5 formas de transferir ficheiros entre smartphones e PCs

WiFi-File-Transfer

www.droidviews.com

Neste artigo levamos até si 5 formas de transferir ficheiros entre smartphones e PCs. Algumas já conhecidas, outras nem tanto, poderão dar-lhe bastante jeito quando quiser ter no seu telemóvel um ficheiro que descarregou no PC, ou vice-versa.

O smartphone é, nos dias de hoje, um dispositivo de uso regular. Este dispositivo tem diversas funções e, dessas funções, costumam surgir ficheiros de diversas naturezas, como ficheiros de imagem, texto, áudio, entre outros.

Esses ficheiros podem ser de maior ou menor tamanho, dependendo do ficheiro, mas, na sua maioria, costumam retirar muito espaço de armazenamento ao smartphone. Como consequência o dispositivo começará a demonstrar algumas falhas, nomeadamente a nível de velocidade do smartphone ou espaço de armazenamento do mesmo.

Para evitar problemas com o dispositivo deve, sempre que possível, transferir os ficheiros para o seu computador.

Esses ficheiros, no computador, poderão ser organizados da melhor forma, transferidos para outras plataformas, como plataformas de armazenamento on-line, ou colocados em pen-drives. Todos estes passos serão feitos a partir do seu computador.

No entanto, como transferir os ficheiros para o computador? Existem diversas formas para se conseguir essa transferência e, de seguida, serão apresentadas cinco formas.

1. Porta USB

Esta é, sem dúvida, a forma mais comum de transferir ficheiros entre o smartphone e o computador. Alguns dispositivos necessitam que, antes da ligação do smartphone, seja instalado um assistente para uso do dispositivo no computador. Outros, apenas pela ligação USB, permitem a transferência dos ficheiros.

2. Armazenamento em nuvem

Outra forma é através do conhecido armazenamento em nuvem. Esta é uma forma eficaz na transferência de ficheiros.

Para conseguir utilizar este armazenamento em nuvem deve ter aplicações para este fim no seu dispositivo, como o Google Drive, Dropbox, Mega, iCloud, entre outros. Após instalar a aplicação no smartphone deve ter acesso à internet.

A partir desse momento, poderá carregar qualquer ficheiro para a plataforma.

Após o carregamento para a plataforma, os ficheiros podem ser acessados a qualquer momento a partir de qualquer computador que tenha ligação à internet.

3. Emparelhamento via Bluetooth

Esta forma de transferência de ficheiros é um clássico.

Através do Bluetooth pode transferir ficheiros desde o seu smartphone para o seu computador sem qualquer problema. Para o conseguir, o seu computador tem que possuir capacidade de uso do Bluetooth. Caso o seu computador o consiga fazer, deve emparelhar com o smartphone e transferir os ficheiros necessários.

4. Aplicações de transferência via wi-fi

Outra forma de transferir ficheiros é através do uso de aplicações concretas que utilizam o wi-fi para transferir os mesmos para o computador.

Os problemas destas aplicações surgem quando não existe estabilidade do sinal wi-fi ou durante a pesquisa do software concreto para o seu computador.
Exemplos de softwares são o Airdroid, Portal, uma aplicação da Pushbullet, e o Filedrop. Através destas é conseguido um emparelhamento que permite a transferência de ficheiros.

5. Usando o e-mail

Esta é uma forma mais antiga e que pode, ou não, dar-lhe mais trabalho, mas a transferência via e-mail foi das primeiras transferências a surgir sendo, também, das mais intuitivas.

Nesta transferência apenas necessita de enviar os ficheiros por e-mail para si próprio e abrir o e-mail no computador. Desta forma conseguirá transferir os ficheiros para o computador sem qualquer aplicação extra.

Conhece mais alguma?

Estas são apenas cinco formas de transferir os ficheiros do seu smartphone para o seu computador. Experimente-as. E se conhecer mais alguma forma deixe-nos um comentário. Queremos conhece-la!

Categoria:Truques e DicasTutoriais

Etiquetas:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo por: Luís Barros