Computador lento? 11 dicas para o pôr mais rápido!

computador-lento-maclen-650-spider

Foto: Steve Corey on/off

Dica: Este artigo fala no geral de um computador lento, mas não de uma internet lenta.

Tem um computador lento? Gostaria que o tempo voltasse atrás e ele fosse de novo o computador rápido pelo qual se apaixonou? Pois é. Mas enquanto não existem máquinas do tempo deixamos-lhe aqui algumas dicas para acelerar o seu computador lento, como se tivesse um rapidissimo Maclaren 650 Spider nas mãos. Diga não ao Síndrome do Computador Lento! Vamos apresentar-lhe 11 dicas que pretendem ajuda-lo a deixar de ter um computador lento. São 11, mas poderão ser mais ao longo do tempo, por isso esteja atento!

 

Seja bem-vindo à página oficial da luta contra o “Síndrome do Computador Lento”. Se tem o computador lento e não sabe o que fazer então encontra-se no local certo.

Já identificou o conjunto de sinais que mostram o que é evidente: alguma coisa está mal com o seu computador e você tem que fazer alguma coisa quanto a isso!

Quase todos nós já passamos por esse problema de ter um computador lento. Muitos entram em desespero quando necessitamos mesmo de abrir aquela pasta ou aquele programa e só muito tempo depois é que o computador a mostra. Quando você até já pensava que ele se tinha esquecido de si.

Aí você pergunta, mas afinal o problema é causado pelo quê? E é isso que lhe vamos dizer. O porquê de ter um computador lento.

Os motivos poderão ser muitos (nenhum deles será por ter muitos e-mails), mas essencialmente estão relacionados com programas que já apagou do seu computador, mas que ficaram registos no registo do Windows, ou até coisas piores, como por exemplo, vírus ou programas maliciosos. A principal questão que deve estar a pensar é, o que fazer para melhorar?

Aceite o convite e fique connosco para que junto desvende-mos todas estas dicas que no fundo são simples tarefas de manutenção, e vão colocar o seu computador (quase) como novo, acelerando o que dantes era um computador lento.

Não garantimos que irá ser resolvido na totalidade, o problema do computador lento, mas uma coisa é certa, irá ajudar com certeza.

Mas tenho de fazer as dicas todas?

Claro que não, mas seria o ideal.

Obviamente se já suspeitar do porquê de ter um computador lento, então tudo pode ser mais fácil, e caso não suspeite mas preferir não fazê-los a todos, faça o seguinte exercício connosco. Primeiro passo, faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • O computador está sempre lento ou é só de vez em quando? Quando é que começou?
  • É o computador no geral, ou é só a internet que está lenta?
  • Só é lento a ligar, mas depois fica rápido?
  • Aparecem-lhe várias mensagens de erro e avisos?
  • Ou só fica o computador lento quando abre um programa específico?

Agora pense nas respostas que obteve. Já sabe qual é o problema?

Isto porque com as respostas na cabeça é mais fácil decidir qual a melhor, ou melhores dicas para si, e dar-lhe-á mais certezas de que todos os problemas irão ser corrigidos, para que deixa de ter um computador lento.

Isto também serve para um computador novo?

Claro que sim! Cinco anos é o tempo médio a partir do qual os computadores poderão ficar asseguradamente mais lentos em comparação com os mais recentes, mas isso não quer dizer que depois disso tenha que deitar o seu computador fora.

O que quer dizer é que irão precisar de um pouco mais de esforço de sua parte e assim sejam mais otimizados para deixarem de ser um computador lento.

E mais, um computador novo pode vir já lento. Não acredita? Até parece contraditório mas pode acontecer e a grande culpa é do denominado teaseware, que são programas de demonstração (por exemplo antivírus ou outros) que vêm com os computadores novos e que têm como objetivo que você depois de os experimentar, goste deles e os compre.

Dica 1 Terminar programas a mais com o gestor de tarefas

gestor-de-tarefas-windows

Sabe o que é o gestor de tarefas? É um aplicativo do Windows onde poderá ver todos os programas que estão ligados no momento. O objectivo é mesmo ver todos os programas e eliminar os que não precise mesmo. Sabemos que é difícil, mas é também essencial.

Lembra-se do programa “Elo mais fraco”? Se o seu computador está lento vai ter mesmo que escolher quem será o seu para ser terminado.

Passo 1: Então para abrir o gestor de tarefas deve carregue nas teclas CTRL + ALT + DEL e depois escolher a opção “Iniciar o gestor de tarefas”.

Passo 2: Agora escolha a aba “Processo” e veja quais são os programas que estão a ser utilizados.

