Com tanta coisa para instalar, fotografias para guardar, vídeos que queremos ter sempre à mão, é natural que precisemos de libertar memória interna dos nossos dispositivos Android. Aqui ficam 6 dicas que o irão ajudar a deixar o seu dispositivo mais leve.

 

Como a maioria de nós já sentiu na pele, a memória interna dos smartphones e dos tablets é quase sempre bastante limitada.

A menos que tenhamos investido e comprado um dispositivo topo de gama, com uma grande capacidade de armazenamento interno, é provável que, em algum momento, necessitemos de mais espaço de memória interna no nosso Android.

A verdade é que os smartphones e os tablets são atualmente verdadeiros centros de entretenimento portátil: jogos, vídeos, músicas, fotografias. A quantidade de informação que transportamos diariamente é absolutamente incrível.

E é claro, que ninguém gosta de ser obrigado a limpar memória interna Android e ser obrigado a escolher aquilo que quer manter e aquilo que vai ter que ser apagado, em prol da libertação de memória.

Para alguns utilizadores, atingir o limite da memória interna do seu Android pode ser um verdadeiro pesadelo.

Se já ficou com pouco espaço livre no seu Android e teve que apagar certas fotografias ou desinstalar alguns jogos, sabe como essa obrigação pode ser frustrante.

Apagar as fotografias das últimas férias, ou do jantar da semana passada? Desinstalar aquele jogo de carros, ou o outro de futebol?

Para o ajudar a resolver esta questão reunimos 6 dicas essenciais sobre como liberar espaço no Android.

Se colocar em prática todas estas 6 sugestões, irá certamente deixar de se debater com o problema de pouco espaço livre no seu Android e irá recuperar o controlo sobre o seu dispositivo.

memoria interna android

1. Mover Aplicaçõs Para o Cartão SD

Por defeito, todas as aplicações que instalamos no nosso smartphone ou tablet são instaladas na memória interna do dispositivo.

Felizmente, é possível mover a maioria das aplicações para um Cartão SD ou para outra partição. Esta é a melhor forma de limpar a memória interna Android.

Antes de prosseguirmos, convém mencionar que alguns dispositivos, como o Galaxy Nexus, não possuem espaço para a utilização de um cartão de memória.

Contudo, nesses casos a memória interna costuma estar dividida em partições, o que torna possível mover as aplicações para uma partição com mais espaço.

Atualmente, a maioria das aplicações podem ser movidas para o cartão SD, mas existem exceções.

Na verdade, é necessário que os programadores de uma determinada aplicação tenham acautelado este ponto.

Para libertar memória do seu Android desta forma basta ir até “Definições”, “Aplicações” e tocar na aplicação que pretende mover.

Finalmente, basta tocar em “Mover para Cartão SD” para finalizar a operação.

Caso, a aplicação não tenha sido desenvolvida, com a possibilidade de mover aplicações para o cartão SD, é necessário optar por caminhos mais complicados para conseguir utilizar da melhor forma a memória interna Android.

Outro ponto que convém frisar é que o cartão SD é desligado do dispositivo quando este é ligado a um computador.

Isto significa que enquanto o dispositivo estiver ligado ao computador, nenhuma das aplicações instaladas no cartão SD estará disponível.

Pelo contrário, as aplicações que estão instaladas na memória interna do dispositivo devem permanecer disponíveis.

Apesar da grande maioria dos dispositivos Android, já disponibilizar por padrão a possibilidade de mover aplicações para o cartão de memória, aconselhamos uma aplicação alternativa.

Essa aplicação é a App 2 SD e permite mover múltiplos ficheiros para o cartão SD.

Esta é sem qualquer dúvida uma aplicação obrigatória para quem se está a debater com o problema de pouco espaço livre no seu dispositivo Android.

aplicação App2SD

2. Limpar A Cache de Aplicações Ou de Dados

Limpar a cache das aplicações ou dos dados é outra solução para quem procura saber como liberar espaço no Android.

