android-kitkats-chocolate

Já é conhecida a versão mais recente do sistema operativo da Google para smartphones e tablets, o Android 4.4 KitKat. A famosa empresa de produtos de confeitaria Nestlé permitiu que a Google usa-se a marca KitKat para dar nome à nova versão do Android, ganhando também, dessa forma, uma maior projeção a nível mundial. Conheça as novidades android 4.4.

O Android 4.4 traz novidades bastante significativas tanto em termos de design e aparência da plataforma como em termos de experiência de utilizador, assim como abundância de novos recursos adicionais.

Destacam-se pequenas mudanças em algumas aplicações nativas como a agenda e o Hangouts que foi atualizado e passará a integrar as mensagens online com as SMS.

Mas a principal novidade do Android 4.4 é o recurso de reconhecimento de voz que permite usar comandos de voz sem tocar no ecrã do dispositivo e que funciona mesmo em modo de espera.

android-kitkat-logotipo-alterado
Thomas Gehrke

De acordo com a Google, o 4.4 KitKat sofreu também algumas modificações com o intuito de melhorar consideravelmente a velocidade e o desempenho do sistema, especialmente em dispositivos mais parcos em recursos.

Destaque também para uma melhor capacidade de resposta multitarefa, que se traduz numa melhor experiência de utilização.

Mas uma vez que as novidades Android 4.4 são bastantes, o melhor é enunciarmos ponto a ponto as principais alterações deste novo sistema operativo da Google.

Melhor layout

Uma das principais novidades do Android 4.4 é o “immersivo mode”, que basicamente consiste na possibilidade das aplicações e dos jogos utilizarem a totalidade do ecrã.

Anteriormente, era frequente que as aplicações não ocupassem a totalidade dos ecrãs devido à barra de notificações e aos botões digitais.

Por outro lado, nas versões anteriores, quando as aplicações utilizavam realmente o ecrã inteiro, os utilizadores eram incapazes de aceder às suas notificações, sem sair da respetiva aplicação.

Tudo isto foi alterado com a chegada deste “immersive mode”, uma das maiores e melhores novidades Android 4.4.

Melhor desempenho

Mas é claro que as novidades do Android 4.4 não se ficam apenas pelo seu aspeto estético. Algumas das melhorias mais marcantes foram realizadas ao nível da performance.

O Android 4.4 KitKat foi desenvolvido para funcionar de forma aprimorada em dispositivos com hardware mais modesto. Por exemplo, o HTC Hero, que é um dispositivo de baixa gama, com apenas 512 MB de RAM e que já se encontra no mercado há 3 anos, atinge com o Android 4.4 KitKat um desempenho consideravelmente melhor.

O melhor desempenho é alcançado através de uma melhor gestão da memória RAM, o que faz com que os dispositivos consigam responder em situações em que vários dispositivos estão e a ser executados em simultâneo.

Impressão em Nuvem

Agora o utilizador pode imprimir usando o Google Cloud Print através de seu aparelho Android. Este gestor de impressão fornece serviços partilhados e dá aos utilizadores o controlo sobre a impressão a partir de qualquer aplicativo.

O componente também garante a segurança do conteúdo que é enviado a partir da aplicação para um serviço de impressão.

Além do Google Cloud Print, o Android KitKat também suporta, por padrão, o HP ePrint, o que que alarga o leque de opções dos utilizadores.

No futuro é esperado que seja desenvolvido suporte para outros tipos de impressoras.

Melhor experiência para o utilizador

Grande parte das novidades Android 4.4 destinam-se a melhorar a experiência de utilizador.

Quer seja através da melhoria do desempenho geral, da melhor capacidade de resposta do touchscreen, ou a já referida melhor capacidade de processas diversas tarefas em simultâneo, o foco está todo no melhor desempenho.

Podemos mesmo afirmar que o Android KitKat consegue retirar da melhor forma o sumo dos dispositivos Android.

Caller ID

Esta é talvez uma das novidades mais interessantes, se o utilizador receber uma chamada de um número desconhecido (de uma empresa, por exemplo), o KitKat fará uma análise do Google Maps para encontrar uma imagem apropriada e usá-la como identificador de chamadas.

Desta forma, podemos ter uma ideia aproximada de quem nos liga… Ou então não! De qualquer é uma nova funcionalidade digna de ser mencionada.

Gravação de ecrã

Outra das novidades do Android 4.4 que temos que mencionar é a capacidade de gravação em tempo real do que está a acontecer no ecrã. Todo o conteúdo gravado é armazenado no formato MP4, tornando mais fácil o seu acesso posterior

Para aprender ainda mais sobre o novo SO Android KitKat leia este artigo: Top 10 dicas sobre o novo Android 4.4 KitKat

Apesar de não apresentar alterações significativas relativamente às versões anteriores, podemos afirmar que o Android 4.4 KitKat é uma versão bem trabalhada.

A evolução do SO Android é notória de versão para versão é extremamente positivo verificar que a componente essencial de qualquer SO está a ser valorizada pela Google: a experiência do utilizador.

Esperamos que com este artigo tenha ficado melhor elucidado relativamente às novidades Android 4.4. Caso tenha comentários que queria partilhar connosco, sinta-se à vontade para utilizar a nossa caixa de comentários. Todo o feedback é bem-vindo.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , ,

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao LG G3 – terá a LG dado o salto para a frente da corrida?

ecrã do lg g3

Análise ao LG G Flex – o ecrã curvo, será o futuro?

lg g flex ecrã curvo

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress