Rússia quer proibir venda de cigarros a pessoas nascidas depois de 2014

Um plano que está a ser estudado pelo Ministério da Saúde quer proibir todas as pessoas que tenham nascido a partir de 2014 de comprar cigarros, mesmo após atingirem a idade legal para o fazer.

A serem postas em prática, as novas restrições só entrarão em vigor em 2033, quando os cidadãos russos afetados forem maiores de idade. Assim, como a venda de tabaco é proibida a menores de 18 anos na Rússia, a lei pretende garantir que quem nasceu depois de 2014 nunca possa adquiri-los legalmente.

“Este objetivo é ideologicamente correto”, disse Nikolai Gerasimenko, membro da comissão para a saúde do parlamento russo, citado pelo jornal The Times.

Esta é uma das medidas de um plano de longo prazo para erradicar o tabagismo na Rússia, onde a cada ano morrem cerca de 400 mil russos por doenças relacionadas com o tabagismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2013, Vladimir Putin lançou várias medidas contra a distribuição de tabaco, como a restrição da publicidade, dos pontos de vendas e dos espaços para fumar. Segundo o El Mundo, essas restrições têm sido eficazes, com o número de fumadores com menos de 15 anos a baixar de 25% para 9%.

O Ministério da Saúde tenciona, agora, igualar os cigarros eletrónicos aos cigarros comuns e aumentar a lista de lugares onde é proibido fumar. A proposta em discussão também pretende que os funcionários que fumam no trabalho tenham de trabalhar mais horas para compensar as pausas.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o projeto de lei vai exigir um debate sereno e terá de passar pelos restantes ministros do governo, mas reconheceu o lado positivo das restrições.

|  Portugal entre países desenvolvidos com menor consumo de fast food

As grandes empresas de cigarros como a “Japan Tobacco”, “Philip Morris” e “British American Tobacco”, não estão contentes com a ideia. Para o vice-presidente da Philip Morris International, Serguei Slipchenko, a adoção destas medidas vai aumentar o comércio ilegal de tabaco.

ZAP //

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here