PowerPoint 2010 – Como colocar áudio na sua apresentação.

Imagem de disquete com apresentação PowerPoint.
{link:http://chrisphan.com/}Chris Phan{/link} e a disquete onde guardou um trabalho do secundário.

As apresentações podem ser valorizadas com músicas ou sons, quando queremos apenas mostrar um conjunto de imagens sem haver necessidade de diálogo. Podemos também colocar uma gravação em áudio com os comentários de uma pessoa específica ou colocar um anúncio de rádio, para demostrar algo, por exemplo.

Para colocar um ficheiro de som na sua apresentação de PowerPoint, deve ir à secção Inserir e no painel que diz Multimédia, clicar no botão Áudio. Seleccione a opção Áudio de ficheiro, para inserir um som ou música que tenha guardado no seu computador.

Pode também gravar um ficheiro áudio directamente para o PowerPoint, ou inserir um som do ClipArt, tudo irá depender da finalidade da apresentação.

Após clicar em Áudio de ficheiro irá aparecer uma janela, onde deverá escolher a música pretendida e clicar em Inserir.

Na apresentação irá surgir uma imagem de um pequeno altifalante com um player associado. Este permite iniciar a música, parar, aumentar ou diminuir o volume. É bastante útil por exemplo, num comentário em áudio, onde é necessário fazer algumas paragens para explicar à audiência o que se ouve. É aconselhável colocar este item num dos cantos inferiores da apresentação para ficar mais discreto e só quando necessário accionar o áudio.

No caso desta apresentação específica queremos que este ficheiro fique oculto, pois a música irá funcionar como som ambiente em todos os slides. Para formatar este ficheiro temos que ir à secção Ferramentas de Áudio e clicar em Reproduzir.

Aí deverá seleccionar a opção Ocultar durante a Apresentação, que está na secção Opções de Áudio.

Nesta secção tem também outras opções disponíveis, como por exemplo, que o áudio continue a ser reproduzido continuamente mesmo que chegue ao fim. Neste local deverá também escolher se quer que a música ou outro ficheiro áudio comece Ao Clicar, Automaticamente ou que este seja reproduzido ao longo dos diapositivos. Neste caso específico como queremos que a música comece sem ser necessária nenhuma acção extra, optamos pela opção Iniciar Automaticamente.

Este áudio irá ser reproduzido apenas no slide onde está inserido. Para que a música se oiça em todos os slides, temos que ir ao separador Animações e na Secção Animação Avançada clicar em Painel de Animação.

Este painel surgirá no lado direito do ecrã, onde poderá encontrar o ficheiro de som como um dos elementos de animação. Seleccione o ficheiro e clique na seta negra para abrir a janela de opções.

Aí clique em Opções do Efeito. Irá surgir uma outra janela semelhante a esta:

Nesta janela poderá então indicar quais os slides que devem conter este ficheiro áudio. Para isso deverá seleccionar a opção A Seguir a: e colocar aí o número de slides que quer que tenham o áudio associado. No caso da nossa apresentação a música começa no início, ou seja no primeiro slide e termina no último. Como temos 10 slides, vamos colocar na opção A Seguir a 10 diapositivos.

Depois é só clicar em OK e temos apresentação com a música inserida.

Neste painel também existem outras opções na secção Temporização que permitem retardar o início do áudio, em alguns segundos, ou ainda iniciar a música ao clicar numa caixa de texto específica.

Gostou deste tutorial? Deixe-nos a vossa opinião!

Categoria:Tutoriais

Etiquetas:

11 comentários

  1. Olá, gostei muito da sua explicação, eu gostaria de saber como faço para a música tocar toda…mesmo com os slides se repetindo, pois quando chega no slide final ao invés dela continuar tocando ela repete desde do começo de novo…Se podes me ajudar , fico grata desde já…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Susana Pereira