Página do  no Facebook.

Empresas no Facebook? Quais as vantagens de ter uma página no Facebook? O que é que você e a sua empresa ganhariam com isso? São excelentes perguntas, e para as quais a resposta é: existem pelo menos 6 vantagens e muito pouco a perder, apenas o tempo de a criar e que poderá ir desde 20 minutos até ao infinito. E a ganhar? Muito. Que o diga a Funerária Ligeiro de Ponte de Lima que ao criar uma página no Facebook ganhou uma reportagem grátis no canal de televisão português SIC. Venha convencer-se das vantagens para a sua empresa.

 

Primeiro de tudo, o que é uma Página no Facebook (às quais o Facebook chama em inglês Facebook Pages)? São páginas especiais, que existem para além dos perfis pessoais, e que qualquer um de nós pode criar para, promover bandas, empresas, marcas, produtos, serviços, ou personalidades (no caso de serem celebridades ou políticos). Terão que estar relacionadas com um perfil pessoal de alguém e essencialmente funcionam num só sentido, ou seja, nós podemos gostar de uma página mas essa página não tem forma de gostar de nós.

Imagem da página de criação de Facebook Pages.

As vantagens são pelo menos 6 e todas em forma de verbo: interagir, informar, publicitar, encorajar, comunicar e impressionar. São as vantagens de criar uma página no Facebook que comparativamente com o tempo que terá que investir ao cria-la, parece ser um bom negócio. Tudo o que tem de fazer é ligar-se à Internet, ir a esta página e falar com alguém que saiba utilizar minimamente o Facebook (ou se você souber, melhor) e dedicar-lhe uns minutos (pode também ver o tutorial vídeo no fim deste post).

E esta tarefa pode levar-lhe desde 20 minutos até várias horas ou dias, semanas, ou até a eternidade, dependendo do quanto avançado queira que ela fique. Se lhe parece assustadora essa incerteza, não é bem. Pois, pense bem. Pense noutras coisas que poderia fazer para ficar mais próximo do seu cliente. Folhetos? Pense no quanto custam e demoram a imprimir. Bastante mais, com certeza. Um anúncio na rádio? Também. Criar cupões de descontos e distribuí-los? Idem aspas.

Além disso veja o seguinte: dinheiro, que é um tema desconfortável não entra nesta equação, já que as páginas no Facebook custam a seguinte quantia: nada, zero, são grátis.

E se mesmo assim, o seu problema é o tempo, pense que o truque aqui, é descobrir exactamente onde investi-lo, e quais os esforços promocionais que irão trazer um maior impacto para o seu investimento. Por isso, o que são 20 minutos em troca de um empurrão à sua empresa por muito pequeno que seja?

Com certeza, agora já percebeu porque cada vez mais, existe uma maior adesão ao Facebook por parte de pequenas, médias ou grandes empresas? Pouco a perder e imenso a ganhar em ter uma página no *Facebook para a sua empresa*.

Mas ainda antes do Facebook

Ainda antes de avançar para o Facebook, é bom que não se esqueça de questões de base, essenciais, do mundo real que poderão influenciar a forma como as pessoas olham para a sua empresa e que o Facebook não irá resolver.

Estamos a falar de outras coisas que poderão atrasar o seu sucesso e dos seus produtos. Coisas simples, e que deverão estar resolvidas antes de avançar para uma página no Facebook:

  • Ofereça produtos ou serviços de qualidade: produtos diferenciados e de qualidade atraem e fidelizam clientes bem como, potenciam a denominada publicidade de recomendações entre amigos e boca a boca, um dos métodos de marketing mais antigos e ainda hoje mais eficazes;
  • Não se esconda: como diz a frase célebre da indústria imobiliária americana, os três pontos essenciais de uma casa são: localização, localização, localização. E para a sua empresa funciona da mesma forma. Estar numa rua com muito movimento ou com uma alta densidade de espaços comerciais ou com bastante tráfego trazem por consequência bastante atenção, protagonismo e por ventura facilidade de acesso;
  • Mantenha sempre um aspecto cuidado: é importante que o seu espaço físico tenha um aspecto limpo e bem decorado. A qualidade na apresentação faz com que ganhe a confiança dos seus clientes. E caso tenha um website mantenha-o sempre actualizado, sem erros, e com um aspecto profissional.

No fim, estes três factores vão estar com certeza relacionados com o sucesso da sua empresa na vida real. A presença no Facebook só irá exponenciar e aumentar a sua base de clientes já sólida.

