Ao escrevermos um texto, artigo, trabalho ou até mesmo um livro no Microsoft Word podemos ter necessidade de ilustrar estes com vários tipos de objetos: tabelas, gráficos, imagens, entre outros. Estes ajudam e complementam o texto com informações importantes que ficam assim destacadas e melhor organizadas como é o caso do gráficos e Smart Art ou ajudam a demonstrar determinada situação como numa imagem, quebrando a monotonia do texto.

 

Inserir uma tabela

Para inserir uma tabela vá até ao separador Inserir, clique no ícone Tabela e selecione o número de quadrados que correspondem ao número de colunas e linhas que quer que a sua tabela tenha.

Pode também clicar em Inserir Tabela, onde uma nova janela irá aparecer para colocar manualmente o número de colunas e linhas que esta deve ter.

Pode ainda utilizar a ferramenta de desenho de tabela, ou abrir uma folha de Cálculo Excel, caso tenha que fazer uma tabela, por exemplo, com valores a somar.

Como pode ver, através desta função, pode criar tabelas dinâmicas ou gráficos dinâmicos, com alguns modelos à sua disposição no separador Gráficos.

Pode também utilizar tabelas já existentes como por exemplo de calendários:

Após criar uma tabela, pode sempre fazer alterações a esta, através do separador Ferramentas de Tabelas para alterar a sua estrutura, cores, espessura de linhas, em Estrutura:

Pode também ir até ao separador Esquema e organizar a tabela, dividi-la, aumentar o número de colunas e linhas e organizar o texto através do alinhamento do mesmo.

Inserir Gráficos e Smart Art

No separador Inserir, na secção Ilustrações encontra os dois ícones que lhe permitem inserir um Gráfico e Smart Art.

Ao clicar no botão Gráfico, surge uma nova janela, onde tem à escolha vários tipos de gráficos. Escolha o que mais se adequa à situação em questão. Após escolher e clicar em OK, surge uma janela com uma folha Excel onde deverá colocar os dados que quer que estejam presentes no gráfico.

Tal como sucede com a tabela, o gráfico tem também um separador específico que lhe permite formatar o gráfico de várias formas. Em Estrutura, pode modificar o tipo de gráfico, o esquema e o estilo e editar e selecionar os dados do gráfico.

No separador Esquema, pode inserir imagens ou formas, modificar os rótulos da tabela, como o título, legenda, etc., assim como o alterar o fundo e até mesmo torná-lo num gráfico 3D.

E no separador Formatar pode alterar os Estilos de Formas, cores, e modificar a posição do gráfico no texto:

A Smart Art é uma espécie de gráfico, mas de texto apenas, que tem como função destacar algo importante. Basta clicar no botão com este nome e selecionar o gráfico Smart Art que mais se adequa ao que quer destacar. Por exemplo, é útil para demonstrar os vários passos de um processo ou uma hierarquia. À semelhança das ferramentas Tabela e Gráfico, a Smart Art tem também um separador próprio onde é possível formatar e modificar a sua estrutura.

Inserir uma Imagem ou Captura de Ecrã

Para inserir uma imagem basta clicar em Imagem no separador Inserir e carregar uma ficheiro do seu computador. Caso queira demonstrar algo como um site por exemplo, pode fazer uma captura de ecrã clicando no ícone com o mesmo nome, poupando assim tempo na criação de uma imagem semelhante.

Em ambos os casos pode formatar a imagem através do separador Ferramentas de Imagem – Formatar.

Que achou do tutorial? Deixe-nos o seu comentário.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , ,

Deixar um Comentário

Smartphones Android - As Nossas Escolhas

Análise ao HTC One M8 – A sequela está de volta!

smartphone htc one m8

Análise ao OnePlus One – o smartphone redefinido

smartphone android oneplus one

Análise ao Samsung Galaxy S5 – O que precisa de saber

samsung galaxy S5 em branco

Samsung Galaxy S5 vs iPhone 5S

iphone 5S e Samsung Galaxy S5

LG G2: A LG Regressa À Boa Forma

smartphone lg g2

BQ Aquaris 5 Dual SIM – O phablet da espanhola BQ

imagem do bq aquaris 5

Samsung Galaxy Note 3 – O phablet do momento

phablet samsung galaxy note 3

Sony Xperia Mini: Quando O Tamanho Não É Tudo

Sony Xperia Mini EM Branco

Sony Xperia L: Quando A Beleza Não é Tudo

smartphone sony xperia L

Samsung Galaxy Express: Mais Um Líder De Mercado Ou Um Flop?

smartphone galaxy xpress

HTC One: Uma Autêntica Maravilha Tecnológica

smartphone HTC One

Sony Xperia Z: Finalmente Um Smartphone Sony de Topo

smartphone sony xperia z