Internet lenta? Saiba o que fazer em 6 passos!

internet-lenta-atari

Foto: Blake Patterson

A sua ligação à internet está lenta e não sabe o que fazer? Aqui vai poder encontrar dicas para melhorar a sua navegação sem ter que obrigatoriamente comprar um computador novo, nem sequer alterar o serviço que lhe fornece internet.

Este artigo é mais adequado para uma internet lenta, e não para o caso de um computador lento no geral.

Atualmente, os utilizadores estão habituados a ligações de alta velocidade e a utilizarem a Internet como ferramenta instantânea de trabalho, pesquisa, comunicação e lazer nos seus diferentes dispositivos, desde o PC, passando pelo smartphone e tablet.

Na verdade, todos sabemos que uma ligação lenta à Internet faz-nos perder tempo, torna vídeos difíceis de assistir e, por vezes, deixa-nos mesmo impacientes, sobretudo nas situações em que temos algo inadiável para fazer e a tarefa é dificultada pela baixa qualidade da ligação.

Por isso, para evitar a frustração de ter que conviver com uma ligação lenta é importante ter em conta um conjunto de fatores que podem ajudar a reduzir a sensação de Internet lenta.

Como aumentar a velocidade da sua ligação à internet?

Fique com seis dicas que o poderão ajudar a solucionar os problemas de velocidade sempre que tenta navegar online.

1- Verificar o plano e a sua velocidade

Um dos motivos para que a sua ligação esteja lenta pode residir no facto do plano que subscreveu ser de baixa velocidade. Assim, pode verificar a velocidade da sua rede através do site speedtest.net e comprar as características apresentadas no plano subscrito com o resultado apresentado no teste efetuado. No caso de os dados não coincidirem deve reclamar junto da empresa a quem subscreveu o plano de Internet.

2- Verificar o hardware

Perante uma situação de ligação lenta à Internet é também importante que se verifique o funcionamento do hardware. Para efetuar esta operação deve-se reiniciar o modem e o router e logo de seguida verificar se a velocidade da rede foi normalizada. Simultaneamente é importante reiniciar o computador e/ou os restantes dispositivos que estejam conectados à rede. Deve-se também conferir a situação num outro equipamento para confirmar se o problema reside no computador ou no modem e router.

3- Verificar o sinal Wi-Fi

54ec8289241f8.image

Um sinal de Wi-Fi fraco pode causar uma internet lenta e para solucionar o problema é preciso ajustar o router. Para tal deve-se, por exemplo, encontrar o melhor lugar para o posicionar de modo a que tenha um sinal de rede mais forte.

Pode parecer curioso, mas se tem vizinhos saiba que o router deles também poderá interferir com o seu e provocar uma degradação do sinal. O aconselhável é que quando adquire um router escolha o que apresentar o mínimo de interferência possível.

4- Analisar e procurar o que está a impedir uma boa ligação à internet

Caso o hardware esteja a funcionar corretamente verifique se há programas a funcionarem em segundo plano que possam estar a comprometer a sua conexão. Saiba, por exemplo, que se estiver a fazer downloads de arquivos ou programas a navegação ficará bastante mais lenta.

5- Experimentar outro servidor

Quando o utilizador insere um endereço no navegador o computador começa a procurar o endereço real, o qual corresponde a um conjunto de números, ou seja, o endereço IP.

Para procurar o endereço IP é usado um servidor DNS, mas muitas vezes esses servidores são lentos e não são atualizados. Deste modo, para melhorar a ligação à internet e tornar o serviço mais rápido deve-se optar por utilizar um servidor DNS que execute mais rapidamente o caminho entre o endereço do site e o endereço IP.

Uma das boas opções é utilizar o serviço do Google de DNS público. Para isso basta configurar como configurações de rede, utilizar os endereços de IP 8.8.8.8 e 8.8.4.4 como servidores de DNS.

6 – Escolher o melhor navegador para o nosso equipamento

Um navegador lento e que seja pesado pode fazer com que a ligação à internet no nosso computador não tenha fluidez. É, por isso, importante que o utilizador escolha um bom navegador para que a sua ligação à rede responda com a velocidade desejada.

Entre os navegadores mais populares encontram-se o Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Internet Explorer e Safari. Os navegadores não respondem de igual forma em todos os computadores, por esse motivo é importante que o utilizador experimente e conclua qual o que corresponde mais satisfatoriamente às suas necessidades.

Experimente! Veja com qual destes navegadores consegue navegar mais rápido, por exemplo, no Facebook, Youtube, Gmail, entre outros sites que utilize.

Contínua com problemas na velocidade da sua navegação?

Caso já tenha passado por todas as etapas anteriormente descritas e continuar com uma ligação lenta à internet, a melhor opção será trocar de serviço e operador. Antes de tomar este passo lembre-se que é fundamental informar-se acerca de qual o melhor serviço que pode adaptar-se à sua situação em particular, podendo optar por uma ligação por satélite, cabo, DSL ou fibra.

Se já se deparou com um problema desta natureza partilhe connosco a sua experiência e conte-nos como o resolveu!

Categoria:Truques e DicasTutoriais

Etiquetas:

Um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Luís Barros