Como acelerar o arranque do Windows? Desactivar programas ao iniciar!

windows-10-desktop

Hoje em dia os computadores têm tantos programas que tornam o início do Windows lento. Para evitar isso existem ferramentas e programas que permitem escolher os programas que se deseja que iniciem automaticamente ou manualmente. Existe duas maneiras de o fazer: com ferramentas do Windows (para as várias versões) e com o CCleaner. Neste artigo vamos ficar a conhece-las.

Refira-se que este artigo é um dos passos a fazer para acelerar um computador lento.

Lembra-se daquele programa que instalou e de que já não precisa? Ele pode ser um dos responsáveis pelo seu computador está lento.

Só para ter uma ideia do que estamos a falar olhe para os ícones que estão ao lado do relógio. Estes são programas e que estão a consumir recursos e a tornar o computador lento.

Precisa mesmo deles todos? Escolha alguns para desativar, e até pode ver no próprio programa em causa, se existe alguma opção para que este não inicie junto com o Windows.

CCleaner

ccleaner

Comecemos então pelo programa CCleaner, para quem não conhece, este é um programa de limpeza para o computador que permite retirar do computador os ficheiros ou lixo que não interessa e que muitas vezes não sabemos que existe.

O CCleaner para além de ter várias ferramentas contém uma para desactivar programas que iniciam automaticamente ao ligar o computador.

Passo 1: Para desactivar estes programas deve-se aceder ao CCleaner e depois carregar no botão das Ferramentas. Este botão abre um novo separador onde aparecem as várias ferramentas do programa.

Passo 2: No fim clica-se em Arranque, aí irá aparecer uma lista com os programas que iniciam com o Windows.

Passo 3:A partir daí é só seleccionar os programas que pretende desactivar e carregar em desactivar – um botão que aparece no seu lado direito. E pronto, esses programas deixam de iniciar com o Windows.

Windows 8, 8.1 e 10

Para quem não é adepto do CCleaner ou que nunca ouviu falar dele mas tem uma destas versões do Windows deve saber ou então fica a saber que a desactivação destes programas é feita de uma maneira fácil e simples.

Passo 1: É apenas preciso aceder ao Gestor de Tarefas, que faz-se de uma forma simples pelo teclado com as teclas CTRL+ALT+DELETE, depois na parte inferior deste programa há a opção de visualizar mais ou menos detalhes, se lhe aparecer a opção de mais detalhes deve carregar nessa.

Passo 2: Isto fará com que apareça duas barras na parte superior sendo que uma delas apresenta várias ferramentas.

Passo 3: Deve carregar em Arranque e por fim apenas precisa de escolher quais são os programas que pretende desactivar. Para os desactivar carregue no botão direito do rato e seleccione a opção desactivar.

Windows 7, Vista e XP

gestor-de-tarefas-windows

Para os amantes das versões mais antigas do Windows ou outros que ainda utilizem estas versões, ficam a saber que também nessas é necessário a desactivação de alguns programas. Contudo, faz-se de maneira diferente das versões mais recentes.

Estas versões do Windows utilizam uma ferramenta chamada “MSConfig”, e esta faz muito mais do que desactivar programas portanto é necessário saber como utiliza-la e ter cuidado ao fazê-lo.

Passo 1: Para iniciar a ferramenta, deve-se abrir o menu Iniciar e carregar em Procurar e de seguida escrever “msconfig.exe” – se o seu computador conter a versão XP do Windows necessita de abrir a caixa de Executar a partir do menu Iniciar ou a partir do teclado com as teclas ÍCONE DO WINDOWS+R e de seguida escrever o nome da ferramenta – ao procurar a ferramenta deve aparecer logo. Carregue nesta.

Passo 2: Ao abri-la pode reparar que existem vários separadores, dirija-se ao separador com o nome Arranque e escolha essa opção. Ao faze-lo irá aparecer uma lista com os programas que iniciam automaticamente e um conjunto de caixas antes de cada nome.

Passo 3: Para as desactivar precisa de clicar nessas caixas de maneira a que essas deixem de estar seleccionadas com um certo. Os programas não irão desaparecer da lista mas saberá que estão desactivados devido as caixas não apresentarem um certo nelas.

Acompanhou as dicas?

Com estas ferramentas normalmente é necessário reiniciar o Windows portanto esteja atento se o seu computador lhe pedir para o fazer.

No caso do CCleaner, o programa não pede que reinicie o computador e por isso deve fazê-lo manualmente para que a desactivação fique completa.

Se os programas que desactivou continuarem a iniciar assim que liga o Windows, é provável que tenha de as desactivar a partir das opções de cada programa. Normalmente os programas permitem que o faça, portanto é só ir às suas opções.

Ao desactivar estes programas vai permitir que o seu computador torne-se mais rápido e perde menos tempo ao fechar cada programa à medida que estes vão iniciando com o Windows.

Categoria:Truques e Dicas

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Luís Barros