 40%. Também existem protocolos com oftalmologistas e dentistas do concelho, entre outras especialidades.

“Já ultrapassamos os 70 parceiros. Talvez quase 80. Aparecem novos todos os dias. Um desconto aqui e ali pode significar mais clientes ao fim do mês”, descreveu José Maria Oliveira.

Com a novidade de incluir os pais nos descontos e a promoção do cartão na Escola Secundária recentemente a FAPTROFA registou a adesão de escolas de condução, vendedores de pneus, serviços de mecânica e está agora a trabalhar protocolos na área da restauração.

Esta ideia já resultou no interesse, contou José Maria Oliveira, de outras federações de pais a nível nacional.

E, no futuro, a FAPTROFA quer alargar os descontos ao comercio regional e a serviços nacionais, ou seja “atacando” os concelhos vizinhos, tudo em nome da ideia de que é preciso “dar o peito à crise”.

Outro projecto que está em estudo é fundir o “Escola +” com o cartão de acesso às escolas que é distribuído aos alunos pelos Agrupamentos Escolares.

“Estamos a trabalhar com os agrupamentos no sentido de perceber se existiriam benefícios em criar um cartão único. O mais importante é manter a linha de que em primeiro lugar está a educação e quando a economia pode ajudar, melhor”, concluiu o dirigente associativo.

O “Escola +” está implementado nas escolas da Trofa para alunos com idades entre os três e os 18 anos.

/Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here