PowerPoint 2010 – Personalizar o friso de ferramentas

À semelhança da versão anterior, este novo PowerPoint mantém o sistema de friso de ferramentas divididas por separadores, para que o utilizador consiga aceder facilmente a uma determinada função sem que tenha que procurar muito. Mediante o tipo de apresentações que costuma fazer no PowerPoint, existe a possibilidade de personalizar este friso de ferramentas para que os comandos que mais utiliza estejam sempre presentes.

 

Para personalizar o friso deverá ir até ao separador Ficheiro e clicar em Opções.

Uma nova janela irá surgir. Aí escolha a opção Personalizar Friso.

Como pode ver, aqui estão todas as funções possíveis do PowerPoint, que poderá colocar na ordem que entender, e como achar mais útil para si, inclusive criar novos separadores com os comandos mais usados por exemplo.

Criar novos separadores

Para criar um novo separador deverá clicar na opção Novo Separador, presente nesta mesma janela. Este irá aparecer na lista dos separadores já existentes. Seleccione-o e de seguida clique em Mudar Nome para o identificar. Por exemplo, como “as minhas ferramentas”.

Ao clicar neste botão irá surgir uma pequena janela, onde deverá colocar o nome do separador. Este botão serve igualmente para qualquer mudança de nome que queira, seja de um novo separador ou de um já existente.

Criar um novo grupo

Como pode verificar, ao criarmos um novo separador, foi também criado um novo grupo, que nomeados de Ferramentas de Escrita, uma vez que um novo separador tem que conter um grupo pelo menos.

Pode também criar mais grupos neste novo separador ou em um já existente. Para isso basta seleccionar o separador em questão e clicar em Novo Grupo. É útil para acrescentar um grupo de ferramentas a um separador pré-definido sem a necessidade de criar um novo separador para o efeito.

Se quiser eliminar algum grupo, deve seleccioná-lo e clicar em Remover. O mesmo se aplica para os novos separadores.

Adicionar comandos a um grupo

Pode adicionar a este novo grupo, ou a qualquer outro já existente, as ferramentas visíveis à esquerda, seleccionando a que pretende e adicionando-a  através do botão Adicionar. O botão Remover serve igualmente para retirar as ferramentas que estão no grupo e que não precisa.

Faça a sua selecção com base nas ferramentas existentes: comandos mais utilizados, macros, todos os comandos, entre outros.

Repor as definições padrão

Se por acaso, tiver feito demasiadas alterações e sentir falta de alguma secção de ferramentas, há sempre a possibilidade de voltar para as definições padrão. Nesta mesma janela de personalização tem um botão que permite reverter o processo. Clique em Repor. Aí poderá escolher entre repor as definições de um separador ou de todas as personalizações feitas até ao momento.

Importar e exportar personalizações

Pode exportar e importar as suas personalizações, garantindo desta forma, ter sempre o  seu PowerPoint personalizado. Para o fazer deverá clicar em Importar/Exportar e escolher a opção pretendida. Na opção Exportar irá criar um ficheiro .exportedUI. Será este tipo de ficheiro que poderá ser importado para qualquer PowerPoint, através deste mesmo botão, mantendo assim as suas definições.

Tem alguma sugestão ou dúvida? Deixe-nos o seu comentário.

Categoria:Tutoriais

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Susana Pereira

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
PowerUser - Receba no seu e-mail dicas de tecnologia, tutoriais e análises.
Não mostrar mais