Imagem de um computador aberto.

{link:http://www.techknowbutler.com/}Techknowbutler{/link}

Sabe quais são os componentes de hardware mais comuns de um computador? E os mais importantes componentes de hardware? Sabe o que fazem, como funcionam, e quais são as suas responsabilidades? Se não sabe, então este artigo é para si!

Uma das grandes vantagens da arquitetura de um PC é que ela é extensível, permitindo que uma grande variedade de componentes de hardware sejam adicionados, possibilitando assim, que o PC possa realizar as mais diversas funções. No entanto, a grande maioria dos PCs incluem um conjunto de componentes de hardware mais ou menos padronizado. Sabe quais os componentes do hardware do computador? E é isso, que vamos analisar de seguida.

 

Placa-mãe

A placa-mãe é um dos strong>componentes de hardware, simplesmente, o coração de um PC. Serve como “Comando Central” para coordenar todas as atividades do sistema, e o seu tipo determina em grande parte, quais serão as capacidades desse mesmo sistema. Elas incluem os seguintes componentes de hardware.

Chipset

O chipset oferece a capacidade de inteligência à placa-mãe, e determina quais os processadores, memória e outros componentes de hardware que ela poderá utilizar. A maioria dos chipsets são divididos física e logicamente em dois componentes de hardware:

  • Northbridge que controla a cache e a memória principal, gerindo também o host bus e o PCI expansion bus.
  • Southbridge que gere o ISA bus, as bridges do PCI, o ISA busses, e incorpora um Super controlador I/O, que fornece as portas de série e paralelas, a interface IDE, e outras funções I/O.

Alguns chipsets mais recentes, nomeadamente os modelos da Intel, já não utilizam esta terminologia Northbridge/Southbridge, embora as suas funções e divisão de tarefas é semelhante. Outros chipsets recentes, colocam todas as responsabilidades num único chip físico.

CPU slot(s) e/ou socket(s)

O tipo de CPU slot ou socket determina quais serão os processadores que a placa-mãe poderá utilizar. Algumas placas-mãe têm dois ou mais conectores CPU, permitindo-lhes suportar processadores múltiplos. Alguns cartões-matrizes têm os ambos conectores Slot 1 e Socket 370, permitindo que suportem qualquer tipo de CPU (mas não ambos ao mesmo tempo).

Existem três versões do socket 370, que diferem em termos de pinouts e em quais processadores suportam.

As primeiras placas-mãe de socket 370/PPGA suportaram apenas os processadores mais antigos Mendocino-core Celeron.

As placas-mãe de socket 370/FC-PGA suportam processadores Coppermine-core Pentium III FC-PGA e processadores Coppermine128-core Celeron FC-PGA. Agora já base quais os componentes do hardware do computador?.Vamos continuar aprender.

Os últimos Socket 370, que a Intel chama de modelos “Universais”, suportam qualquer processador de socket 370, incluindo o Pentium III Tualatin-core e os processadores Celeron.

Embora o Socket 370 é hoje em dia obsoleto, dezenas de milhões de sistemas Socket 370 permanecem em utilização.

Se algum dia tiver que fazer um upgrade a um sistema deste tipo é importante verificar a documentação, para determinar qual a variante de socket 370 que esse sistema utiliza.

Voltage Regulator Module (VRM)

As VRMs fornecem voltagem limpa e regulada ao CPU, e os CPUs mais rápidos utilizam mais energia.

Os VRMs bons são caros, por isso alguns fabricantes de placas-mãe escolhem a lowest-rated VRM adequado para o processador mais rápido que a placa-mãe é projetada para suportar.

Melhores VRMs irão permitir que uma placa-mãe aceite CPUs mais rápidas no futuro, com apenas uma atualização de BIOS.

Slots de memória

O tipo e o número de slots de memória (juntamente com as limitações do chipset) irão determinar o tipo e a quantidade de memória que pode instalar num PC. Tenha em atenção que placas-mãe que utilizem 30 ou 72 pinos SIMMs estão obsoletas.

Expansion bus slots

O tipo e o número de slots de bus de expansão determinam o tipo e o número de expansion cards que poderá adicionar ao sistema. Algumas placas-mãe podem ter tanto de PCI como de slots de expansão ISA, embora muitos modelos têm apenas slots PCI. Existem três tipos de Slots de Memória, que é o SIMM (Single In Line Memory Module) , módulo DIMM ( Double In Line Memory Module) e o módulo RIMM (Rambus In Line Memory Module).

