A partilha remota de ficheiros grandes entre pessoas ou entidades é um problema com o qual nos deparamos no dia-a-dia. Está cansado de não conseguir transferir ficheiros? Não sabe como enviar ficheiros grandes? O mais frequente de acontecer é a saída e entrada de imagens, pastas, documentos com tamanho superior a 5MB, costuma ser o principal fator da dor de cabeça para a maior parte dos indivíduos que utilizam o e-mail, dado que a grande parte dos servidores de receção não permitem transferir ficheiros superiores a este tamanho. Mas existem na Internet diversas soluções que permitem colmatar esta dificuldade com serviços gratuitos, rápidos e muito fáceis de utilizar.

 

O tamanho limite, versões gratuitas versus subscrições mensais, e a forma de partilha são as diferenças mais usuais para transferir ficheiros, mas em qualquer uma das soluções, estas são das ferramentas mais utilizadas no dia-a-dia, para partilha de documentos à distância.

Experimente as diversas opções que lhe sugerimos para enviar ficheiros grandes pela internet, que são uma pequena amostra do que já existe, e deixe de ocupar espaço no seu servidor de e-mail.

WeTransfer

The easy way to send big files”.A assinatura deste website resume a funcionalidade deste de forma inequívoca. Em www.wetransfer.com é possível transferir ficheiros até 2GB, gratuitamente, e para diversos endereços de e-mail.
Para além disso é possível enviar uma cópia do endereço no qual vai ficar guardado o ficheiro para o seu e-mail, bem como acrescentar uma pequena mensagem complementar.

Este serviço de enviar ficheiros grandes pela internet apresenta um design apelativo, moderno e com um fundo publicitário que vai alterando periodicamente, esta é a forma de sustentabilizar o projeto sem qualquer custo para o utilizador. Para transferir ficheiros deve aceder ao endereço que está disponível em 9 idiomas distintos, entre os quais o Português.

Para as empresas que pretendam utilizar este serviço de transferir ficheiros, existe um serviço pago anualmente, em que através da criação de um canal exclusivo, é possível utilizar o serviço sempre com um fundo personalizado.

YouSendit

Logo do Yousendit.

www.yousendit.com é um dos endereços mais reconhecidos para enviar ficheiros grandes pela internet. Com espaço gratuito até 50MB, permite-lhe transferir ficheiros através de rede segura (https) minimizando o risco do ficheiro poder ser visualizado por outras pessoas que não o emissor e receptor do(s) ficheiro(s) enviado(s). A protecção da visualização do ficheiro por password é um serviço que pode ser subscrito, como forma adicional de segurança.

Para fazer conseguir transferir ficheiros todo o processo é muito simples e rápido, bastando, apenas, ter conhecimento do endereço de e-mail para o qual quererá enviar o material. Depois disso basta preencher os campos que lhe são pedidos no endereço Yousendit. Tem a possibilidade de enviar uma cópia do endereço para o seu e-mail e acrescentar uma pequena descrição do mesmo. O receptor receberá um link onde poderá fazer o download.

Este download, no caso do Yousendit, fica disponível por um período máximo de 7 dias. As versões de transferir ficheiros a partir de 2GB já fazem parte de pacotes de serviços pagos mensalmente.

Sendspace

Logo do Sendspace.

Serviço gratuito para transferir ficheiros até 300MB, e suportado, em grande parte, pelas receitas de publicidade inseridas no endereço www.sendspace.com, este é mais um dos endereços que poderá utilizar para deixar de sobrecarregar o servidor de e-mail do receptor do(s) ficheiro(s) que pretende enviar.

Com o Sendspace pode enviar de 1 até 5 ficheiros em simultâneo para um endereço de e-mail à escolha, acrescentando uma mensagem adicional a este envio.

Para enviar ficheiros grandes pela internet com tamanho superior a 300MB só poderão ser enviados neste endereço através da subscrição premium. O registo no site permite editar os ficheiros enviados e verificar se já foi realizado o download do ficheiro enviado.

Sendspace possui também aplicação para smartphones Android e para Iphone.

Dropbox

Logo do Dropbox.
O funcionamento de enviar ficheiros grandes pela internet através da Dropbox é um pouco diferente em relação aos outros endereços anteriormente enunciados. Com a disponibilização de um sofware multi-plataforma (Linux, MAC e Windows) Dropbox permite a sincronização de ficheiros e pastas entre diversos computadores.

Para começar transferir ficheiros pela Dropbox necessitará de instalar o programa no seu computador. A partir desta instalação ficará uma pasta reservada ao DropBox nos seus documentos, na qual poderá transferir ficheiros com os seus amigos, até ao máximo de 2GB.

Para sincronizar um novo computador a esta pasta remota, o recetor deverá, também, instalar o Dropbox, e aceitar o convite de partilha da pasta, que lhe vai ser enviado (clicar na opção “share this folder”). Mas a instalação não é apenas a única opção disponível, pois, após a criação da sua conta no PC, se estiver noutro computador e necessitar de visualizar o ficheiro, basta ir ao site www.dropbox.com, fazer login com os seus dados, e também poderá consultar os ficheiros que tem disponíveis na pasta compartilhada do seu computador.

Para além da versão de sincronização gratuita, permitindo até 2GB de espaço, Dropbox tem disponíveis duas versões pagas de 50 e 100GB.

Dropbox possui, igualmente, uma aplicação para Iphone e smartphones Android.

Google Drive

google drive
O Google Drive é um dos mais recentes sistemas de partilha de dados. Este novo sistema permite que os utilizadores possam enviar ficheiros grandes pela internet. Todos esses ficheiros vão ser guardados na internet a partir dos servidores da empresa. Este novo sistema concorre com os sistemas que funcionam com o armazenamento em nuvem, como a Dropbox. O Google Drive tenta tornar-se mais fácil no momento da pesquisa de ficheiros, mesmo que o utilizador não saiba qualquer tipo de palavra-chave do ficheiro. No Google Drive pode guardar ficheiros públicos para download e guardar ficheiros CSS e JS.

Copy

copy
O Copy é uma nuvem para as pessoas e um grande amigo para as empresas. Este software é a forma mais fácil que existe de enviar ficheiros pesados com os amigos ou negócios profissionais. O copy mantém a sincronização do ficheiro do computador em tempo real com o armazenamento em nuvem num só computador. Pode ainda definir qual o tipo de comunicação se esta é pública ou privada.


E você? No seu quotidiano já usou alguma destas ferramentas? Partilhe a sua experiência…

Tags: ,

Empresa: Criar Comunicação Licenciada em Comunicação Multimédia, exerce funções de Gestora de Conteúdos e de Redes Sociais na Criar Comunicação.

Comentários estão fechados.

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao Sony Xperia Z1 – serão suficientes as specs?

smartphone sony xperia z1

Análise ao LG G3 – terá a LG dado o salto para a frente da corrida?

ecrã do lg g3

Análise ao LG G Flex – o ecrã curvo, será o futuro?

lg g flex ecrã curvo

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L