Passo 3: Esta é a parte difícil, vai ter mesmo que escolher um ou outro para sair. Veja em primeiro lugar os que estão a utilizar mais memória e principalmente não termine nenhum que não consiga identificar o que seja. Isso é o critério que deverá ter sempre na mente para esta tarefa: na dúvida não o termine. Para terminar um programa basta selecciona-lo e escolher a opção “Terminar”.

Se vir nomes estranhos ou que ocupem muita memória faça uma pesquisa no Google pelo seu nome e descobra o que as pessoas dizem sobre ele. Pode ser um malware ou um vírus.

Dica 2 Apagar programas e ficheiros que já não precise

computador-lento-varias-pastas

Foto: tanakawho

Tem programas que já não utiliza? Tem ficheiros por todo o lado, esquecidos, e que não utiliza diariamente? Então é altura de se livrar deles! Eles poderão estar a colocar o seu computador lento.

Imagine que instalou, só para experimentar, um determinado jogo ou um programa. Se já não precisa, então desinstale-o! É que ele estará a ocupar-lhe espaço em disco e recursos do sistema operativo, desnecessariamente.

Para desinstalar um programa, nada mais simples:

Passo 1: Vá ao menu iniciar, depois ao painel de controlo e a desinstalar ou remover programas.

Passo 2: Agora procure pelo programa que deseja desinstalar e força, não sinta remorsos. Pois caso precise dele novamente é só instalar de novo.

Passo 3: Não se esqueça também da dar uma vista de olhos à reciclagem, pois poderá ter aí ficheiros desnecessários e que se encontram a ocupar espaço em disco. É que quando apaga um ficheiro, eles são apenas movidos para uma pasta temporária para que possam ser facilmente restaurados. Mas, antes de esvaziar a reciclagem, reveja-os pois poderá estar a eliminar algo que seja importante.

No fim, a melhor coisa é reiniciar o computador e correr um programa como o CCleaner para garantir que não ficam registos do Windows perdidos, isto porque, esses registos podem tornar o computador lento pois podem estar a chamar por programas que já não existem e esses erros atrasam o computador nas suas tarefas.

Quanto aos ficheiros veja o seu ambiente de trabalho por alguns que já não precise e portanto possa eliminar, bem como na pasta dos seus documentos, e aproveite para os passar para CDs ou discos portáteis. Com esta dica pode deixar de ter um computador lento e passar a ter um novo computador rápido.

Dica 3 Fazer uma limpeza geral com o CCleaner

Como já deve ter reparado nós gostamos muito do CCleaner, um programa leve, útil e gratuito. Por isso é o ideal para fazer uma limpeza geral.

E agora você pergunta, o que é isso de uma limpeza geral a um computador lento? É com detergente e um paninho? Claro que não! É o que lhe vamos explicar a seguir.

Uma das causas mais comuns para um computador lento é a existência de registos para caminhos inexistentes, e que provocam erros, fazendo com que o Windows demore mais tempo do que era suposto, pois não os encontra.

Cada vez que é instalado ou utilizado um programa é criado nesse registo do Windows algumas informações que o programa preciso para funcionar corretamente, e depois, quando esse programa é removido esses registos às vezes ficam esquecidos. O Windows ao percorrer esses registos não encontra o programa que criou essas informações e vai ficando lento devidos aos erros que isso provoca.

O que o CCleaner faz é quando o programa referido no registo não existe, esse registo é eliminado. Isto que permite melhorar o desempenho de um computador lento.

Mas não é tudo, também o poderá utilizar para limpar ficheiros temporários (aqueles ficheiros que ficam esquecidos no computador), ficheiros utilizados por espiões, cookies, histórico de ficheiros executados, dos navegadores de internet e o registo de documentos recentemente abertos.

Dica 4 Desactivar programas que não precisem de estar ligados ao iniciar

Será que precisa de todos aqueles programas que carregam ao iniciar?

Nesta dica explicamos-lhe como remover programas do arranque do Windows, utilizando o CCCleaner ou ferramentas do próprio Windows.

E mesmo que sejam programas que utilize frequentemente (como por exemplo o Messenger, Quick Time, ou outros) não fique com medo de os desativar.

Assim opta só por não os iniciar no arranque do Windows. Com isso, um computador lento, passa a ser mais rápido a iniciar.

Dica 5 Optar por um antivírus mais leve

Qual o antivírus que utiliza no seu computador? É uma das opções do mercado mais completas e “artilhadas”?

Se assim for, poderá optar por um antivírus gratuito que poderá não ser tão poderoso mas poderá ser suficiente.

Se utilizar o computador para navegar na internet e editar documentos, poderá ser mais do que suficiente um antivírus com menos funcionalidades.

