Preço da luz desce pela primeira vez em 17 anos

As tarifas de eletricidade no mercado regulado descem 0,2% para os consumidores domésticos a partir de 1 de janeiro, confirmou, esta sexta-feira, o regulador do setor energético.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou, esta sexta-feira, que o preço da eletricidade no mercado regulado vai descer 0,2% para os consumidores domésticos a partir de 1 de janeiro.

“Para 2018, a variação das tarifas de venda a clientes finais em Baixa Tensão Normal (BTN) dos comercializadores de último recurso é -0,2%”, informou a ERSE em comunicado.

A diminuição é apenas para os clientes que ainda estão no mercado regulado, assegurado pela EDP.

A redução de 0,2% representa uma diminuição de nove cêntimos para uma fatura mensal de 45,7 euros, de acordo com as contas divulgadas pela ERSE.

“A expressão nos orçamentos familiares da redução subjacente às tarifas transitórias de venda a clientes finais transitórias para 2018 é de 0,09 euros, para uma fatura média mensal de 45,7 euros”.

Em declarações à Renascença, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, aplaude esta descida e garante que a diminuição dos custos é para continuar.

Os preços da eletricidade não desciam desde 2000, ano em que registaram uma redução de 0,6%, depois de no ano anterior terem recuado 4,7%.

ZAP // Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here