HELP ME! Garanta que todos os imprevistos são evitados na hora de fazer apresentações Powerpoint. Conheça as dicas fundamentais

O Powerpoint é, ainda, o programa de computador mais utilizado para fazer apresentações para o público. Essencial, para além das regras básicas de apresentação do conteúdo e duração desta, de forma, a que, como falamos noutro artigo, não seja demasiado enfadonho, é garantir que tem as dicas mais importantes para que numa apresentação qualquer imprevisto seja, facilmente, contornável.

 

Falar em público é algo que inibe a maior parte das pessoas, seja em contexto pessoal ou profissional. A confiança para explicar claramente conteúdos e ideias pode ser tarefa árdua, mas que é minimizada quando a  segurança está em alta, sabendo, exactamente como operar com todas as ferramentas do Powerpoint.

Para tal existem alguns “segredos” que não deve deixar de lado, e que farão com que a sua apresentação seja um sucesso.

Tipos de letra

Se vai colocar a sua apresentação numa pen-drive ou outro dispositivo que não o seu computador, garanta que utiliza tipos de letra que estejam instalados em todos os computadores, sob pena da sua apresentação ficar completamente desformatada.

Se quiser mesmo colocar um tipo de letra diferente, pode optar por colocar o texto ou título como imagem, para que seja visualizado correctamente.

Pode evitar estes problemas optando por tipos de letra mais comuns, como Arial, Verdana ou Tahoma.

Abertura da apresentação automaticamente

Se não pretende fazer qualquer alteração de última hora, e tiver a certeza que a apresentação está fechada, pode gravar o seu ficheiro de modo a que este não abra sempre na versão editável, mas sim já como apresentação de slides. Para isso basta:

  • No Powerpoint 2003, clique no menu “Arquivo”, seguido de “salvar como”, e escolha a opção “apresentação do Powerpoint”. O seu ficheiro ficará gravado com a extensão .pps;
  • No Powerpoint 2007 basta clicar no topo superior esquerdo (botão office) e escolher a opção “salvar como” e “apresentação powerpoint”. A extensão para esta versão será .ppsx

Depois de gravar o ficheiro, faça um teste. Clique sobre a apresentação, e como pode reparar irá, por defeito, abrir-lhe a apresentação em modo de ecrãn completo. Para sair da apresentação, basta clicar em ESC.

NOTA: Sugerimos que, no entanto, grave sempre uma versão editável para garantir que qualquer alteração de última hora pode ser realizada, sem perder todos os dados.

Voltar ao início da apresentação rapidamente

Em quase todas as apresentações mediante o discurso que estmaos a desenvolver, ao algum imprevisto, podemos ter que recomçar a apresentação. Para isso não terá que recuar slide a slide, ou fechar a apresentação e voltar a abrir. Basta clicar 2 segundos sobre o botão da esquerda, e será direccionado para o início da apresentação. O mesmo acontecerá para o atalho do final da apresentação, clicando, por sua vez, no botão da direita.

Ocultar a apresentação do Powerpoint sem sair da mesma

Durante alguma apresentação pode ter necessidade de fazer stand-by na mesma, para que a sua audiência preste atenção a outro elemento que queira apresentar. Para o conseguir não necessita de deixar slides vazios. Para tal basta clicar:

  • tecla E, se pretender que a tela fique toda preta;
  • tecla C, se pretender a tela branca;

Para regressar à apresentação, clique em qualquer tecla.

Mover slides de uma apresentação para a outra

Várias vezes é necessário complementar uma apresentação com informações que já foram listadas em apresentações anteriores.De forma a optimizar o tempo, pode adoptar por mover os slides de um ficheiro para o outro. Para tal basta realizar os seguintes passos (não se esqueça que deverá ter ambas as apresentações abertas):

  • Clique em Exibir (exibição no powerpoint 2007);
  • Escolha a opção “classificação de slides”;
  • Realize esta operação em ambas as apresentações;
  • Clique no menu “Janela” > “Organizar todas” (as apresentações são visualizadas lado a lado);
  • Arraste os slides que pretender, de um lado para o outro.

E você?

Estas são algumas das dicas que deve ter sempre à mão, para garantir o maior sucesso nas suas apresentações. Quais utiliza com maior frequência? Gostaría de acrescentar mais alguma? Contamos com o seu feedback.

Categoria:NotíciasTruques e Dicas

Etiquetas:

Um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Cláudia Ferraz