colagem-fotos

Tem fotos no Facebook? Se for como nós terá imensas. E sejamos sinceros, todos nós gostamos imenso de partilhar fotos, comentar e assinalar quem por lá está. Mas e se depois as quisermos copiar para o computador? Como fazemos? Neste artigo vamos ficar a conhecer 6 ferramentas que nos permitem descarregar as nossas fotos do Facebook.

 

Facebook, a rede social dos imensos utilizadores que procuram por lá uma fuga à monotonia com uma pitada de social, surgiu para marcar a diferença, e ser uma útil ferramenta de lazer e de comunicação.

Por lá são milhões aqueles que usam esta rede social diariamente para partilhar frases, desabafos, músicas ou mesmo fotos, com o resto do mundo de utilizadores do Facebook.

E fotos é uma das suas maiores características, já que de forma simples e rápida as podemos publicar, e comentar. Podemos organiza-las a nosso gosto, colocar descrições, identificar amigos e locais.

Mas imaginemos que queremos fazer o backup das fotos que temos no Facebook para o nosso computador? Como poderemos descarregar as fotos dos álbuns online do Facebook? Pois é isso que hoje ficaremos a conhecer. Algumas das ferramentas que tornarão possível essa tarefa.

#1 PhotoGrabber

O PhotoGrabber é uma aplicação que fará com que seja bastante fácil descarregar todas e quaisquer fotos do Facebook, sejam do seu perfil ou do perfil dos seus amigos.

Para que a possa utilizar deverá permitir o acesso da mesma ao seu perfil Facebook e logo de seguida escolher o amigo que tem aquelas fotos que deseja.

Com esta aplicação poderá:

  • Descarregar todas as fotos em que o seu amigo esteja identificado;
  • Descarregar todos os álbuns que contêm fotos do seu amigo;
  • Descarregar todos os álbuns enviados pelo seu amigo;
  • Descarregar comentários e respectivas informações de “tagging” das fotos do seu amigo.

Após tudo isto, basta indicar ao programa a pasta de destino e estará tudo pronto para receber as fotos. Este programa está disponível para os sistemas operativos Mac e Windows.

Não consegue desacrregar as fotos? Se não estiver a conseguir descarregar todas as fotos que deseja, provavelmente o problema estás nas definições de privacidade do seu amigo. Nestes casos, os seus amigos estarão assim a bloquear o acesso aos conteúdos colocados por eles, não sendo informação pública, e assim impossibilidatando que este programa as possa descarregar.

#2 Fluschipranie, acredite que é fácil…

Agora passemos para um programa que é uma extensão do Firefox.

Com esta extensão, que nem sequer reinicialização do browser para ser usada após a sua instalação, poderá através de um simples clique com o lado direito do rato sobre o título do álbum de fotos descarregar o mesmo. Para tal é só preciso seleccionar “fluschipranie download”.

De seguida basta dar um nome base ao seu álbum de fotos e clicar em “OK”. Poderá ainda, antes de clicar em “OK” seleccionar o campo “Faceboook’s prefix” se não quiser alterar o nome do álbum de fotos original que está no Facebook.

Finalmente basta seleccionar a pasta de destino e todas as fotos serão guardadas nesse lugar.

#3 Com o Facebook Archive

Com este método recorremos ao Facebook Archive, utilizando mesmo o Facebook, não se tratando de nenhuma app terceira envolvida no processo. E para utilizar este método terá que ir às definições da conta e escolher a opção “Transfere uma cópia dos teus dados do Facebook.”

Claro que com esta opção iremos obter não só as fotos mas tudo o resto que temos no Facebook também.

Depois até (opcionalmente) poderemos descarregar para uma pasta Dropbox, fazendo com que estes dados fiquem sincronizados e copiados para a nuvem, para uma maior segurança.

Vantagens:

  • É directo do seu perfil Facebook sem aplicações de terceiros;
  • De fácil utilização, confiável e com conteúdo completo.

Desvantagens:

  • Nada é automático, sendo preciso que repita o processo para novas fotos;
  • Processo de descarregamento demorado, acesso a fotos mais difícil e outros dados incluídos.

