Quando terminamos uma apresentação PowerPoint por vezes deparamo-nos com um ficheiro demasiado grande, e por esse motivo temos alguma dificuldade em gravar ou guardar esta mesma apresentação. Com o PowerPoint 2010 é possível comprimir a apresentação e diminuir consideravelmente o tamanho desta. Pode também gravar um vídeo da sua apresentação, seja para publicar num site por exemplo, ou para apresentar a alguém em particular.

 

Gravar uma apresentação

Para gravar uma apresentação, não precisamos de nenhum programa extra. Abra a apresentação PowerPoint, vá até ao separador Ficheiro e clique na secção Guardar e Enviar.

Aí clique em Criar um Vídeo. Irá surgir um novo conjunto de opções. Deverá escolher a definição que o vídeo deve ter consoante o ecrã onde for apresentado. Existem 3 possibilidades:

  • Alta Definição – para computadores com ecrãs de alta definição, projectores ou televisores (960 x 720).
  • Média Definição – para publicar na Internet ou se for uma gravação de DVD (640 x 480).
  • Baixa Definição – para dispositivos móveis (320 x 240).

Outra das opções a escolher é entre incorporar as temporizações e narrações gravadas ou não. Pode também pré visualizá-las nesta mesma janela. Caso não as inclua não se esqueça de ajustar quando tempo pretende que cada slide tenha na opção existente para o efeito.

Por fim clique no botão Criar Vídeo, (o único suporte disponível é .wmv)  e grave o ficheiro numa pasta à escolha.

Caso tenha vídeos, ou qualquer outro tipo de elemento multimédia, é necessário fazer a sua conversão para que estejam incluídos no vídeo. Para fazer esta conversão, deve ir novamente ao separador Ficheiro e em Informações deverá clicar em Optimizar Compatibilidade. Irá surgir uma janela, que automaticamente lhe dará o progresso desta optimização. Assim que estiver concluído é só voltar ao Guardar e Enviar e clicar novamente em Criar um Vídeo.

Se voltar a dar erro, no separador Informações, verifique o que está impedir a gravação da apresentação na sua totalidade em Verificar Existência de Problemas e faça as devidas correcções.

Quando guardar o seu vídeo, não saía logo da apresentação. Aguarde a criação deste, podendo seguir o seu progresso na barra inferior do PowerPoint.

Comprimir uma apresentação

Para comprimir a sua apresentação e conseguir reduzir consideravelmente o seu tamanho deve ir até ao separador Ficheiro e em Informações, clicar no botão Comprimir Multimédia.

Irá surgir uma pequena janela com opções referentes à qualidade do ficheiro, semelhante à que surgiu na criação de vídeo. Aqui pode escolher a qualidade que pretende: Alta, Média ou Baixa. Tudo depende do local onde pretender fazer a sua apresentação. Quando maior for o ecrã, maior deverá ser a qualidade, por isso embora poupe muito espaço a comprimir uma apresentação em baixa qualidade, poderá não compensar na altura de fazer a sua demostração.

No caso da nossa apresentação houve uma diminuição de 1, 9 Mb de espaço em compressão de Alta qualidade. Pode a qualquer altura, caso não lhe agrade o resultado, anular esta compressão. Basta para isso clicar novamente em Comprimir Multimédia e clicar na opção Anular.

Ainda tem dúvidas? Ou alguma sugestão? Deixe-nos o seu comentário!

Tags: , ,

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress

HTC One: Uma Autêntica Maravilha Tecnológica

smartphone HTC One

Sony Xperia Z: Finalmente Um Smartphone Sony de Topo

smartphone sony xperia z