Encontrar emprego é hoje, mais difícil do que nunca. Mas estará a utilizar todas as ferramentas ao seu alcance, para encontrar o emprego dos seus sonhos? Possivelmente não… Fique a saber como pode usar o LinkedIn para aumentar a sua empregabilidade.

Logótipo LinkedIn

Neste período conturbado que o país atravessa, em que o desemprego não para de subir e as oportunidades de emprego escasseiam, é importante que nos foquemos em utilizar todas as estratégias ao nosso alcance para aumentar a nossa empregabilidade.

Uma das ferramentas que nos podem ser bastante úteis neste campo é o LinkedIn. O LinkedIn é rede social profissional mais utilizada em todo o mundo. Como todas as outras redes sociais mais populares, o LinkedIn teve um crescimento exponencial e continua ainda hoje a crescer.

Através desta plataforma, profissionais e empresas de nichos semelhantes podem estabelecer ligações, trocar ideias, iniciar negócios e claro está… começar uma relação profissional.

Hoje sabemos que algumas das maiores empresas recorrerem ao LinkedIn, para encontrar novos talentos.

Se estiver desempregado, ou simplesmente em busca de um novo desafio, esta pode ser a sua oportunidade.

É claro que o primeiro requisito para ser contratado por estas empresas é… estar presente nesta rede social. Assim, se ainda não tiver criado um registo no LinkedIn, este é o melhor momento para o fazer.

Depois de ter criado o seu registo, é importante que trabalhe toda a informação, por forma a tornar o seu perfil realmente apelativo e conseguir destacar-se entre a multidão.

Dois homens a apertar a mão

Mas vamos, passo a passo, ver o que temos que fazer para puxar as luzes dos holofotes para o nosso lado.

A página de perfil é na verdade a nossa imagem no LinkedIn. A imagem que transmitimos para toda a rede – potenciais empregadores, colegas de trabalho atuais e passados ou possíveis clientes – é definida pela nossa página de perfil.

Sabendo isto, temos que dedicar uma atenção renovada a este campo.

Para não entrarmos em descrições demasiado pormenorizadas, vamos atalhar: a sua página de perfil deve ser pensada e estruturada como um currículo detalhado da nossa experiência educativa e profissional.

As informações que vamos preencher remetem basicamente para o nosso percurso profissional e estudos. Temos também a possibilidade de colocar uma ligação para o nosso site.

Depois de preenchida toda a informação, até podemos optar por salvar o nosso perfil no formato PDF, ficando desta forma com um currículo diferente do tradicional.

Para atrair a atenção de potenciais empregadores, deve apostar no uso das palavras-chave mais atrativas, na sua situação. Assim, está a aumentar as possibilidades de que alguém interessado o possa encontrar.

Tal como outras redes sociais populares, o LinkedIn permite o acesso a diferentes aplicações, que permitem tornar o seu perfil mais dinâmico.

Alguns dos exemplos, daquilo que pode usar: “Tweets app”, que mostra um feed dos seus últimos tweets, diretamente no seu perfil; “WordPress” disponibiliza os seus últimos posts nesta popular plataforma de blogging; “Creative Portfolio Display” permite a visualização de vídeos e outros conteúdos visuais, criando um portfolio mais atrativo.

É claro que tudo isto será infrutífero se não se mantiver ativo na rede. Um dos erros mais comuns no LinkedIn é criar um perfil, que até pode estar bem trabalhado, para posteriormente cessar de participar ativamente na rede.

Quem faz o recrutamento no LinkedIn, procura pessoas profissionais e dinâmicas. Um perfil abandonado transmite a imagem contrária e funciona como algo prejudicial para a sua imagem profissional.

Um passo essencial, para conseguir uma maior visibilidade é juntar-se a grupos que tenham relevância para a sua área profissional.

Manter-se ativo nestes grupos, participando de forma habitual e positiva, irá mostrar que tem sólidos conhecimentos e poderá permitir que se estabeleçam os primeiros contactos rumo a algo positivo.

Outros pequenos passos que se podem relevar benéficos na busca por um emprego são: estabelecer contacto com o maior número de pessoas que conseguir, seguir empresas e manter-se em contacto com a sua rede.

Hoje, mais do que nunca, a originalidade e a capacidade de encontrar novas soluções são essenciais para a construção de um futuro profissional.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , ,

Junto à praia há mais tempo para escrever e até a tecnologia ganha outro colorido e outra vivacidade. Encontram-me por aqui, sobretudo a escrever sobre as novidades do mundo Android.

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao LG G3 – terá a LG dado o salto para a frente da corrida?

ecrã do lg g3

Análise ao LG G Flex – o ecrã curvo, será o futuro?

lg g flex ecrã curvo

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress