O desempenho do seu velho portátil já não é o que era e isso está a levá-lo ao desespero? Venha aprender como dar acelerar o seu portátil antigo em quatro simples passos

 

Quem é proprietário de um portátil antigo, por certo que já terá notado que o seu “fiel escudeiro” parece tornar-se mais lento a cada dia que passa.

Infelizmente, quando falamos de antigo, não nos estamos a referir a uma qualquer raridade de há uma década atrás. Na verdade, se usar o mesmo portátil há já três anos, por certo que compreende do que estamos a falar.

Esta lentidão ocorre devido a vários fatores, desde o natural desgaste do hardware provocado pela idade, até ao aumento de exigência do sistema operativo e do software utilizado.

Felizmente, não precisamos de pensar logo na compra de um novo portátil, até porque estamos em tempos de crise. Assim, porque não dar uma segunda hipótese ao nosso “fiel escudeiro” e torná-lo um pouco mais rápido? Vamos ver como o podemos fazer!

Uma Boa Limpeza

Se nunca limpou o seu computador, então está encontrado um dos problemas.

Todos os computadores vão acumulando pó no seu interior e se não for assegurada qualquer manutenção, o pó vai-se acumular até prejudicar gravemente o funcionamento do seu portátil. Um dos sintomas de que isto está a acontecer é o aumento da temperatura interna.

Isto acontece porque o pó impede que a(s) ventoinha(s) funcionem corretamente. Isto vai tornar o hardware menos eficiente e vai ter um impacto significativo ao nível do desempenho da máquina.

De forma geral, o acesso ao interior de um portátil é bastante simples bastando remover o seu painel inferior.

É tão simples quanto desapertar alguns parafusos. Depois basta usar um spray de ar comprimido apropriado e alguns cotonetes para efetuar a limpeza e voltar a selar o computador.

Fazer Uma Nova Instalação ou Mudar de Sistema Operativo

Com o passar do tempo, os sistemas operativos têm a tendência de ficarem mais pesados.

O problema pode ser mimizado através da desinstalação de software que não seja necessário e da limpeza do registo.

Mas para que o problema seja realmente resolvido, em determinada altura irá ter que proceder a uma nova instalação do seu sistema operativo. Uma instalação fresquinha irá melhorar de imediato o desempenho do seu portátil.

Em determinadas circunstâncias, pode ser uma ideia alterar de sistema operativo.

Por exemplo, se o seu computador tem mais de 5 anos poderá ser benéfico instalar um sistema operativo baseado no Linux.

Uma boa sugestão é o Ubuntu, que para além de ser gratuito, é fácil de instalar e oferece um conjunto de ferramentas bastante significativas.

Se utiliza um sistema operativo pesado como o Windows Vista, é garantido que irá sentir a diferença quando experimentar o Ubuntu.

Instalar Mais RAM

Esta é talvez a solução mais óbvia. Se o seu portátil já tem uma certa idade e isso já começa a pesar no desempenho, a maior parte dos especialistas irá recomendar-lhe que instale mais memória RAM.

A memória RAM não é muita cara e o processo de instalação costuma ser simples.

Deve contudo, certificar-se que compra a RAM certa para o seu portátil. Se ainda possuir o manual de utilizador do seu computador, pode recorrer a ele, caso contrário pode ver se as memórias instaladas possuem alguma etiqueta.

Instalar Um Disco SSD

Se não se importar de gastar uns trocos extras com o seu velho escudeiro, poderá pensar em instalar um disco SSD.

Os discos instalados na maioria dos portáteis antigos possuem uma baixa taxa de transferência e podem originar uma sensação de lentidão.

Um disco SSD é capaz de responder em frações de segundos, melhorando bastante a experiência do utilizador. Mas claro, neste caso o problema é o preço, dado que este tipo de discos ainda são algo dispendiosos.

Conclusão

Em vez de partir de imediato para a compra de um novo portátil, pode tentar todas estas dicas e dar uma nova vida ao seu portátil. Acreditamos que irá ficar surpeendido com os resultados.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , ,

Junto à praia há mais tempo para escrever e até a tecnologia ganha outro colorido e outra vivacidade. Encontram-me por aqui, sobretudo a escrever sobre as novidades do mundo Android.

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress

HTC One: Uma Autêntica Maravilha Tecnológica

smartphone HTC One

Sony Xperia Z: Finalmente Um Smartphone Sony de Topo

smartphone sony xperia z