Supermercado alemão esvazia prateleiras para combater a xenofobia

@opendev / Twitter

“Sem variedade, estas prateleiras são uma seca”

Um supermercado alemão, em Hamburgo, decidiu retirar todos os produtos estrangeiros das suas prateleiras para dar uma lição contra o racismo e a xenofobia. Conclusão: foram poucos os produtos que escaparam à “limpeza”.

A ideia foi posta em prática numa loja da Edeka em Hamburgo, a maior cadeia de supermercados na Alemanha, conta o Independent. Todos os produtos que não eram de origem alemã foram retirados das prateleiras, deixando o estabelecimento quase vazio.

Em vez dos produtos habituais, o supermercado apostou em sinais com frases como “esta prateleira é muito aborrecida sem diversidade”, “é assim que fica uma prateleira sem estrangeiros” ou “ficaremos mais pobres sem diversidade”.

Em declarações ao jornal britânico, Sven Schmidt, que partilhou fotografias da iniciativa no Twitter, diz que muitos aplaudiram a campanha mas que também recebeu muitas reações negativas por parte de outros utilizadores da rede social.

A parlamentar Julia Klöckner, do partido União Democrata-Cristã, elogiou a forma “inteligente” encontrada pela Edeka para dar aos consumidores um tempo para pensar neste assunto.

Outros decidiram que se tratava apenas de uma campanha de marketing que pretende tirar partido da atmosfera política que se vive no país, que vai às urnas já no próximo mês.

Foi o caso de Marcus Pretzell, do partido anti-imigração Alternativa para a Alemanha (AfD) que respondeu a Klöckner: “Porque é que isto é inteligente? Não é apenas completamente louco?”.

A imigração tornou-se um assunto chave na política alemã desde 2015, ano em que a chanceler Angela Merkel abriu as fronteiras a mais de um milhão de refugiados, muitos deles provenientes da Síria.

Um representante da empresa afirmou que defendem “a variedade e a diversidade”: “As nossas lojas vendem inúmeros produtos que são de várias regiões da Alemanha. Mas apenas todos juntos, com produtos de outros países, conseguimos criar a variedade única que os nossos consumidores tanto valorizam”.

“Estamos satisfeitos por esta campanha ter causado tantas reações positivas”, concluiu.

ZAP //

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here