As 6 vantagens

Imagem da página no Facebook da Funerária Ligeiro.

Vamos lá ver então as 6 vantagens – em forma de verbo – que com uma página no Facebook a sua empresa irá beneficiar.

1 Interagir

Vai interagir de forma mais regular e convincente com os clientes (no Facebook são chamados de fãs) e acompanhar o que eles pensam sobre a indústria onde você está inserido, e ainda mais importante, o que pensam sobre a sua empresa e produtos. Quando eles virem que existe alguém empenhado em manter e actualizar a página sentem-se mais próximos de si e vêem que a organização tem um lado humano e que ouve o que eles têm para dizer.

2 Informar

É importante para os seus clientes informações como horários de abertura ao público, detalhes de produtos, formas de contacto, bem como outras coisas mais específicas da sua empresa. Por exemplo, a página do Facebook da Funerária Ligeiro avisa os seus seguidores, de pessoas que infelizmente faleceram e já é acompanhada por vários emigrantes, que a distância é para eles informação preciosa, e em que até já transmitiram assim as suas condolências.

Por isso, esta é uma fonte de informação privilegiada, e disponível 24 horas por dia, 7 dias de semana.

3 Publicitar

Para comunicar promoções, descontos, produtos novos, e até actualizações a vários clientes. Excelente meio de publicitação onde é mais fácil chegar a todos em simultâneo e sem restrições.

4 Encorajar

Encoraja e estimula o feedback, seja positivo e negativo, permitindo que você saiba o que as pessoas gostam mais e menos nos seus produtos, e assim possa evoluir o produto e publicitar as suas mais-valias.

5 Comunicar

Possibilita que os seus clientes possam comunicar entre eles e consigo sobre a sua empresa ou produtos de forma construtiva.

6 Impressionar

Como disse Paulo Coelho no seu livro Aleph “Os sonhadores não podem ser domados”. E você vai impressionar os demais com a sua atitude inovadora e de irreverência, própria de sonhadores, e deles toda a gente gosta. Os seus clientes irão voltar de novo e publicitar com os seus amigos essa sua atitude.

Página no Facebook versus Website

Claro que uma página no Facebook é uma ideia fantástica, uma excelente invenção, mas é também e apenas complementar.

Nem pense em ter a sua única presença na internet no Facebook. Imagine que acontece algum problema? O Facebook altera alguma coisa e você não concorda. Começam a aparecer comentários que levam a sua página a ser banida. Como vai fazer?

Não pode ficar dependente de uma empresa terceira sobre a qual você não tem qualquer controlo e autoridade e que terá para sempre se restringir às suas regras.

É importante ter um website só seu, onde tenha total autoridade e flexibilidade, e onde possa controlar o aspecto na sua totalidade e ter um endereço só seu.

E concluir…

Caricatura de Mark Zuckerberg.

Caricatura de Mark Zuckerberg inventor do Facebook (por: {link:http://donkeyhotey.wordpress.com/}DonkeyHotey{/link}.

As páginas do Facebook oferecem-lhe um conjunto de funcionalidades que trabalharão em conjunto consigo para o ajudar a conseguir a solidificar e expandir a sua base de clientes.

Poderá ver as páginas do Facebook como uma oportunidade, e em tempo de crise, estas iniciativas poderão fazer a diferença.

Sabia que os caracteres chineses que compõem a palavra crise são dois e significam perigo e oportunidade? Apesar da crise, podemos escolher olhar apenas para o segundo caracter.

E caso tenha dificuldades em criar a sua página deixamos aqui este vídeo da autoria da AMSAINFOR que explica como fazer uma Página no Facebook.

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6 Respostas Subscrever respostas

  1. DOCSCAN 6 de Julho de 2011 em 16:16 #

    ótimo post

    parabéns Athur

  2. ngoulart 9 de Julho de 2011 em 11:54 #

    Esclarecido ao máximo!

  3. Alexandre 4 de Junho de 2012 em 15:53 #

    Muito bom!

  4. Frediparana 19 de Outubro de 2012 em 15:21 #

    Excelente post amigo, muito esclarecedor

  5. joao 30 de Junho de 2013 em 17:18 #

    boas,criar a pagina da empresa de dentro ou fora da nossa pagina do facebook é gratis sem algum custo adicional.gostaria de resposta.pois quero criar uma pagina.obrigado

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