Apenas tem de manter o máximo de cuidado com os ficheiros que abre. Ficheiros na internet de sites em que não confie, ou anexos de e-mails que não façam muito sentido, ou de estranhos, são de evitar abrir.

Dica 6 Desfragmentar o disco

Provavelmente já ouviu falar em desfragmentação do disco. E se nunca ouviu falar explicamos-lhe agora como tudo funciona para melhorar o seu computador lento.

A fragmentação está relacionada com a localização física que os ficheiros têm.

Imagine uma mesa com dossiers cheios de folhas. Agora pense que os terá de analisar, mas com as páginas todas espalhadas pela mesa. Como é que faz? Vai vendo página a página? Assim resulta, mas claro que demora mais tempo porque tudo está desorganizado, certo?

Com um computador lento é a mesma coisa. Quando desfragmenta um disco todos os fragmentos de ficheiros são colocados de forma mais eficiente. Mais agrupados.

Convencido? Então siga os seguintes passos.

Passo 1 Vá a Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco.

Passo 2 Agora selecione o disco que deseja, e clique em desfragmentar. Repita a operação caso tenha mais do que um disco selecionado um de cada vez.

Esta prática é fundamental, principalmente se utilizar bastante o computador e instalar e desinstalar bastantes programas. Mas mesmo que não seja o seu caso só tem a ganhar em fazê-lo, pois um disco poderá ficar fragmentado com uma utilização normal.

Isto irá resultar numa degradação gradual da velocidade do seu computador e até poderá nem ter dado conta pois a cada dia que passa essa degradação é ténue. E no final tem um computador lento.

Dica 7 Fazer uma análise total com o antivírus e o anti-spyware

Já ouviu falar em vírus ou spyware? O seu computador ficou lento de repente? Então poderá ter sido vítima de um destes ou até dos dois.

Eles instalam-se no seu computador e começam-lhe a utilizar memória, deixando o seu computador lento. Pense no que fez recentemente. Instalou um programa ou viu um anexo do e-mail? Estes podem ser a causa do seu computador lento.

Por isso agora é altura de abrir o antivírus e fazer uma análise exaustiva do seu computador.

A seguir poderá utilizar também um programa como o Ad-Aware que poderá ajuda-lo a encontrar e remover o spyware.

Dica 8 Correr uma verificação de discos

A verificação de discos num computador lento é também muito importante.

Isto porque se tiver zonas do disco com erros, o computador quando as tentar ler vai sentir demorar mais tempo a conseguir obter algo, e enquanto isso, nós ficamos à espera. Assim ficamos com um computador lento.

Por isso, existe um programa do Windows de nome “chkdsk” que faz uma verificação para ver se encontra erros e que de seguida tenta corrigi-los.

Passo 1 Vá a “Meu Computador”, selecione o disco que quer fazer a verificação e com o botão direito do rato clique em propriedades.

Passo 2 Agora no separador Ferramentas vai ver um botão de nome “Verificar agora”. Clique e depois marque as duas opções disponíveis e escolha “Iniciar”.

Passo 3 Por fim, recomendamos que reinicie o computador.

Caso seja um fervoroso adepto da linha de comandos poderá fazê-lo através da instrução “chkdsk c: /f” substituindo a letra C pela letra do disco que deseja verificar.

Isto poderá melhorar a velocidade do seu computador lento.

Dica 9 Fazer um reiniciar frio

computador-lento-reiniciar-frio

Foto: davebloggs007@flickr

Estava a trabalhar e de repente o computador ficou lento? Não instalou nada nem mudou nada? Então é hora de entrar em cena o reiniciar “frio”.

Isto pode acontecer porque alguns dos programas não libertam memória devidamente quando são encerrados. Por isso a melhor coisa é desligar o computador, e esperar qualquer coisa como 30 segundos até o reiniciar novamente.

Assim o computador vai limpar a memória. Com a memória limpa então ele poderá conseguir trabalhar mais rápido.

Dica 10 Correr o PC Decrapifier

computador-lento-pc-decrapifier

Sabe quando compra um computador novo e ele vem com imensas aplicações de interesse questionável? O que é que você faz? Desinstala-os um a um, certo?

Pois bem, infelizmente eles tornaram-se tão comuns que até a indústria já tem um nome para os designar: crapware. E existe um programa fantástico para tratar deles.

Chama-se PC Decrapifier e é gratuito para uso pessoal! Permite-lhe remover tudo que é programas trialware, e que por vezes vêm nos computadores novos pré-instalado. Todos esses fazem com que às vezes o computador seja lento. Veja no vídeo abaixo, como o utilizar.

No entanto, antes de desinstalar o que quer que seja verifique se não é alguma coisa de que goste e que queira manter.