Integrated functions

Um dos componentes de hardware mais conhecidas é a on-board, que algumas placas-mãe trazem, que incluem funções embutidas, tais como vídeo e som (e, menos comuns, interfaces LAN e SCSI), e que anteriormente eram fornecidos por expansion cards add-ons.

Componentes de hardware integrados reduzem custos e quando bem integrados, são mais fiáveis. Como desvantagens, é que pode ser difícil ou impossível atualizar os componentes de hardware integrados, e que, você paga por eles caso os irá utilizar ou não.

Motherboards integradas são muitas vezes o ideal para computadores com requisitos genéricos, mas, que deverão ser evitadas quando quisermos sistemas de alto desempenho, ou, quando estamos a construir um sistema à la carte ou à medida.

Processador

O processador ou CPU é o motor de tudo, que impulsiona o PC. É normalmente utilizado para determinar o quão rápido é o sistema, e quais os sistemas operativos e outros softwares, poderão ser executados por ele.

A maioria dos PCs utilizam processadores da Intel ou da AMD.

Os processadores variam em velocidade, custo, conector físico (Socket 423, Socket 478, Socket 370, Socket A, Slot 1, Slot 2, Slot A, Socket 7, e por aí adiante), no desempenho e eficiência de várias funções, entre outros aspectos.

Embora os processadores são alvo de imensa atenção, a verdade é que as diferenças de desempenho entre um processador de 100 euros e um processador de 250 euros são normalmente residuais.

Memória

O PC utiliza Random Access Memory (RAM), também chamada de simplesmente memória, para armazenar os programas e informações com os quais está a trabalhar no momento. A RAM está disponível em diferentes tipos, velocidades e pacotes fisicos.

A quantidade e o tipo de RAM que um sistema poderá utilizar depende do seu chipset, o tipo e o número de slots de memória RAM disponíveis, entre outros fatores.

A quantidade ideal de RAM depende do sistema operativo que estiver a utilizar, quantos e quais os programas que executa simultaneamente, entre outras coisas. É um dos componentes de hardware mais escolhidos para upgrade de sistemas mais antigos, já que fica rapidamente desactualizada com a evolução dos sistemas.

Unidades ópticas

O CD-ROM começou a aparecer nos PCs tradicionais nos inícios de 1990, e tornou-se omnipresente, permanecendo inalterado no geral, exceto no que diz respeito a melhorias na velocidade e fiabilidade.

Os CDs são um dos componentes do computador que podem armazenar à volta de 600 + MB de dados na forma de só permitir a leitura ou não.

E porque são baratos de produzir, são muito utilizados para distribuir software e informação.

O CD-ROM também pode reproduzir discos CD-DA (áudio) e discos multimédia, o que os torna populares para ouvir música e para jogos.

Existem também os CD-RW, que podem escrever em CDs, assim como lê-los.

Posteriormente surgiram os DVD-ROM, que podem ser utilizados para ver filmes ou aceder a uma grande quantidade de informação, funcionando de forma semelhante aos gravadores de CD, mas que permitem armazenar cerca de sete vezes mais de informação.

Unidade de disco rígido

A Hard Disk Drive (HDD) é o dispositivo de armazenamento principal em qualquer PC.

Ao contrário da RAM, que mantém apenas os dados enquanto o computador permanece ligado, os dados gravados num disco rígido permanecem armazenados até que decidirmos elimina-los. Este é um dos componentes do computador mais importante.

Antigamente o espaço nos HDD era um recurso escasso, que os utilizadores não olhavam a esforços para preservar, mas hoje em dia, as HDDs modernas são tão espaçosas e tão baratas que a maioria das pessoas têm normalmente bastante espaço livre em disco.

Como lado negativo, os HDDs modernos podem ser difíceis de instalar e configurar, especialmente em sistemas mais antigos, e a sua enorme capacidade faz com que alguma forma de backup, seja obrigatoriamente ter de ser feita em fita.

Adaptador de vídeo

Um adaptador de vídeo, também chamado de placa gráfica, aceita dados de vídeo originários do computador e converte-os numa forma que o monitor possa perceber e exibir.

Além da qualidade de imagem, a placa de vídeo que utilizar determina a nitidez, o número de cores e a estabilidade de imagem que for exibida pelo monitor. Este componentes do computador permite personalizar vários fatores.

Os adaptadores de vídeo mais recente exibem texto e gráficos simples de forma adequada, variando hoje em dia, apenas o seu desempenho quando têm que responder a softwares que recorrem intensivamente a gráficos, incluindo jogos.

