FÓRUM GRATUITO SOBRE INFORMÁTICA E MULTIMÉDIA

Bem-vindo à comunidade PowerUser, um fórum colaborativo sobre Informática e Multimédia.
como são atribuídos os bits?

Porque meu computador esta desligando sozinho?

0

Eu ligo meu computador ele faz todo o processo de inicialização corretamente, so que quando abre o windos aparece a área de trabalho nao fica ligado 2 segundos e ai delisga sozinho, apaga mesmo. Oque será.

Categorias:
2 de Agosto de 2011

7 Respostas

0

Poderá ser hardware, componentes externos ou software, mas como primeiro passo, sugeria-te com o computador desligado retirares TODOS os componentes externos que tenhas ligados, e no caso de ser portátil inclusivé o cabo de alimentação.

Depois liga-o novamente e verifica se acontece…

0

De facto esta é uma das situações mais chatas do windows e é uma grande frustração não conseguir utilizar o computador, porque como já foi aqui dito poderão ser imensas coisas desde malware, software e hardware.

Também dependerá do teu sistema operativo porque se estiveres a utilizar um sistema operativo Windows 9x (seja o Windows 95, 98 ou o Me) existe uma forte possibilidade que seja mesmo do sistema operativo, porque devido à sua arquitectura é bastante vulnerável a bugs existentes noutros softwares, e basta um driver conflituoso para causar problemas e forçar o reiniciar.

Se estiveres a utilizar algum mais recente, seja o Windows XP, Windows NT, 2000 ou 2003, Vista ou 7 trata-se de sistemas operativos mais robustos, o que quer dizer que este tipo de problemas e sintomas são menos prováveis de acontecer. Não é impossível mas menos provável.

0

Foi algo que aconteceu recentemente? Ligaste um novo aparelho ou actualizaste o Windows ou instalaste algum programa? O que mudou entretanto?

Caso nada tenha mudado e se já fizeste o que o Sérgio Barros sugeriu verifica primeiro se é vírus ou malware, e para isso instala o software que diz aqui neste artigo, iniciando o computador em modo de segurança.

Para isso terás que ao ligar carregar no botão F8 repetidamente e depois utilizando esse programa fazer um scan ao disco para ver se ele apanha alguma coisa.

0

muito obrigado pessoal pelas respostas, vou fazer os procedimentos e depois reporto aqui.

0

Caso seja hardware interno é sempre mais complicado e como primeiro passo tenta lembrar-te se instalas-te hardware recentemente e caso o tenhas feito pensa em o remover para ver se o problema fica resolvido.

O pior é se o teu computador já está a funcionar há algum tempo e agora é que começou a dar problemas, e que não tenhas instalado nem hardware nem software recentemente. Aí o que tens a fazer é suspeitar dos componentes de hardware que tens.

Às vezes basta uma ventoinha que deixa de funcionar para causar este tipo de problemas pois esta movimenta ar através do computador para o manter numa temperatura ideal para que se possa trabalhar e quando falha, devido ao acumulado de pó ou sujidade, ou simplesmente idade o computador aquece.

E quando aquece acima do normal desliga-se. É um bocado como nós humanos quando desmaiamos, acontece para nos protegermos. O computador para se proteger desliga-se e assim no imediato arrefece.

Outra das causas mais comuns é a fonte de alimentação e os sintomas também podem ser estes porque , uma fonte de alimentação não deixa de funcionar de repente. Não, tem um funcionamento intermitente nos seus últimos tempos de vida.

0

Deixo aqui a minha abordagem para este tipo de situações, passo por passo:

- Como já foi dito retirar todos os componentes externos, recentes ou não, e reiniciar o computador.

- Depois (caso não tenhas instalar) verificar se o antivírus, firewall e antimalware estão actualizados.

- Correr uma das ferramentas de diagnóstico de memória como: Memtest86 e o Windows Memory Diagnostic. São duas ferramentas gratuitas e que podem ser colocadas num CD ou numa pen e o computador correr a partir delas para verificar se a memória está ok.

- Utilizar uma ferramenta como o Windows Surface Scanner para fazer um diagnostico ao disco.

- Correr um diagnóstico com uma ferramenta como o Motherboard Monitor que é uma ferramenta gratuita que irá verificar a temperatura do CPU entre outras coisas e permite que vejas se a motherboard está a entrar em overheating por algum motivo.

0

Boas, se ligares o computador tendo feito todos os procedimentos que o pessoal explicou aqui e mesmo assim acontece o mesmo e obviamente não vais conseguir instalar software se o computador desliga ao fim de 2 segundos, o diagnóstico mais lógico é sobreaquecimento do processador, o que provoca o desligamento do computador, para não derreter o processador como já foi explicado nos tópicos anteriores. Retira a tampa lateral do computador e verifica as entradas de ar a ver se estão tapadas com pó. Retira o pó. Ao abrires a tampa lateral, verás então o interior do computador, se perceberes um pouco de hardware saberás distinguir o processador que está protegido por uma grande ventoinha e entre essa ventoinha e o processador encontra-se um espalhador de ar para distribuir o vento da ventoínha por todo o processador uniformemente. Esse espalhador chega a acumular “Kilos” de pó e não deixa passar o ar da ventoinha para o processador, o que causa sobreaquecimento. Com uma trinchazinha pequena (pincel pequeno – compras um barato e dá-te para usares outras vezes), limpas o pózinho todo do espalhador e quando estiver tudo limpinho o problema deve desaparecer. Outro problema possível, caso o que eu referi não exista, é a questão da massa térmica, que é uma espécie de pasta branca ou cinzenta que fica entre o processador e o espalhador de ar. Essa massa às vezes pode ficar gasta e já não previne o aumento de temperatura do processador e logo o sobreaquecimento será inevitável. Podes comprar a pasta numa lojinha de informática e depois encontras vídeos no youtube sobre como colocar, muito fácil e poupas uma ida ao técnico.

Conhece alguém que sabe responder? Partilhe o link para esta pergunta por e-mail, Google +, Twitter e Facebook.

Registe-se ou faça login para responder.

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress

HTC One: Uma Autêntica Maravilha Tecnológica

smartphone HTC One

Sony Xperia Z: Finalmente Um Smartphone Sony de Topo

smartphone sony xperia z