Como alterar o tema do seu site WordPress

Cada negócio tem as suas necessidades, para tal o WordPress permite a instalação de novos temas, existem milhões de temas (gratuitos e pagos) na Internet, hoje vamos ver ao pormenor como alterar o tema do seu website WordPress.

WordPress Tab Apresentação

No menu lateral esquerdo clique em “Apresentação”, nesta aba é onde terá tudo relativo aos seus temas instalados.

Irá reparar que já tem um tema instalado por omissão, este tema é feito pela equipa do WordPress, regra geral são temas de extrema qualidade e muito limpos, no nosso caso é o Twenty Twelve.

Logo abaixo terá pelo menos mais dois temas disponíveis, que serão outros temas instalados e desativados, poderá reunir quantos quiser, porém não se esqueça que os mesmos ocupam espaço no seu alojamento Web.

Compreender funcionalidades do tema

Widgets

WordPress Widgets

Widgets são funcionalidades que poderá adicionar em espaços predefinidos no tema (barras laterais, etc), algumas das funcionalidades mais utilizadas são:

  • Listagem de categorias
  • Formulário de pesquisa
  • Artigos recentes
  • Comentários recentes
  • Nuvem de etiquetas/tags

Menu

A maioria dos temas atuais dão suporte a menus, onde permitem que você crie a estrutura dos menus de forma simples fácil e rápida sem ter de alterar ou perceber código HTML e PHP.

Cabeçalho e Fundo

Neste caso terá a possibilidade de fazer modificações do Cabeçalho e Fundo do seu website através de opções personalizadas, é importante referir que nem todos os temas possuem painéis de personalização.

Editor

Esta funcionalidade está disponível em qualquer tema que instale, trata-se de um editor de código do seu tema. Pessoalmente não recomendo a sua utilização, é preferível fazer o download dos ficheiros pelo FTP e alterá-los diretamente.

Como instalar um novo tema

WordPress Instalar novo tema

Para instalar um tema clique em “Instalar Temas”, irá aparecer-lhe uma página com uma grande variadade de filtros para pesquisar temas disponíveis nos diretórios do WordPress, estes templates são de qualidade e seguros.

Poderá também carregar um novo tema, deverá estar comprimido em formato ZIP para que possa ser reconhecido pelo WordPress.

Cuidados a ter com temas WordPress

Existem temas com código malicioso que lhe poderão roubar dados importantes das suas bases de dados e ficheiros presentes no alojamento web, por tanto deverá apenas fazer o download através de websites conhecidos e que transmitam confiança, caso contrário poderá vir a ter problemas com o seu website.

Você sabe programar?

Se você sabe programar PHP e percebe um pouco de HTML, CSS e Javascript então convido-o a passar uma vista de olhos no Codex do WordPress, atualmente é das plataformas melhor documentadas.

Categoria:Truques e Dicas

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Tiago Martins

Jovem empreendedor no mundo da internet, atualmente sou especializado em Front-end development e Search Engine Optimization (SEO).