Segurança em Windows – 3 formas de esconder os ficheiros do PC

Foto: Cliff Cooper

A privacidade da nossa informação é sempre um assunto delicado, e este assunto não é novo, já que a grande maioria de nós sabe que é recomendável esconder determinadas informações de olhares indiscretos. Por isso, neste artigo vamos partilhar consigo algumas dicas com instruções e ferramentas para que possamos esconder no nosso próprio computador informações confidenciais, ou que simplesmente não queremos que mais ninguém veja. E para esse objetivo vamos utilizar programas gratuitos.

 

Antes de mais poderia pensar que, para proteger documentos do seu PC, poderia ser suficiente guarda-los numa pen ou disco externo que andasse sempre consigo. Sim, é verdade.

Mas também é verdade que é mais fácil de o perder. E também mais desconfortável. E ainda mais, imagine que o deixa cair e o equipamento avaria, então ainda pior.

Perdeu toda a informação, se não tiver feito cópias de segurança. Sim, vou repetir: perdeu TUDO. É mau, não acha?

E utilizando um serviço de armazenamento na cloud? Estou a falar de por exemplo, o Google Drive ou o Dropbox.

Sim, também é uma abordagem interessante, mas quem tiver acesso ao seu computador, também terá acesso aos ficheiros. Ou seja, também não é totalmente seguro.

Ou seja, estas duas abordagens acima poderão ser suficientes para a grande maioria das situações. Mas e se você quiser ou precisar de uma maior segurança? Nesse caso convido-o a seguir-me neste artigo.

Esconder pastas e ficheiros de forma simples

Foto: Artform Canada

Esta opção é uma das mais fáceis de implementar.

Basta recorrer a uma pequena aplicação gratuita chamada de My Lockbox, que irá esconder uma pasta para onde foram previamente copiados documentos que queiramos esconder.

A melhor parte é que não poderemos aceder à pasta utilizando o Windows Explorer ou outra ferramenta equivalente. Só podemos aceder à pasta utilizando este programa.

A versão gratuita deste programa só esconde uma única pasta, e no caso de pretendermos ocultar mais do que uma, podemos ao invés, utilizar outra opção, que é o WinMend.

Com a esteganografia

Foto: World of Good

A Esteganografia é uma técnica que oferece a possibilidade de ocultar mensagens ou objetos dentro de outro, que são chamados de transportadores, permitindo que desta forma não sejam descobertos.

A idéia básica por detrás deste procedimento é incorporar ficheiros em outros, que podem ser uma imagem em JPEG ou ficheiro de áudio em formato MP3.

A melhor coisa que este método oferece é que se alguém executa estes ficheiros, só irá ver uma imagem ou música, permanecendo oculto o conteúdo real.

Esta técnica é facilmente aplicável utilizando a ferramenta gratuita Our Secret, que oferece tudo o que precisamos para o fazer.

Basta executar a aplicação, selecionar o arquivo JPEG ou MP3 que será usado como “recipiente” para os nossos documentos privados e selecionar os arquivos que queremos incorporar. Tão simples quanto isso.

Depois para aceder a estes ficheiros, teremos que realizar o procedimento inverso, ou seja, executar a ferramenta Our Secret e selecionar o arquivo “recipiente” para descriptografar o seu conteúdo.

Ou a mais segura – a Criptografia

Foto: falexanderbc

Se não precisar de um alto nível de segurança, as ferramentas que mencionamos servem perfeitamente, mas caso precise de algo de mais difícil acesso, que fique a salvo de hackers, nada melhor que a encriptação.

E para a implementar poderá utilizar o SafeHouse Explorer, uma ferramenta rápida e muito fácil de utilizar.

Uma vez que inicia o SafeHouse, irá ser criada uma área de armazenamento ou volume no disco rígido para armazenar todos os arquivos e pastas privadas.

E, mais uma vez, não poderemos aceder a essa pasta utilizando o Windows Explorer, mas só introduzindo uma password no SafeHouse Explorer.

Qual é a sua opção preferida?

Já sentiu necessidade de proteger documentos importantes? Se sim, qual foi a sua opção? Alguma destas ou outra que não foi mencionada?

Deixe-nos a sua dica com um comentário.

Categoria:Truques e DicasTutoriais

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Luís Barros

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
PowerUser - Receba no seu e-mail dicas de tecnologia, tutoriais e análises.
Não mostrar mais