Embora não tão efetiva quanto a primeira dica, a limpeza da cache pode ajudar a solucionar pequenas urgências, em que seja necessário limpar a memória interna Android.

Limpar a cache das aplicações consiste basicamente em limpar os ficheiros temporários das aplicações, o que não causa um grande impacto.

Por outro lado, limpar os dados de uma aplicação é uma ação que tem que ser mais ponderada.

Ao limpar os dados de uma aplicação, irá estar a apagar toda a informação que lhe está associada: como saves, personalizações, notas, etc.

Por isso, pense duas vezes antes de aplicar os dados de uma aplicação importante. Tomar decisões precipitadas com o objetivo de aumentar a memoria interna Android podem ter consequências desastrosas.

3. Desinstalar Aplicações

É certo que esta é uma opção óbvia, mas nunca é demais evidenciar que a maioria das pessoas têm diversas apps instaladas nos seus smartphones, que nem sequer utilizam.

Quantos de nós é que não instalamos um jogo devido a um review positivo que lemos e depois acabamos por nunca o utilizar?

Por isso, se precisa de libertar espaço de memória no seu Android, comece por desinstalar todas as apps que raramente utiliza.

Mesmo que tenha comprado uma aplicação e que lhe pareça um desperdício de dinheiro desinstalá-la, recorde-se que pode sempre voltar a realizar o download no Google Play.

Livrarmos os nossos dispositivos das apps que não utilizamos é uma decisão fundamental para quem se debate com pouco espaço livre no seu Android.

4. Descarregue as Fotografias Para O Seu Computador

Se o seu smartphone tem uma boa máquina fotográfica, é normal que você acabe por guardar dezenas, ou mesmo centenas de fotografias no seu smartphone.

Talvez esteja na altura de ligar o seu dispositivo Android a um computador e descarregar grande parte dessas fotografias.

Através de uma aplicação como o Air Droid, é bastante fácil mover conteúdos do seu smartphone para qualquer computador, o que possibilita limpar memória interna Android.

Em poucos minutos ficará com muito mais espaço livre no seu dispositivo.

app free disk usage

5. Visualizar A Utilização do Disco

Aplicações como a Free DiskUsage permitem visualizar gráficos sobre o armazenamento do nosso dispositivo.

Entre outros dados, esta aplicação permite-nos visualizar facilmente quais são as aplicações que ocupam mais espaço. Esta é uma informação muito útil para quem procura como liberar espaço no Android.

Esta aplicação também permite que apaguemos pastas ou ficheiros, de forma bastante simples e prática.

6. Armazene Arquivos Na Nuvem

Outra possibilidade para quem pretende limpar a memória interna do seu dispositivo Android é utilizar as aplicações de armazenamento em nuvem para guardar grande parte dos conteudos que guarda no seu dispositivo.

Por exemplo, as fotografias que estão a encher a memória interna do seu dispositivo podem ser enviadas para aplicações como Dropbox, Picasa, SkyDrive ou Google Drive.

Desta forma, o seu dispositivo ficará mais leve e as referidas fotografias continuarão a estar facilmente acessíveis.

Coloque em prática estas dicas e resolva de vez o problema de pouco espaço livre no seu Android.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , , ,

Junto à praia há mais tempo para escrever e até a tecnologia ganha outro colorido e outra vivacidade. Com os pés na areia e os dedos no teclado, vou escrevendo sobre as novidades do mundo Android.

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress

HTC One: Uma Autêntica Maravilha Tecnológica

smartphone HTC One

Sony Xperia Z: Finalmente Um Smartphone Sony de Topo

smartphone sony xperia z

Sony Xperia T: O Smartphone do James Bond

smartphone xperia t

Sony Xperia E – O Smartphone Acessível da Sony

smartphone sony xperia e

Sony Xperia J – Análise: Mais Do Que “Uma Cara Bonita”?

dois sony xperia j