FÓRUM GRATUITO SOBRE INFORMÁTICA E MULTIMÉDIA

Bem-vindo à comunidade PowerUser, um fórum colaborativo sobre Informática e Multimédia.
como são atribuídos os bits?

O que é a Smart TV? Como funciona?

0
Categorias: ,
13 de Agosto de 2011

9 Respostas

0

Viva!

A Smart TV é a nova tendência em televisão, também conhecida por TV Internet-connected ou Hybrid TV.

E não é mais do que a tentativa de integrar a televisão com a Internet, sendo que o objectivo é fazer com que não seja preciso levantarmo-nos do sofá em frente da televisão e ir para o computador, quando quisermos ir ao Facebook, ver o e-mail ou ao Youtube.

É a convergência tecnológica entre computadores, televisões e neste momento set-top boxes, sendo que estas últimas são as que os fabricantes de televisões querem eliminar do processo no futuro, e integrar tudo na televisão.

O que falta mesmo é os fabricantes de media (televisões, estúdios de cinema, etc.) percebam como tirar o máximo proveito disto tudo e definir standards para que os formatos sejam compatíveis e assim não haja diferença entre fabricantes de televisões.

Mas para além disso, irá trazer coisas que não existiam, como por exemplo o conforto do sofá, a televisão, e o aluguer de filmes utilizando o streaming de internet. Serviços como o Hulu e o Netflix serão os grandes players nesta matéria.

E também a pesquisa, pois utilizando texto livre (como acontece no Google) pode-se obter páginas de resultados com a programação dos vários canais integrados com informações de serviços que existem na Web como por exemplo a sinopse e actores utilizando o IMDB e a possibilidade de visualizar trailers que estejam no Yotube.

0

Trata-se também de uma excelente oportunidade para inúmeros empresas de desenvolvimento de software e programadores, pois, com a criação de App Markets relacionados com as Smart TV, podem criar aplicações e aumentar o seu mercado.

Por exemplo, a Google, já disse que a sua Smart TV vai ser em Android, por isso quem já fazia aplicações para este sistema operativo vai deixar de estar confinado aos smartphones e tablets. Da Apple TV ainda pouco se sabe, mas a Samsung já tem uma store.

Se no futuro o Windows se juntar, imagine-se a quantidade de aplicações que existem para desktops serem facilmente transportáveis para App Stores e ficar disponível nas televisões.

0

Já agora fica aqui o vídeo promocional…

0

Smart TV, que é também por vezes referida como “Connected TV” ou “Hybrid TV”, (não confundir com a Internet TV ou Web TV), é o termo utilizado para descrever a tendência atual de integração da Internet e as caraterísticas da denominada Web 2.0 em televisores mais recentes e set-top boxes, bem como a convergência tecnológica entre computadores e estes televisores / set-top boxes.

Estes novos dispositivos, na maioria das vezes, têm normalmente um foco muito maior nos média online interactivos, Internet TV, over-the-top content, bem como no on-demand streaming de mídia, e uma menor aposta nos meios de transmissão tradicionais, como sempre tiveram as gerações anteriores de televisores e de set-top boxes.

O nome “Smart TV” inspirou-se na forma como a internet, widgets web e aplicações de software foram integrados nos telemóveis e que deu origem ao nome “Smart Phone”.

Esta tecnologia não permite apenas que a Smart TV seja incorporada em aparelhos de televisão, mas também, em outros dispositivos como set-top boxes, players Blu-ray e consolas de jogos.

No fundo estes dispositivos irão permitir que os telespectadores possam, entre outras coisas, pesquisar e encontrar vídeos, filmes, fotos e outros conteúdos na web, num canal local de TV por cabo, num canal de TV via satélite, ou os que tem armazenados num disco rígido local. Trata-se de um nível de interactividade superior.

0

É a resposta dos fabricantes de televisão à forma como a web veio mudar a forma como cada vez se assiste a programas de TV e filmes (cada vez mais nos Estados Unidos e em nossas casas em que utilizamos media centers/computadores para reproduzir filmes e séries).

Os serviços de streaming como o da Netflix estão a crescer. O Hulu já tem uma panóplia considerável de temporadas inteiras de séries de TV recentes (infelizmente estes dois ainda não estão disponíveis em todo o mundo). E qualquer um de nós já pode criar os seus próprios programas de entretenimento, graças a sites como o YouTube e o Vimeo.

Agora, os mais importantes fabricantes de TV estão a tentar aproveitar essa mudança, adicionando uma camada de recursos web-enhanced à experiência visual tradicional. Perceberam que ou evoluíam ou então perdiam as salas dos consumidores para os computadores.

Essas Smart TVs estão adaptadas às características que temos cada vez mais vindo a utilizar: utilização de aplicações, streaming de vídeo, sincronização sobre vários dispositivos, etc..

E recentemente a Digital Living Network Alliance (DLNA) definiu um standard para a partilha de mídia entre dispositivos da nossa sua rede doméstica. As Smart TVs estão certificadas para utilizar DLNA Streaming e reproduzir filmes, fotos e músicas a partir do seu PC, smartphone, ou com outros dispositivos que se conectam à rede wireless.

Conhece alguém que sabe responder? Partilhe o link para esta pergunta por e-mail, Google +, Twitter e Facebook.

Registe-se ou faça login para responder.

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress

HTC One: Uma Autêntica Maravilha Tecnológica

smartphone HTC One

Sony Xperia Z: Finalmente Um Smartphone Sony de Topo

smartphone sony xperia z