Dica 11 Utilizar o Disk Cleanup

A ferramenta Disk Cleanup (ou Limpeza do Disco na versão do Windows em Português) vem integrada com o Windows 7 e é excelente para fazer uma limpeza do computador. Ao realizar uma limpeza é natural que o seu computador lento fique mais rápido.

Para o utilizar basta ir ao menu Iniciar e escrever “disk clean” ou nas versões em português “limpeza do disco”.

E quando referimos limpeza da casa, queremos dizer, que serve para remover ficheiros temporários que vão ficando no computador, sincronizamos ficheiros de música, navegamos na internet, ou noutras situações.

Remover ficheiros temporários é importante para aumentar a memória livre em disco. Assim, irá ter mais memória virtual, que é utilizada por programas exigentes ao nível de recursos como, por exemplo, o Adobe Photoshop.

No final vai ter um computador lento, mais rápido.

Não resultou? Então o que costuma pôr um computador lento?

Como em tudo na vida fazemos coisas menos boas aos nossos companheiros computadores, e que fazem com que estes fiquem computadores lentos. Mas não há problema, eles não se chateiam e vamos sempre a tempo de os resolver. E agora pergunta, quais são essas coisas menos boas que fazemos ao computador? Pois bem aqui ficam algumas:

  • Quando temos demasiados programas abertos.
  • Quando temos vírus ou programas maliciosos.
  • Se tivermos pouca memória RAM para o tipo de utilização que damos ao computador. É que a memória RAM e memória de disco são diferentes! Imagine, por exemplo, que tem apenas 2 Gb de RAM e utilizamos o computador para edição de vídeo. Ok, aí é natural que seja lento. Se quiser saber quanto é que tem de memória RAM clique no botão direito do rato em cima do ícone do seu computador e depois em propriedades. Se tiver pouca, considere upgrade, já que nem é assim tão caro. A memória RAM são placas do tamanho de chicletes espalmadas e que são instaladas dentro do computador e às vezes nem é preciso ser grande especialista para as instalar.
  • Quando o disco – onde está guardado o Windows, ficheiros e documentos, entre outros – contém erros, está quase cheio ou fragmentado.
  • Se tivermos um processador ou CPU (Central Processing Unit) com velocidade desadequada para o tipo de utilização que temos (o mesmo principio da RAM). Esta é uma das peças em que deverá ter mais atenção quando comprar o seu computador pois o seu upgrade não é fácil. Assim deverá logo de início não tentar poupar dinheiro com este.
  • Se tivermos uma internet ou rede lenta. Isto porque quando um computador está à espera de resposta de fontes externas acabamos por experienciar lentidão, e o problema não está no computador, mas sim na demora na rede.

Se nenhuma das dicas resultou no seu caso, então veja os pontos acima e como último recurso formate o computador. Poderão ser uma importante ajuda.

E por fim…

Obrigado também a si por nos acompanhar até ao fim, e já agora, lançamos-lhe o desafio de deixar um comentário com o que você faz para acelerar o seu computador. Ele porta-se como um carro de alta velocidade? Qual é o seu segredo?

Fica aqui também, um excelente vídeo que dá dicas sobre acelerar um computador lento. Fique a conhecê-las!

Categoria:Truques e Dicas

Etiquetas:

9 comentários

  1. CAROS AMIGOS:

    FIQUEI MUITO FELIZ AO “DESCOBRI-LOS”, POIS EU ESTAVA REALMENTE PRECISANDO
    DESTES ESCLARECIMENTOS MARAVILHOSOS POR VOCÊS,-MUITO OBRIGADO É POUCO
    POR TUDO E POR TODA A AJUDA QUE RECEBEMOS DESTA FORMIDÁVEL EQUIPE.
    POSSO DIZER QUE, AI DE NÓS SE NÃO FOSSEM ESTES “MOCINHOS DA
    INTERNET”, QUE NÔS PROTEGEM, E NÔS APOIAM NO DIA/DIA DE NOSSOS PROBLEMAS
    NA WEB !

    DESEJO QUE SEJAM FELIZES EM TODOS OS SEUS EMPREENDIMENTO

    ABRAÇOS !

  2. Parabéns pelo post! Também gostaria de deixar minha sugestão, atualmente venho usando Advanced System Care, o programa é muito bom, minha maquina melhorou bastante. Tb recomendo o programa pela sua simples interface.

  3. Agradeço o esclarecimento vou tentar fazer isto e ver se resolve. O meu portatil está muito lento e aquece um pouco, o mesmo não está sujo uma vez que é suprado e/ou aspirado com regularidade. vou tentar seguir as dicas.
    Mais uma vez, muito obrigado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Tomé Rendas