Apesar de pensarmos frequentemente que comprar um computador pessoal só faz sentido no Natal, isso não é bem verdade. Há outras alturas do ano que os compramos como presentes pelos mais diversos motivos. E é nessas alturas que poderemos precisar saber o significado de alguns dos termos técnicos para fazermos uma compra inteligente, e por isso, neste artigo vamos falar sobre discos rígidos e memória RAM, dois dos termos mais importantes, a considerar no ato da compra.

Quando estamos a comprar um computador pessoal é importante estarmos conscientes da quantidade de memória, chamada de memória de acesso aleatório ou RAM, e que tem um impacto direto no preço e no desempenho do computador.

Muitos dos consumidores confundem o disco rígido com a memória RAM e esta é uma diferença importante que deverá saber.

Diferença entre disco rígido e memória RAM

Se necessita de um computador que consiga aguentar milhares de músicas, biliões de filmes e centenas de jogos, então tem que maximizar o disco rígido (ou HD).

O disco rígido é a área de armazenamento permanente do computador para programas e ficheiros, sendo que é semelhante às gavetas com pastas e documentos que costumamos ter nos escritórios. Este componente apresenta discos magnéticos com as informações lidas e gravadas através de uma pequena agulha móvel. Normalmente, um disco rígido tem 320 GB a 1 TB de memória, sendo esta última configuração encarado como um computador ótimo.

Agora se pretende um computador muito rápido, que aguente imensos programas abertos ao mesmo tempo, então é fundamental escolha um bom processador aliado a uma elevada memória RAM.

A memória RAM (ou Random Access Memory) é uma área de armazenamento temporário do computador , ou seja, em que os nossos dados são perdidos quando desligamos o nosso computador. Não é a memória utilizada para guardar os nossos ficheiros, sendo comparável à nossa área de trabalho, onde nós espalhamos todos os papeis e documentos que estamos a utilizar enquanto trabalhamos.

Atualmente, quase todos os computadores têm entre 1 a 2 GB de memória RAM, enquanto os melhores têm 4 GB. Antes de escolher confirme também a velocidade de execução da memória RAM, a qual é expressa em mega-hertz.

Vamos imaginar que está a fazer algum tipo de trabalho, sendo que o mais certo é retirar-mos os documentos que precisamos do arquivo e coloca-los sobre a mesa, onde os irá utilizar à medida que precisar deles.

Essa é a sua memória RAM, uma área dinâmica onde podemos trabalhar e criar.

Quando terminarmos de trabalhar iremos colocar os papeis que criamos nas gavetas de arquivo, e este é o seu disco rígido, onde armazenamos os documentos que iremos precisar posteriormente.

O problema é que existe uma grande confusão em torno destes dois itens, já que são atualmente medidos na mesma unidade, gigabytes. Gigabytes que é abreviado de GB.

Em ambos os casos, disco rígido e memória, quanto mais melhor, sendo que o primeiro será importante para podermos armazenar ficheiros, e o segundo para ter o máximo de programas abertos em simultâneo, sem que a performance seja afetada. Em termos genéricos essa será a regra de polegar.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , ,

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao LG G Flex – o ecrã curvo, será o futuro?

lg g flex ecrã curvo

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress

HTC One: Uma Autêntica Maravilha Tecnológica

smartphone HTC One