#4 IFTTT (If This Then That)

O IFTTT é um serviço bastante interessante, já que podemos adicionar um pouco de “inteligência” às nossas cópias de segurança, utilizando regras, cujas quais se aconteceram, então a cópia é feita para onde quisermos. Fantástico, não acha?

Por exemplo, podemos configurar para que seja feita sempre uma cópia de uma foto em que sejamos “tagged” para uma pasta específica do Dropbox. E quem refere o Dropbox, também poderá ser outro tipo de serviços como o Google Drive, Skydrive, Evernote, entre outros.

Vantagens:

  • É automático e personalizável;
  • Confiável e de fácil configuração.

Desvantagens:

  • Requer a ligação com serviços adicionais: IFTTT, Dropbox, SkyDrive, etc…

#5 Backupify…Já ouviu falar?

O Backupify não é apenas para o Facebook mas também para diversos tipos de contas de redes sociais. Trata-se de uma aplicação que se liga às contas de redes sociais que tenhamos e das quais faz cópias de segurança.

Cada serviço de cópia, inclusivé o Facebook, tem a sua página, onde a informação poderá ser acedida, exportada e configurada.

Vantagens:

  • Cópia de segurança automática;
  • Configurável e com uma interface agradável.

Desvantagens:

  • Terá de criar uma conta;
  • As contas gratuitas têm limitações e as imagens são exportadas juntamente com outros dados.

#6 Pick&Zip, o nome diz tudo!

O Pick&Zip é uma aplicação web, que se liga ao Facebook, e automaticamente mostra fotos e vídeos de páginas e grupos que tenhamos partilhado ou etiquetado no Facebook.

Fácil de utilizar, basta seleccionar as fotos que pretendemos para as podermos descarregar. Tem também a típica opção de descarregar fotos e vídeos em que estamos identificados.

Como qualquer Facebook App, o Pick&Zip pede para poder publicar na nossa Wall em nosso nome. Como é opcional, é preferível que não aceite essa permissão.

Vantagens:

  • Interface limpa e de fácil utilização;
  • De fácil registo.

Desvantagens:

  • Deverá estar ligado e com sessão iniciada no Facebook para utilizar a aplicação;
  • Só manualmente se poderá descarregas as fotos.

Já descarregou as fotos?

Como pode ver sempre que nos informamos bem sobre os serviços disponíveis que existem para o que queremos, tudo fica mais fácil.

Mas só um reparo, sempre que puder, evite utilizar aplicações que requerem uma ligação à sua conta do Facebook. É que por vezes este tipo de serviços depois aproveitam-se destas permissões para encherem a sua cronologia de spam, com publicações automáticas ou até mesmo vírus.

Claro que todas as soluções aqui apresentadas são úteis e interessantes, mas se fosse escolher uma preferencialmente, aconselharia a solução de cópia de dados do Facebook ou através do serviço IFTTT.

Os álbuns de fotos que deseja nunca estiveram tão facilmente acessíveis e terá assim todas as fotos disponíveis, mesmo que um dia mais tarde elas sejam apagadas do Facebook, uma vez que já foram automaticamente enviadas para outro lugar.

Crie, recrie, edite e faça com que vocês e os seus amigos tenham sempre tudo organizado e da melhor maneira possível. Divirta-se e seja feliz!

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , , , , , ,

1 Resposta Subscrever respostas

  1. Wagner Moloch 18 de Fevereiro de 2014 em 16:00 #

    O Pick&Zip é ótimo, mas tenho uma dúvida, por acaso só podemos baixar as imagens de um mesmo grupo apenas uma vez? baixei todas as imagens de meu grupo, ok, mas depois de um tempo tivemos muitas imagens a mais, então deletei (sim, fiz besteira) a pasta e fui baixá-la novamente atualizada, podém não aparece nenhum preview das imagens, mas em qualquer outro grupo, página ou perfil é possível fazer o download do conteúdo. Teriam tal informação? Já escrevi para o email de contato deles, nunca me responderam.

    grande abraço

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao LG G Flex – o ecrã curvo, será o futuro?

lg g flex ecrã curvo

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress

HTC One: Uma Autêntica Maravilha Tecnológica

smartphone HTC One