Quais são os supermercados preferidos dos portugueses?

thinkpanama / Flick

-

Os supermercados El Corte Inglés lideram o inquérito de satisfação realizado pela DECO – Associação para a Defesa do Consumidor, seguidos do Jumbo e Pingo Doce, respectivamente.

“Perguntámos aos inquiridos qual o seu nível de satisfação global com os supermercados onde fazem compras. No geral, é elevada: 80 pontos em 100. A cadeia com os clientes mais satisfeitos é o El Corte Inglés (88) e a que revela menos é a Spar (71)”, adianta a DECO.

Com um nível de satisfação acima da média estão ainda a cadeia Jumbo, do grupo Auchan, seguida do Pingo Doce, da Jerónimo Martins.

“No outro extremo, com uma satisfação bastante inferior à média, estão, além dos clientes dos supermercados Spar, os do Minipreço e os do Lidl“, tal como também no Meu Super e no E.Leclerc.

Preço passou a ser mais importante do que qualidade

De acordo com o estudo, o preço, seguido de muito perto da qualidade dos produtos, é um factor que pesa bastante na escolha dos supermercados.

A DECO aponta que quando fez o primeiro estudo de satisfação com supermercados, em 2003, os critérios relativos à qualidade dos produtos lideravam a lista, enquanto o preço surgia na sexta posição.

“A conjuntura económica dos últimos anos reduziu o orçamento das famílias e levou os consumidores a procurar a poupança e o preço assumiu lugar de maior relevo nas decisões”, refere o estudo.

Numa análise por supermercado, “o preço surge como o principal factor de escolha para clientes do Pingo Doce, Continente, Continente Modelo, Lidl e Minipreço”, enquanto no que respeita a qualidade dos produtos em geral e dos frescos, em particular, “são o segundo e terceiro critérios que mais importância tem na escolha do supermercado”.

Promoções, caixas self-service e entrega ao domicílio

Em relação ao facto de existirem caixas self-service, serviço de entrega ao domicílio ou refeições preparadas, frescas ou congeladas, estes são o que menos influenciam a escolha do supermercado.

“Apesar de valorizadas, as promoções não moram entre os critérios com maior peso na escolha da loja. Talvez por estarem muito generalizadas, os preços acabam por contar mais na decisão dos consumidores”, conclui.

O inquérito de satisfação global do setor, cujos resultados são publicados na edição da revista PROTESTE de maio, foi realizado durante o mês de fevereiro a 1.454 consumidores, com idade a partir dos 18 anos, residentes em Portugal continental.

A recolha de informação para o estudo de satisfação com supermercados foi feita através de entrevistas pessoais e diretas, mediante um questionário composto por uma lista de 37 critérios a clientes de 13 cadeias de supermercados definidas pela DECO.

/Lusa

4 COMENTÁRIOS

  1. Este inquérito e a sua ficha téncica serão um embuste.
    Como é possível o Corte Inglês com os preços praticados ser o supermercado que reune os votos dos portugueses?! É patético e deve ter sido feito aos clientes que lá estão dentro…lolololo

  2. Em termos de atendimento,qualidade dos productos e entregas a minha preferência vai para El Corte Inglês.No concerne a preços,mas com pouca variedade e com um atendimento irregular (neste caso varia de estabelecimento para estabelecimento a minha escolha recai no Pingo Doce.Quanto ao Continente é um embuste os preços rondam os do El Corte Inglês e o atendimento,especialmente nos balcões internos é deficiente e o pessoal pouco educado.Nas caixas de pagamento o atendimento é suficientemente cortês.Quanto aos outros não conheço em profundidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here