Monitor

O monitor utilizado determina a qualidade de vídeo que nós vemos. No monitor a pessoa pode visualizar a informação de varias formas, texto ou gráfico.  O monitor é também chamado de ecrã pois é através deve se se obtém toda a informação.

Existem dois tipos de monitores que são: Monitores CRT e os Monitores LCD. A maioria dos PCs utilizam monitores de ecrã plano LCD, estando disponíveis numa grande variedade de tamanhos, capacidades, recursos e preços e, escolher um deles, não é uma tarefa trivial. O monitor é um dispositivo que permite a visualização de toda a informação, sendo assim a peça mais importante no computador. O ecrã do computador é como se fosse uma televisão e existem vários tipos, temos o: Monitores CRT e monitores LCD. O computador sem este componente de Hardware não existia.

Placa de som e colunas de som

Todos os PCs podem produzir sons de alerta e avisos sonoros básicos utilizando colunas de som, mas, para ouvir CDs de áudio, jogar, reproduzir DVDs com sistemas surround, ou utilizar a Internet para fazer chamadas telefônicas de longa distância, reconhecimento de voz software, ou executar outras funções de áudio PC, irá precisar de uma placa de som (ou placa de som incorporada na placa-mãe) e colunas ou auscultadores.

Teclado e rato

Os PCs utilizam vários tipos de dispositivos de entrada, como teclados para digitação de texto; ratos, trackballs e outros componentes do computadpr apontadores para trabalhar no ambiente gráfico do Windows, e controladores de jogos para jogar jogos de computador com gráficos modernos e de simulações. O rato é um dispositivo que no início não se dava muita importância mas com o avanço da tecnologia este foi-se tornando mais importante e a ter um papel fundamentar no controlo do computador. Atualmente este tem vindo a desaparecer a e dar origem os movimentos touch.

Portas de comunicação e dispositivos

As portas de comunicação permitem ao PC ligar-se a periféricos externos, como impressoras, modems e dispositivos similares.

As serial ports, que pertencem a este grupo, são, hoje em dia, obsoletas, mas ainda utilizados nalgumas situações específicas.

As portas paralelas, ainda são muito utilizadas para ligar impressoras.

O Universal Serial Bus (USB), que está a substituir os antigas serial ports e paralelas, é, hoje em dia a mais utilizada para assegurar comunicações externas dos componentes do computador pessoais.

Caixa e fonte de alimentação

A caixa (ou chassis) é a capa externa que mantém o PC e todos os seus dispositivos internos periféricos.

A fonte de alimentação fornece energia estável a todos os componentes de hardware do sistema e, também, o fluxo de ar necessário para o arrefecimento, mantendo os componentes de hardware a salvo do super-aquecimento.

Impressora

Um outro componente de hardware importante é a Impressora. A impressora é o meio de transferir os dados do computador para papel. Está é um dos componentes de hardware que pode não existir para que o computador funcione mas sem ela torna-se difícil obter a informação do computador em papel. Com a impressora a pessoa pode imprimir documentos importantes, convites, fotografias, entre outras funcionalidades.

Temos dois tipos de impressão: as impressoras de jacto de tinta e as impressoras laser. Normalmente as impressoras de jacto de tinta são mais de utilização doméstica. Enquanto as impressoras laser são mais rápidas e de maior utilização dai serem utilizadas mais em reprografias ou em outras áreas de negócio.

O que um computador?

Esta questão ao fim de ler este artigo fica respondida, pois um computador não é mais do que um dispositivo eletrónico controlado pelo sistema operativo e com Componentes de Hardware para processar dados. Todo este conjunto é um computador.

Tem algo a acrescentar?

Tem agora uma visão mais clara da arquitetura de um computador? Já sabe quais são as responsabilidades de cada um dos componentes do computador Deixe-nos o seu comentário.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , , , , ,

3 Respostas Subscrever respostas

  1. Valesca Cordeiro (HRV) 16 de Maio de 2012 em 20:27 #

    Muito bom, bem explicado, tirei todas as dúvidas.

    • Sandra Lopes 19 de Novembro de 2012 em 12:15 #

      Muito mau –´

  2. Aires manuel 17 de Março de 2013 em 14:08 #

    Olha gostei muito de vc site, espero que volto mais meu comprimento

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao Sony Xperia Z1 – serão suficientes as specs?

smartphone sony xperia z1

Análise ao LG G3 – terá a LG dado o salto para a frente da corrida?

ecrã do lg g3

Análise ao LG G Flex – o ecrã curvo, será o futuro?

lg g flex ecrã curvo

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L